Nome do Projeto
FARMACOLOGIA CLINICA e CLINICA MÉDICA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
14/06/2014 - 08/01/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Farmacologia
Resumo
Medicina baseada em evidencias (BEM) é definida como o uso consciente, explicito e criterioso das melhores evidencias disponíveis na literatura médica para tomar decisões em relação ao manejo dos pacientes. Consiste que seja um processo sistemático de seleção, análise e aplicação de resultados válidos de publicações científicas como base das decisões clínicas. Atualmente são publicados cerca de dois milhões de artigos médicos, fazendo com que o profissional em busca de evidencias farmacológico-clínicas tenha em primeiro momento dificuldade para encontrar as informações que deseja. Portanto é necessário orientação e reflexão sobre a literatura disponível. A seleção racional de medicamentos é crucial premissa diante do elevado número de opções disponíveis, quer pela continua descoberta de novos fármacos que por recentes indicações para medicamentos já conhecidos. Conhecimento de evidencias contemporâneas construídas a partir de consolidada metodologia científica. Evidencias fundamentam critérios de seleção hierarquizados e universalmente aceitos: eficácia, segurança, conveniência para o paciente e custo comparativamente favorável para indivíduos e comunidades.

Objetivo Geral


Apresentar princípios farmacológicos básicos, mecanismos de ação dos fármacos que atuam no organismo humano, enfatizando os princípios farmacodinâmicos, farmacocinéticos, interação medicamentosa e os efeitos adversos, como ferramentas importantes na clinica médica.

Justificativa

O projeto pretende estudar farmacologia clinica utilizando o PBL( problem based-learning) que aluno deixa de ser um elemento passivo, exposto à informação por meio de aulas expositivas e passa a buscar o conhecimento para resolução de problemas. O aluno desempenha papel ativo e preponderante em sua educação.
O PBL propõe-se a favorecer a aquisição e estruturação adequada do conhecimento em um contexto clínico, facilitando sua ativação e utilização posterior. Adicionalmente, o PBL tende a promover a motivação para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades para a auto-aprendizagem (Toledo Junior e col, 2008).
Para realização dessa metodologia são necessárias reuniões de estudos semanais com alunos colaboradores e que tenham cursado as disciplinas Farmacologia I e II e Farmacologia Clínica para seleção de material didático, formulação, discussão e resolução de casos clínicos que serão entregues ao alunos da disciplina Farmacologia Clinica em cada aula da disciplina.

Metodologia

Atividades realizadas com os alunos colaboradores:
Seleção de material didático:
-Serão realizadas reuniões com os colaboradores, duas vezes por semana para:
-preparação, discussão e resolução de casos clínicos (3) que serão aplicados semanalmente nas aulas da disciplina de Farmacologia Clínica;
-seleção de artigos e material bibliográfico, feito pelos alunos colaboradores e enviado aos alunos da disciplina citada anteriormente, com uma semana de antecedência.
Atividades realizadas com os alunos durantes as aulas da disciplina de Farmacologia Clínica:
Os alunos da turma da disciplina de Farmacologia Clínica serão divididos em grupos, no primeiro momento da aula e receberão um caso clínico com questões O tempo de resolução será de 40 minutos e nesse período os colaboradores passarão nos grupos orientando na resolução.
No ultimo momento (passado 40 minutos) será realizado uma discussão no grande grupo e como dois grupos terão o mesmo caso clínico,serão confrontadas as resposta. .
Serão convidados professores da Clínica Médica e/ou médicos, especialistas nos temas relacionados aos casos para as discussões.

Resultados Esperados

O projeto pretende retomar e reforçar os conteúdos de Farmacologia Básica, Fisiopatologia e Clínica Médica. Associar os conteúdos da clinica médica aos conteúdos de Farmacologia e Terapêutica;
Promover uma atitude racional e crítica, com respeito a escolha de material bibliográfico, tratamento medicamentoso avaliando a eficácia e segurança dos medicamentos

Indicadores, Metas e Resultados

Os professores ou técnicos cadastrados no projeto como ministrantes desenvolvem as atividades somente nos dos dias dos temas relacionados com suas especialidades. Portanto o número de semanas totais de semanas são uma ou duas, quando o ministrante participa em mais de um tema apresentando 8 ou 16 horas totais. Cabe salientar que não é possível alterar o número de semanas no sistema cobalto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANNA MARIA GARCIA CARDOSO414/06/201408/01/2015
CAROLINA AVILA VIANNA114/06/201408/01/2015
CAROLINA ZIEBELL CARPENA114/06/201408/01/2015
CELENE MARIA LONGO DA SILVA114/06/201408/01/2015
DANIEL RIOS PINTO RIBEIRO114/06/201408/01/2015
EDUARDO COELHO MACHADO114/06/201408/01/2015
EDUARDO COELHO MACHADO4
EDUARDO GEHLING BERTOLDI114/06/201408/01/2015
EDUARDO WEINERT CORRÊA404/08/201408/01/2015
FERNANDA SALIM TESTA DA ROCHA404/08/201408/01/2015
Fátima Tereza Alves Beira614/06/201408/01/2015
GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA BICCA114/06/201408/01/2015
GUSTAVO CARVALHO COUTINHO ROSA1
JOÃO PEDRO MUSSI LAYDNER404/08/201408/01/2015
JULIANA MARIA BESTETTI404/08/201404/01/2015
LUCIA HELENA GONZALES REAL114/06/201408/01/2015
LUCIANA DE OLIVEIRA MARQUES114/06/201408/01/2015
LUÍS HENRIQUE KLAFKE614/06/201408/01/2015
LYSANDRO ALSINA NADER114/06/201408/01/2015
MARCIO OSORIO GUERREIRO114/06/201408/01/2015
MARIANA DE TOLEDO SILVA414/06/201408/01/2015
MARINA AYUB404/08/201408/01/2015
MARTHA OLIVEIRA ABUCHAIM8
MATHEUS GALICE SEGATI404/08/201408/01/2015
MERYENE BORDON DIAS REIS414/06/201408/01/2015
PATRÍCIA AMARAL PEIXOTO DA SILVEIRA414/06/201408/01/2015
PEDRO FELIPE PORTELLA DEROZA402/08/201408/01/2015
RAFAEL DE ALMEIDA114/06/201408/01/2015
RAFAEL TERUEL BERTO614/06/201408/01/2015
SANDRA AL ALAM DE SOUZA LHULLIER114/06/201408/01/2015
SILVIA ELAINE CARDOZO MACEDO114/06/201408/01/2015
UMBERTO LOPES DE OLIVEIRA FILHO114/06/201408/01/2015

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