Nome do Projeto
Grupo de estudos para identificação de ferramentas computacionais, com licença de uso livre, para utilização no ensino nos cursos da Faculdade de Administração e Turismo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/06/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Resumo
O Uso das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta pedagógica tem se tornado um diferencial no processo educacional, pois possibilita uma grande melhoria no processo de ensino/aprendizagem à medida que o torna mais dinâmico . Entretanto, embora as instituições ofereçam recursos do ponto de vista de infraestrutura física, poucos recursos de software são disponibilizados para este fim devido ao alto custo das licenças de utilização.

Objetivo Geral

Selecionar e estudar, conforme demanda levantada junto aos professores da FAT, ferramentas computacionais, com licença de uso livre, para uso em sala de aula como ferramenta pedagógica.

Justificativa

A utilização de ferramentas computacionais, como forma de aplicação prática do conteúdo teórico adquirido, pode tornar o processo de ensino/aprendizagem mais dinâmico, despertando maior interesse e comprometimento por parte dos discentes. Khalil (2002) observa que há uma maior interatividade dos jovens com o computador que leva à necessidade de um modelo de aula mais dinâmico, que possibilite uma participação mais ativa na construção do conhecimento. Entretanto, o alto custo das licenças de softwares específicos no campo da Administração de Empresas tem tornado inviável a sua utilização em sala de aula. A seleção e utilização de ferramentas computacionais livres(software livre), apropriadas à simulação ou aplicação prática dos conteúdos das disciplinas, se apresentam como uma alternativa viável à aplicação das TIC no ensino de administração contribuindo na qualidade das aulas ministradas nos cursos da Faculdade de Administração e Turismo(FAT).

Metodologia

Reuniões semanais para identificação das demandas dos professores. Reuniões semanais para a execução da identificação, seleção e avaliação da adequação das ferramentas às disciplinas a que se destinam.

Resultados Esperados

Através do uso da informática, como ferramenta pedagógica, o projeto pretende: despertar o interesse dos alunos por ferramentas computacionais aplicadas aos conteúdos teóricos; despertar o interesse dos alunos pelo uso de software livre na área de administração de empresas; auxiliar a atividade docente dos professores da FAT na aplicação prática do conteúdo ministrado; levar o aluno a desenvolver modelos que se aproximam do real, através do uso de ferramentas computacionais; ampliar a compreensão dos conteúdos teóricos. A utilização de sistemas que permitem a simulação da realidade poderá ser um caminho para melhor compreensão da prática, considerando as possibilidades de maior contato do discente com dos sistemas complexos que representam a realidade do mercado de trabalho. Desenvolver conteúdo acadêmico que poderá ser propulsor de um projeto de pesquisa experimental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA LEMOS CENTENO825/06/201431/12/2015
ELAINE GARCIA DOS SANTOS825/06/201431/12/2015
FABIANO MILANO FRITZEN825/06/201431/12/2015
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA825/06/201431/12/2015
FLÁVIO FERNANDES NETO431/10/201531/12/2015
HENRIQUE MANTOVANI BALDASSO11731/03/201530/06/2015
LUCAS BARROS BONINE431/03/201531/12/2015
MOHAMMAD BASCIRI NIMER HAMMAD431/03/201531/12/2015
PEDRO DE BARROS MACHADO826/06/201431/12/2015
WILLIAM CALDAS DE TUNES826/06/201431/12/2015

Página gerada em 27/04/2024 00:16:23 (consulta levou 0.039538s)