Nome do Projeto
LIVRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/08/2014 - 30/06/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por três professores doutores do CENG, responsáveis pela disciplina ‘Agricultura de Precisão’ que é optativa da Engenharia Agrícola e que também é ofertada para outras engenharias. Dois professores fizeram seu doutorado nesta área e já ministraram disciplinas semelhantes para os cursos de Engenharia Agrícola, de Especialização em Engenharia de Biossistemas do CEng, modalidade presencial e para o Mestrado profissionalizante do Curso de Tecnologia de Sementes da FAEM-UFPel. A Profa. Gizele, atualmente, é a regente da disciplina de graduação de Agricultura de Precisão, no curso de Engenharia Agrícola e vem realizando e orientando diversas pesquisas nesta área. A disciplina Agricultura e Precisão aborda os assuntos a serem tratados no livro. Em vista disto, os professores pretendem, juntamente com alunos da graduação, organizar um material didático que possa ser de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos nas diversas atividades de ensino e pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação, bem como em sua vida profissional; uma vez que este é um assunto novo e muitos egressos não tiveram a oportunidade de entrar em contato com estes conteúdos anteriormente.

Objetivo Geral

Publicar um livro que aborde os conteúdos fundamentais para conhecimento da Agricultura de Precisão e aspectos correlatos a ela na área das Engenharias.

Justificativa

A Agricultura de Precisão agrega conhecimentos modernos e o texto a ser desenvolvido no livro pretende possibilitar aos alunos entrarem em contato com essa nova maneira de se pensar a agricultura, sabendo como e quando aplicá-la.
O material a ser desenvolvido tratará dos fundamentos da Agricultura de Precisão, mas também de aspectos econômicos e de direitos envolvidos. Haverá uma apresentação do uso dessa tecnologia em várias áreas que envolvem a Agricultura, e, portanto, a Engenharia Agrícola, nas quais os adventos da Agricultura de Precisão podem ser inseridos.

Metodologia

Serão consultados diversos livros e materiais que abordam o assunto, além de artigos científicos sobre o tema. Serão traduzidos, adaptados e reescritos conteúdos de interesse para constarem no livro.
O livro será escrito capítulo a capítulo pela equipe, sendo que cada um irá revisar todos os capítulos e sugerir possíveis correções, complementações ou modificações.
O livro produzido terá ISBN e será direcionado à comunidade das Engenharias, com ênfase à Engenharia Agrícola. Seu conteúdo será dividido em quatorze (14) capítulos que contemplam os diversos assuntos pertinentes ao tema. Capítulo 1: Introdução ao Conceito de Agricultura de Precisão; Capítulo 2: Fundamentos de Geodésia; Capítulo 3: Geoposicionamento, GPS e DGPS; Capítulo 4: Monitores de rendimento e mapeamento; Capítulo 5: Amostragem e Análise de Solo; Capítulo 6: Manejo preciso da água para irrigação - Irrigação de Precisão; Capítulo 7: Sensoriamento remoto; Capítulo 8: Georreferenciamento e correção fotométrica; Capítulo 9: Variabilidade na infestação por insetos e invasoras; Capítulo 10: Sensores para aquisição de informação; Capítulo 11: Modelagem baseada em SIG, manejo da informação e tratamento da variabilidade; Capítulo 12: Manejo e posse de dados; Capítulo 13: Mapas de controle aplicação – Tecnologias de Taxa Variável e Aplicação em Taxa Variável; Capítulo 14: Aspectos econômicos em Agricultura de Precisão.
Os participantes do projeto irão construir esses capítulos, baseados em fontes de pesquisa e na sua experiência sobre o assunto.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos e profissionais interessados nessa área e diretamente à disciplina de Agricultura de Precisão da Engenharia Agrícola.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos dos Cursos de Engenharia terão à sua disposição um material prático, para ser utilizado, uma vez que são escassos os títulos, pelo menos em português, que tratam desse assunto de uma maneira completa.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ401/08/201430/06/2016
GIZELE INGRID GADOTTI401/08/201430/06/2016
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ401/08/201430/06/2016
MIGUEL BORGES MACHADO101/08/201430/06/2016
VINÍCIUS SALDANHA SCHERER101/08/201430/06/2016

Página gerada em 25/04/2024 16:45:11 (consulta levou 0.044217s)