Nome do Projeto
Incentivo à leitura – linguagem técnica de Meteorologia em língua estrangeira
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/09/2014 - 19/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Resumo
De forma geral, os alunos do curso de Meteorologia se mostram reticentes quando são apresentados textos relacionados à Meteorologia em inglês. Como é muito comum encontrar artigos, reportagens e livros em língua estrangeira, o incentivo à leitura se faz necessário para que os alunos possam ampliar as formas de pesquisa e busca de conhecimento. Com a prática, os textos passarão a ser mais facilmente lidos, fazendo com que os alunos ganhem tempo e mais informação.

Objetivo Geral

Melhora no desempenho geral dos alunos do Curso de Meteorologia

Justificativa

Este projeto busca sanar um problema dos alunos de graduação no que concerne a busca por bibliografia especializada e relacionada às disciplinas do curso além da disponibilizada na biblioteca. São muitos os artigos e reportagens em inglês disponíveis na internet e através de portais como o Periódicos CAPES, mas os alunos acabam não utilizando estas ferramentas como referência por não ter a total compreensão da linguagem técnica usada nos textos, muitas vezes buscando tradutores online, perdendo tempo que poderia ser investido na familiarização com o idioma e com termos característicos da Meteorologia. É necessário incentivar a leitura de textos em inglês, de forma a buscar prática na leitura de material técnico, o que será útil na vida acadêmica e pessoal, e no futuro dos alunos que seguirem para especialização, mestrado e doutorado.

Metodologia

Serão feitos encontros semanais, onde serão apresentados textos extraídos de livros, artigos e da internet, tratando de temas relacionados à Meteorologia, acompanhados de um pequeno glossário para que os alunos se familiarizem com os termos técnicos da área. Estes textos serão discutidos na semana seguinte à entrega, para avaliar o grau de compreensão dos mesmos por parte dos alunos no que se refere à assimilação do assunto em pauta. Será incentivada também a busca de textos por parte dos alunos, para que eles se integrem ainda mais ao projeto.

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos sintam-se apoiados e estimulados pelo projeto, na tentativa de suprir as deficiências na leitura de textos técnicos na língua inglesa, para ajudar no aproveitamento de todas as disciplinas do curso, bem como no futuro acadêmico dos alunos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ERICKA VOSS CHAGAS MARIANO601/09/201419/12/2014
GRACIELA REDIES FISCHER801/09/201419/12/2014
JOÃO LUIZ MARTINS BASSO201/09/201419/12/2014

Página gerada em 23/04/2024 14:00:01 (consulta levou 0.059090s)