Nome do Projeto
ESTUDO TRANSDISCIPLINAR EM NEUROCIÊNCIAS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/03/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar
Resumo
Nas últimas décadas as neurociências têm sido matéria de grande revolução devido à introdução de novas técnicas e avançadas tecnologias, inclusive com os métodos de imagem para visualização do funcionamento neuronal. Estes avanços permitiram começar a compreender melhor o cérebro em condições normais e patológicas. A neurociência busca o conhecimento das funções cerebrais através da interdisciplinaridade, aliás, ela já nasceu como um estudo interdisciplinar. O sistema nervoso pode ser estudado de diversas maneiras, são profissionais da área biológica e da saúde (Biologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia), humanas (Educação, Psicologia), exatas (Matemática, Física, Química) e tecnológicas (Informática, Biotecnologia) que atualmente estudam e pesquisam as funções encefálicas normais e patológicas do ser humano ou animal. Pensava-se que a compartimentalização do conhecimento ajudaria a entender melhor o funcionamento do sistema nervoso, assim, psicólogos compreenderiam a consciência e comportamento, os neurobiólogos estudariam as células e os eletrofisiologistas analisariam os circuitos neuronais. Alguns estudiosos chegaram a acreditar na prevalência de um determinado nível de conhecimento sobre os demais, mas atualmente sabe-se que apenas são métodos de estudos diferentes e devem coexistir permitindo melhor estudo e compreensão integrativa do sistema nervoso. Esta discussão está pouco acessível aos acadêmicos de diversos cursos superiores, que possuem pouca ou muitas vezes não tem a oportunidade de conhecer o sistema nervoso e suas relações com o comportamento e funções corporais. Somente para exemplificar, se considerarmos especificamente os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, notamos que muitos destes alunos não tiveram a oportunidade de estudar e discutir aspectos da neurociência, e o que torna curioso é que estes futuros professores serão profissionais que mais trabalharão com o cérebro ao mesmo tempo em que menos compreendem o assunto. Desta forma, este projeto visa integrar o estudo entre os diferentes profissionais do ensino superior e estudantes de diferentes cursos interessados em aprimorar o conhecimento em neurociências e formular estratégias de multiplicar este conhecimento a ponto de devolvê-lo à sociedade. Inicialmente, serão realizados encontros semanais com o objetivo de discutir artigos, capítulos de livros e vídeos neurocientíficos. Além disto, será discutida a possibilidade e a metodologia necessária para aplicar o conhecimento adquirido nas suas futuras profissões e como disseminar estes conhecimentos aos demais acadêmicos da UFPel.

Objetivo Geral

Estudar neurociências e sua aplicação cotidiana.

Justificativa

A neurociência é o estudo interdisciplinar das funções do sistema nervoso como um todo, que contempla desde aspectos moleculares até funções cognitivas complexas. Atualmente esse campo da ciência tem recebido grande destaque tanto no meio científico quanto no popular por meio da mídia impressa e televisiva. Esse projeto tem por objetivo transformar a neurociência em uma ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem valioso na formação dos futuros profissionais de nível superior. Mais ainda, pretende-se incentivar o pensamento crítico e a busca constante de fontes de informações com base científica em detrimento da utilização de sub-informações divulgadas em revistas de divulgação em massa. Além disso, pretende-se estimular a leitura e discussão de artigos científicos visando à atualização com relação às novas pesquisas nacionais e internacionais, estimulando deste modo o interesse no desenvolvimento e pensamento científico. Essas atividades serão realizadas por meio de encontros entre os professores colaboradores das diferentes áreas (biológicas, saúde, humanas e exatas), alunos de graduação e de pós graduação. Serão adotadas dinâmicas tomando por base discussões dos artigos, capítulos de livros ou filmes, ampliando o conhecimento de todos os participantes incluídos neste projeto, e quiçá incentivar futuras participações de toda comunidade acadêmica.
Esse projeto possui um caráter transdisciplinar que objetiva a realização de troca de experiências e vivências buscando o crescimento do indivíduo e do grupo como um todo.

Metodologia

Antes de iniciar o projeto divulgaremos a abertura de inscrição gratuita para alunos de diferentes cursos interessados em aprofundar os conhecimentos sobre neurociências.
A seleção será baseada em disponibilidade de horário para os encontros e ter cursado no mínimo fisiologia e/ou bioquímica e/ou neurociência.
Projeto será dividido nas seguintes etapas:
1) Seleção de capítulos de livros como leitura básica para discussão de tópicos em neurociência.
2) Seleção de artigos recentes para atualização científica e discussão dos mesmos.
3) Seleção de vídeos neurocientíficos sobre o tema proposto pelos integrantes do grupo de estudo.
4) Os alunos serão estimulados a propor atividades em suas áreas de atuação que contemple os tópicos discutidos.
5) Apresentação de temas, discutidos em forma de seminários, para alunos da graduação que não participam do grupo de estudo como incentivo a integração de novos membros ao grupo.

Resultados Esperados

Ao final do projeto é esperado que os alunos participantes tenham adquirido visões amplas e questionadoras frente aos diferentes tópicos desenvolvidos. É esperado que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas com a neurociência tanto nos aspectos teóricos e práticos como por exemplo, na busca bibliográfica e leitura crítica de materiais publicados nesta área e áreas afins. Espera-se ainda, a formação de futuros multiplicadores dos conhecimentos aprendidos e incentivo para cada aluno seja o criador de seu próprio conhecimento.

Indicadores, Metas e Resultados

Recursos necessários
Não serão necessários recursos financeiros externos no primeiro momento, mas serão utilizados recursos audiovisuais tornando necessário a utilização de um projetor multimídia. Além da utilização de uma sala que esteja disponível nos departamentos e /ou centros envolvidos no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA411/03/201531/12/2015
ARTHUR HIPÓLITO DA SILVA NEVES211/03/201531/12/2015
FRANCINE TORALLES DARLEY211/03/201531/12/2015
GABRIELA KURZ DA CUNHA211/03/201531/12/2015
GIANA DE PAULA COGNATO211/03/201531/12/2015
GIOVANA DUZZO GAMARO111/03/201531/12/2015

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