Nome do Projeto
Projeto Multidisciplinar Agroindustrial
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/03/2015 - 02/02/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Algumas disciplinas da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas começaram a se integrar a partir de 2001, em caráter de experiência. A partir de 2003, esta integração foi consolidada na forma de um Projeto de Ensino Permanente intitulado “Projeto Multidisciplinar Agroindustrial” (No na PRG: 0212003). Esta integração teve sucesso no decorrer desse tempo, promovendo a multidisciplinaridade dos conhecimentos.
Tendo em vista as modificações ocorridas na UFPel (Resolução 01/08 do COCEPE), este projeto não mais será permanente e sim será proposto um novo projeto a cada período.
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por professores doutores do CEng, responsáveis pelas disciplinas que integram ou auxiliam no projeto.
O projeto também prevê a atuação de professores convidados para colaborarem com conhecimentos específicos, dependentes de cada tipo de projeto que esteja sendo desenvolvido.
Este projeto de ensino, ao longo desses mais de 10 anos de atuação tem tido sucesso, não apenas devido à sua multidisciplinaridade acadêmica, mas por ter atendido também questões relativas à extensão universitária, uma vez que os alunos são encorajados a buscarem um projeto real, que solucione um problema de uma empresa ou produtor rural.
Este projeto já atuou em ações para beneficiar assentados de agricultura familiar, por solicitação da Pró-reitoria de Extensão da UFPel e também por demandas da Agência da Lagoa Mirim, para solucionar problemas de municípios da Zona Sul.
Não é incomum que nas apresentações de Projeto sejam convidados empresários, secretários de agricultura municipais, pró-reitores e outras autoridades que vejam nessa atividade didática uma oportunidade de adquirir e repassar conhecimento para melhoria de suas empresas e municípios.
Objetivo Geral
O Projeto de ensino “Projeto Multidisciplinar Agroindustrial” visa à integração de conhecimentos multidisciplinares: técnicos, econômico-financeiros, de redação de material científico, de graficação de plantas de engenharia, de vivência de atividades de grupo e de liderança, como complemento dos conteúdos teóricos das disciplinas envolvidas no projeto. Esta atividade pretende contribuir na formação do profissional de Engenharia Agrícola por integrar as áreas técnicas, prática e humanística do aluno. Este projeto aproveita a oportunidade de fazer esse entrelaçamento, uma vez que a proposta se dá no décimo e último semestre do curso de Engenharia Agrícola, quando o aluno já adquiriu toda a bagagem que necessita para se lançar na vida profissional.
Justificativa
A ideia principal do projeto é que os alunos que cursam as disciplinas de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos Agrícolas, do 10o semestre, portanto, de final de curso, sejam coordenadores de grupos de alunos de 6o e 7o semestres, que cursam Operações Agroindustriais I e II. Os alunos de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica repassam conhecimentos de seus respectivos projetos, mediante solicitação de tarefas e participação na audiência nas três fases de apresentação de todos os projetos que estejam sendo desenvolvidos. Dentro desta idéia, há a divulgação de conhecimentos sobre as várias áreas de pós-colheita e agroindústrias e a preparação dos alunos dos semestres anteriores para que eles fiquem familiarizados com o procedimento de execução de projetos. Já, os alunos do 10o semestre são beneficiados quanto ao treinamento em liderança de grupo e em solicitação de execução de tarefas, experiências essas imprescindíveis na vida profissional do futuro engenheiro.
As apresentações dos projetos são feitas em três fases, onde os alunos de 6o, 7o e 10o semestres compõem a audiência e esta se dá de forma interativa, quando todos os alunos e coordenadores têm a oportunidade de trocar conhecimentos entre todos os projetos que estão sendo executados.
Essas atividades são avaliadas pelos professores, mediante relatórios de andamento de tarefas.
As apresentações dos projetos são feitas em três fases, onde os alunos de 6o, 7o e 10o semestres compõem a audiência e esta se dá de forma interativa, quando todos os alunos e coordenadores têm a oportunidade de trocar conhecimentos entre todos os projetos que estão sendo executados.
Essas atividades são avaliadas pelos professores, mediante relatórios de andamento de tarefas.
Metodologia
O projeto de ensino que está sendo reapresentado integra os alunos que cursam as disciplinas de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos Agrícolas, do 10o semestre, portanto, de final de curso, sendo coordenadores dos alunos de 6o e 7o semestres, que cursam as disciplinas de Operações Agroindustriais I e II, respectivamente.
Uma das atividades inerentes à profissão de engenheiro é a liderança, pois normalmente cabe ao engenheiro comandar, organizar, obter tarefas de pessoas sob seu comando. Durante este período, os alunos do 10o semestre têm a oportunidade de treinar as relações humanas desta atividade tão difícil, que é motivar um grupo para executar com responsabilidade as tarefas, fazer com que todos se sintam integrados ao projeto e alcançar a meta estabelecida.
Os alunos de Projeto Agroindustrial, inicialmente, são solicitados pela professora coordenadora a apresentarem uma revisão bibliográfica sobre o assunto (produto) que será trabalhado no projeto. Os alunos de Análise Econômica de Projetos Agrícolas geralmente são os mesmos integrantes de Projeto Agroindustrial, por serem ambas disciplinas do décimo semestre. Os conteúdos programáticos da disciplina de Análise Econômica são desenvolvidos de acordo com o andamento dos projetos agroindustriais e a análise econômica em si integra a parte final do projeto.
A integração da parte econômica ao projeto agroindustrial se torna interessante por dar ao aluno uma noção de realidade nos projetos didáticos, uma vez que ele projetará baseado em custos, investimentos, retorno financeiro, além das legislações trabalhistas, ambientais e inerentes a cada produto que esteja sendo trabalhado, fazendo com que o projeto fique inserido na realidade nacional e isto orientará suas decisões de concepção do projeto, tornando-o mais realista.
Os alunos das disciplinas de Operações I e II fazem parte de um grupo de colaboradores sob a liderança de um ou dois coordenadores, constituindo um grupo de trabalho. As atividades desenvolvidas pelos alunos colaboradores são pesquisas bibliográficas em livros, revistas técnicas, trabalhos científicos, na Internet, pesquisas de mercado, reuniões, acompanhamento da redação de textos e confecção de plantas a serem apresentados com recursos audiovisuais.
Cada coordenador e seu grupo formam uma equipe de trabalho. O aluno do décimo semestre irá treinar como coordenar uma equipe para atingir a meta proposta. O grupo de apoio irá se familiarizar com os procedimentos para execução de projetos, como também colaborará com o coordenador para o desenvolvimento e conclusão do projeto. Para as apresentações serão utilizadas as salas multimeios que possuem infraestrutura de: computador, projetor multimídia, softwares para apresentação gráfica como Power Point, AutoCad ou similares, conexão com a internet. Os alunos também contarão com o uso da Internet, como meio para buscar e para apresentar conhecimentos, interativamente.
Todos os alunos colaboradores e coordenadores participam da audiência durante as três fases de apresentação de todos os projetos que estejam sendo desenvolvidos. As apresentações dos projetos se dão de forma interativa, quando todos os alunos têm a oportunidade de trocar conhecimentos sobre todos os projetos que estão sendo executados. Caso contrário, cada grupo ficaria familiarizado apenas com o tema com o qual está trabalhando, porém, desta forma interativa, todos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos (ainda que apenas apresentados), debaterem, questionarem sobre temas de diversos projetos, que normalmente envolvem diferentes produtos agrícolas/agropecuários, o que contribui para sua formação.
Uma das atividades inerentes à profissão de engenheiro é a liderança, pois normalmente cabe ao engenheiro comandar, organizar, obter tarefas de pessoas sob seu comando. Durante este período, os alunos do 10o semestre têm a oportunidade de treinar as relações humanas desta atividade tão difícil, que é motivar um grupo para executar com responsabilidade as tarefas, fazer com que todos se sintam integrados ao projeto e alcançar a meta estabelecida.
Os alunos de Projeto Agroindustrial, inicialmente, são solicitados pela professora coordenadora a apresentarem uma revisão bibliográfica sobre o assunto (produto) que será trabalhado no projeto. Os alunos de Análise Econômica de Projetos Agrícolas geralmente são os mesmos integrantes de Projeto Agroindustrial, por serem ambas disciplinas do décimo semestre. Os conteúdos programáticos da disciplina de Análise Econômica são desenvolvidos de acordo com o andamento dos projetos agroindustriais e a análise econômica em si integra a parte final do projeto.
A integração da parte econômica ao projeto agroindustrial se torna interessante por dar ao aluno uma noção de realidade nos projetos didáticos, uma vez que ele projetará baseado em custos, investimentos, retorno financeiro, além das legislações trabalhistas, ambientais e inerentes a cada produto que esteja sendo trabalhado, fazendo com que o projeto fique inserido na realidade nacional e isto orientará suas decisões de concepção do projeto, tornando-o mais realista.
Os alunos das disciplinas de Operações I e II fazem parte de um grupo de colaboradores sob a liderança de um ou dois coordenadores, constituindo um grupo de trabalho. As atividades desenvolvidas pelos alunos colaboradores são pesquisas bibliográficas em livros, revistas técnicas, trabalhos científicos, na Internet, pesquisas de mercado, reuniões, acompanhamento da redação de textos e confecção de plantas a serem apresentados com recursos audiovisuais.
Cada coordenador e seu grupo formam uma equipe de trabalho. O aluno do décimo semestre irá treinar como coordenar uma equipe para atingir a meta proposta. O grupo de apoio irá se familiarizar com os procedimentos para execução de projetos, como também colaborará com o coordenador para o desenvolvimento e conclusão do projeto. Para as apresentações serão utilizadas as salas multimeios que possuem infraestrutura de: computador, projetor multimídia, softwares para apresentação gráfica como Power Point, AutoCad ou similares, conexão com a internet. Os alunos também contarão com o uso da Internet, como meio para buscar e para apresentar conhecimentos, interativamente.
Todos os alunos colaboradores e coordenadores participam da audiência durante as três fases de apresentação de todos os projetos que estejam sendo desenvolvidos. As apresentações dos projetos se dão de forma interativa, quando todos os alunos têm a oportunidade de trocar conhecimentos sobre todos os projetos que estão sendo executados. Caso contrário, cada grupo ficaria familiarizado apenas com o tema com o qual está trabalhando, porém, desta forma interativa, todos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos (ainda que apenas apresentados), debaterem, questionarem sobre temas de diversos projetos, que normalmente envolvem diferentes produtos agrícolas/agropecuários, o que contribui para sua formação.
Resultados Esperados
Ao concluir este projeto, os alunos do Curso de Engenharia Agrícola terão participado das várias etapas de desenvolvimento de projetos, colaborado em trabalhos de grupo orientado, visitado empresas e entidades financeiras, realizado enquetes e pesquisas de mercado, treinado técnicas de desenho por computador, confeccionado material para apresentação e publicação, participado de eventos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE CHEROBINI DALMOLIN | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
ALINE DUARTE GOMES | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
AMAURI GRAVA BRAZIL JUNIOR | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
BERNARDO RODRIGUES PEREIRA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ | 2 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
CHARLES ZANOVELLO BALDI | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
CÉSAR SILVA DE MORAIS | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
ELVIS PATRIKE AURELIO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
FABIANE GALVÃO DA SILVA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
GABRIEL DA SILVEIRA ALMEIDA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
GEAN NASCIMENTO ROCHA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
GIZELE INGRID GADOTTI | 2 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
GUILHERME HEIDEN | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
GUSTAVO BUBOLZ KLUMB | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
GUSTAVO HEINRICH LANG | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
Gelson Rodrigo Neitzke | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
HANS HELMS WESTER WIEMANN | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
HENRIQUE VIGHI SCHILLER | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
IGOR MAISER ROSALES | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
JAIME DA ROSA DOMINGUES NETO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
LAURO SOARES RIBEIRO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
LEANDRO BORGES AGUIAR | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
LETÍCIA BURKERT MÉLLO ARAUJO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
LUCAS MALHEIROS VILLANI | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
LUCIANA DA SILVA CORREA LIMA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
MARCEL DORNELLES BRIM DA SILVA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
MARCO ANTONIO ZANELLA | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
MARCOS VINÍCIUS HENRIQUES DOS SANTOS | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ | 2 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
MARIVAN DA SILVA PINHO | 2 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
MATHEUS CASSALHO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
MAURÍCIO ZIEMANN LOPES | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
NANDER FERRAZ HORNKE | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
NEWITON DA SILVA TIMM | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
NORBERTO LUIZ MARQUES ANDERSSON | 1 | ||
PATRICK MORAIS VEBER | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
PHILIPPE BRAGA MORAES | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
RENAN BERNARDY | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
RIHAN CARDOSO CENTENO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
RITA DE CASSIA MOTA MONTEIRO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
RODRIGO HERRERO MACEDO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
RUAN BERNARDY | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
RÉRITON MEDEIROS PATRICIO | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
SAMOEL GIEHL | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
VINÍCIUS DIAS CHAGAS | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
VINÍCIUS SALDANHA SCHERER | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |
Wagner Alexandre Silveira da Cruz | 1 | 02/03/2015 | 02/02/2016 |