Nome do Projeto
Unificação da Disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/11/2017 - 06/08/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Este Projeto tem por objetivo inicial a unificação da disciplina de ALGA, num plano piloto, para cinco turmas, em caráter experimental. Abaixo relacionnamos no que consiste esta uniformização e uma proposta de realização. 1. Unificação -Bibliografia Básica comum Módulo 1: Geometria Analítica - Camargo, Ivan de; Boulos, Paulo; Geometria Analítica, um tratamento vetorial. 3° Edição. S.P. Prentice Hall, 2005. Módulo 2: Álgebra Linear - Lay, David C.: Álgebra Linear e suas Aplicações. 2° Edição, 1997. Addison Wesley Longman, Inc. LTC - Livros Técnicos e Científicos. Editora S.S. - Utilização de um mesmo cronograma por aula, com datas de provas iguais por horários comuns, previamente fixados por ocasião do início do curso. - Listas de Exercícios comuns a todos os alunos participantes. - Dois monitores comuns a todos os alunos participantes. - Duas horas semanais de atendimento ao aluno, ministradas pelo Professor Coordenador e, por cada Professor Colaborador do Projeto. 2. Proposta de Unificação Este é um Projeto que, caso venha a ser aprovado, será aplicado no primeiro semestre de 2018 e terá o seguinte desenvolvimento: Primeira Etapa No segundo semestre de 2017, início do Projeto, será realizada toda a programação da disciplina que constituirá em elaboração do Programa especificando o cronograma de aulas e provas, bem como a realização das mesmas e a elaboração das Listas de Exercícios do Curso. Com os professores colaboradores serão realizadas reuniões semanais, com o objetivo de consolidar o Programa apresentado. As provas serão iguais, por turmas que têm o mesmo horário letivo. Também no segundo semestre de 2017 será organizado o trabalho dos dois monitores participantes tendo, com eles, reuniões semanais com o objetivo de fortalecer o conteúdo teórico e a uniformização das soluções das Listas de Exercícios. Segunda Etapa No primeiro semestre de 2018, será feita a implementação do Projeto propriamente dito. -

Objetivo Geral

Pretendemos com esta unificação, principalmente, respeitando a ementa vigente, reorganizar o conteúdo programático, reformular os procedimentos didáticos e trabalhar com a atitude do aluno.

Justificativa

A disciplina de ALGA, com conteúdo que aparentemente não apresenta grandes dificuldades, é de muita dificuldade para os alunos iniciantes, ocasionando um alto índice de reprovação, principalmente pelos motivos abaixo relacionados:
- A disciplina tem um grande volume de conteúdo para o tempo disponível de ser abordado.
- A disciplina exige, desde o seu início, um certo nível de abstração no pensamento matemático, que o aluno ainda não tem pois, em geral, não o traz da sua formação básica e não o tem, ainda, desenvolvido na disciplina que, em geral, é ministrada no seu primeiro semestre.
- O aluno, no primeiro semestre do seu respectivo Curso, não tem desenvolvido, ainda, uma atitude pretendida, na sua postura como estudante universitário.

Metodologia

Como já mencionado anteriormente, o cronograma de aulas será comum a todas as turmas participantes, sendo as provas comuns por horário letivo. Também, todos os alunos do Projeto poderão participar de todas as possibilidades de monitoria oferecidas na disciplina.
As aulas serão do tipo expositiva dialogada onde, em cada conteúdo abordado, iniciarão com uma motivação e resolução de uma situação particular, proporcionando assim, uma mais clara abordagem do conteúdo teórico. Para uma boa compreensão, serão resolvidos exercícios de compreensão, de fixação e desafiadores.

Resultados Esperados

Como já mencionado no "Módulo Objetivo Específico", os resultados e impactos esperados são principalmente no sentido de fortalecer a confiança dos alunos no seu aprendizado e atitude, na busca constante da sua autonomia intelectual.
Acreditamos que tendo estes objetivos alcançados, certamente teremos uma melhora significativa na qualidade do nosso aluno e uma melhora significativa nos índices de aprovação.
Pensamos na possibilidade de dar continuidade a este Projeto, ampliando esta unificação para um número cada vez maior de cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JANICE NERY606/11/201706/08/2018
JOSEANE DA SILVA PORTO606/11/201706/08/2018
LUCIANA CHIMENDES CABRERA606/11/201706/08/2018
MAURICIO BRAGA DE PAULA606/11/201706/08/2018
NATÁLIA BARROS SCHAUN606/11/201706/08/2018
REJANE PERGHER606/11/201706/08/2018

Página gerada em 19/04/2024 21:06:00 (consulta levou 0.030638s)