Nome do Projeto
Metodologia de analise e tratamento da evasão de alunos no curso de Engenharia de Materiais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/03/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Resumo
A universidade deve promover a formação integral e permanente do profissional, construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida com a construção e o progresso da sociedade. Assim Dentro deste processo de formação profissional, ensino, pesquisa e extensão são essenciais para a inserir o acadêmico na comunidade universitária e apontar seu papel na sociedade. Assim, projetos de ensino que favoreçam a troca de conhecimento, desenvolvam a habilidade de transposição da informação e reforcem as habilidades previstas no projeto pedagógico do curso podem proporcionar a necessária inserção do ingressante. O curso de graduação em Engenharia de Materiais possui em seu projeto pedagógico um conjunto de disciplinas que confere ao curso um caráter multidisciplinar necessário a formação do profissional de Engenharia de Materiais habilitado a atuar nas áreas de matérias cerâmicos, metálicos e poliméricos. Os índices de reprovação e evasão nos cursos de Engenharia são elevados, justificados por vários fatores, mas especialmente pela dificuldade das disciplinas ligadas à cálculo. Esta deficiencia em matemática já vem com o aluno ao ingressar na universidade. Como forma a reduzir estes índices, o curso de Engenharia de Materiais tem utilizado de várias estratégias expressas em seu projeto pedagógico e novas estratégias vem sendo planejadas e colocadas em prática.
Objetivo Geral
Reduzir o índice de reprovação em disciplinas, especialmente em disciplinas que tem como a base a matemáticas assim como a e evasão de alunos do curso de Engenharia de Materiais. Para isto serão desenvolvidas de atividades acadêmicas através de metodologia de análise.
Justificativa
O desafio que se apresenta no ensino de engenharia no Brasil e no cenário mundial demanda uso intensivo da ciência e tecnologia e exige profissionais altamente qualificados. Além disto, a Engenharia de Materiais envolve a maior parte da tecnologia de que a sociedade depende, sendo que grande parte do desenvolvimento passa pela otimização da produção de novos materiais. A compreensão das relações entre composição e estrutura, entre estrutura e propriedades, bem como entre composição e propriedades, envolve conhecimentos básicos de Física, Matemática e Química do Estado Sólido. Para isto é preciso ter uma base sólida desses conhecimentos. Infelizmente o aluno ingressa na universidade com uma base deficiente em matemática , conferindo uma maior dificuldade e desestimulando o aluno, acarretando em elevados índices de reprovação e evasão nos cursos de Engenharia. Estudos realizados por Barbosa et al. (2011) e Adachi apontam nessa direção. Nesse sentido, o curso de Engenharia de Materiais vem trabalhando novas estratégias paradiminuir os índices de reprovação nas disciplinas e na evasão do curso.
Metodologia
Inicialmente serão identificadas as disciplinas do curso de Engenharia de Materiais que demandam apoio extra classe para auxiliar na aprendizagem, assim como identificar os problemas de evasão de nosso curso.
Após identificação, alunos com afinidade nas disciplinas indicadas serão selecionados para participar das atividades, assim como promover encontros periódicos a serem definidos
Após identificação, alunos com afinidade nas disciplinas indicadas serão selecionados para participar das atividades, assim como promover encontros periódicos a serem definidos
Resultados Esperados
A partir do presente projeto de ensino espera-se que os alunos com dificuldades em determinada disciplina, especialmente em matemática e física tenham a possibilidade de superar suas dificuldades e consequentemente melhorar o aprendizagem. Espera-se que com isto diminuir os índices de reprovação em disciplinas e a evasão do curso.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto solicitará bolsistas para garantir as ações propostas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA PEGLOW LÜDTKE | 2 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
ANTONIO SHIGUEAKI TAKIMI | 4 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
CESAR ANTONIO OROPESA AVELLANEDA | 4 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
FABRICIO AULO OGLIARI | 4 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
FERNANDO MACHADO MACHADO | 4 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
ITIANE BORGES OLIVEIRA | 20 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
IZABEL MORAES CALDEIRA | 20 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
LUCAS HOLZ AYRES | 2 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
MARIANA XIMENA TEIXEIRA REYES | 20 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENO | 4 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
PATRÍCIA SILVA DIAZ | 4 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
SERGIO DA SILVA CAVA | 4 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |
SHEILA REGINA COSTA CROCHE | 20 | 06/03/2015 | 31/12/2015 |