Nome do Projeto
Monitoria Fanerogâmica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2015 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica
Resumo
O Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas, foi criado em 1969 e sua estrutura é constituída por cinco departamentos: Botânica (DB), Fisiologia e Farmacologia (DFF), Microbiologia e Parasitologia (DEMP), Morfologia (DM), e Ecologia, Zoologia e Genética (DEZG). Atualmente, estão lotados no Departamento de Botânica 14 docentes (destes, três são Professores Titulares) que atendem sete cursos de graduação: Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado, Agronomia, Farmácia, Zootecnia, Museologia e Engenharia Agrícola. Em 2014/1 o Departamento de Botânica ofertou treze disciplinas totalizando 512 alunos matriculados e em 2014/2, quinze disciplinas foram ofertadas para 465 alunos matriculados.
Além da graduação, os professores do DB têm atuação ativa, orientando e/ou ministrando disciplinas, nos Programas de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (vinculado ao próprio DB), Fruticultura (FAEM), Ensino de Ciências e Matemática (FAE), Ciência e Tecnologia de Alimentos (FAEM), Biotecnologia (CDTEC) e Zootecnia (FAEM).
Sob responsabilidade e administração do Departamento de Botânica encontram-se dois importantes órgãos complementares do Instituto de Biologia, o Herbário PEL, com uma coleção com mais de 26 mil exsicatas, especialmente da flora regional da zona Sul do Rio Grande do Sul; e o Horto Botânico Irmão Teodoro Luis (HBITL), uma Área de Preservação Permanente desde 1964, contando com cerca de 25 hectares de rica e inestimável mata nativa. Tanto o Herbário PEL quanto o HBITL são utilizados por professores, técnico-administrativos, por estudantes para a realização de investigações científicas, além de atender à comunidade externa à Universidade e escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Dentro do Departamento de Botânica existem quatro grandes áreas: Anatomia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Criptógamas e Fanerógamas. Na área de Fanerógamas, objeto deste projeto é abordado à morfologia externa e a taxonomia deste grupo de plantas.
Atualmente, são quatro os docentes vinculados a esta área, e que atuam em nove disciplinas de cursos de graduação: Morfologia e Sistemática de Fanerógamas (0010032); Morfologia de Fanerógamas (0010029); Morfologia de Fanerógamas (0010039); Botânica (0010131); Morfologia e Sistemática Vegetal (0010023); Sistemática de Fanerógamas (0010030); Sistemática de Fanerógamas (0010058); Biologia Floral e Dispersão em Fanerógamas (0010063) e Botânica Aplicada à Zootecnia (1430004).
Tendo em vista a ampla atuação do Departamento de Botânica, em especial da área de Fanerógamas, apresentamos o presente Projeto de Ensino como uma atividade eletiva aos discentes dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e do Bacharelado e também da Agronomia que se mostrarem interessados em atuar como Bolsistas de Monitoria ou Monitores Voluntários.
Objetivo Geral
Promover a cooperação mútua entre discente e docente, possibilitando ao aluno a experiência da vida acadêmica, através da participação nas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos na área de Fanerógamas.