Nome do Projeto
O Rural em Imagens
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/03/2015 - 21/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Resumo
Trata-se de projeto de ensino relacionado com as disciplinas de Extensão Rural e Ciências Sociais oferecidas pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA) e ministradas aos cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária. O objetivo do projeto consiste em analisar os diferentes elementos, atores e atividades que fazem parte do rural contemporâneo através de fotografias realizadas pelos acadêmicos das disciplinas de Extensão Rural, Extensão e Comunicação Rural e Ciências Sociais do DCSA no primeiro e segundo semestre de 2015. No período de 22 de junho a 03 de julho será realizada a exposição das fotografias dos alunos matriculados no primeiro semestre de 2015 e de 23 de novembro a 4 de dezembro a referente aos matriculados no segundo semestre. A exposição ocorrerá no saguão principal da FAEM.

Objetivo Geral

Conhecer e analisar a percepção do rural contemporâneo por parte dos alunos matriculados nas disciplinas de Extensão Rural, Extensão e Comunicação Rural, Ciências Sociais e Sociologia Rural oferecidas pelo DCSA e de Antropologia do Consumo, Alimentação, História e Cultura, Antropologia Rural ministradas no curso de Antropologia. através de registro fotográfico realizado individualmente, bem como oferecer à comunidade universitária, e ao público em geral, o resultado desse projeto através da realização de exposição das fotografias.

Justificativa

Desde a segunda metade dos anos 1990 surgem estudos que revelam grandes transformações na realidade rural do Brasil. Em linhas gerais, convergem para o entendimento que o rural não pode ser considerado sinônimo de agrícola. Ressalta-se que várias atividades podem ser realizadas nestes espaços, como agroindústria, turismo, serviços, etc. O declínio da agropecuária na capacidade de geração de emprego e trabalho coincide com o incremento no número de pessoas ocupadas em atividades que pouco ou nada tem a ver com a agricultura. Coroando essa mudança tem-se o crescimento no número de famílias pluriativas, quais sejam, as que buscam conciliar atividades agrícolas e não agrícolas dentro e fora do estabelecimento rural. Paralelamente essa constatação repercute na atuação do Estado e das agências de desenvolvimento, que em maior ou menor medida, incorporam a tese de que cabe ao rural o desempenho de outras funções como a preservação da natureza, manutenção das paisagens, promoção da segurança alimentar e nutricional, preservação do patrimônio cultural (material e imaterial). Emerge, assim, a ideia da multifuncionalidade do rural, que passa a ser tratado como um espaço de vida e de trabalho. Este projeto de ensino se identifica com esse olhar, visando perscrutar se, e em que medida, essa mudança de percepção da realidade é assimilada pelos estudantes de ciências agrárias (Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola) da UFPel.

Metodologia

Cada aluno deve fazer uma fotografia, imprimi-la em papel fotográfico (sem bordas brancas), cujas dimensões são 13x18 cm, afixando-a na folha modelo apresentada. Você deve fazer constar na folha, em letra tipo Times New Roman, tamanho 14, as seguintes informações: Título da foto, local a que se refere a foto (cidade, Estado), o seu nome (Autor), Curso e Semestre a que pertence. Além disso, deve escrever um pequeno texto ou justificativa (mínimo de 100 e máximo de 200 palavras), onde esclareça para o professor porque considera que esta imagem é representativa do que é o Rural. Deverá explicar, justificar e/ou argumentar as razões que o levaram a escolher essa ou aquela imagem para fotografar e representar o “seu rural”.

Resultados Esperados

Estabelecimento de um espaço de reflexão com os alunos e demais profissionais das ciências agrárias sobre a existência atual de diferentes atores sociais, de dinâmicas e atividades econômicas, bem como elementos que, por ventura, caracterizam o rural contemporâneo;
Se espera contribuir para a formação de profissionais das ciências agrárias através da ampliação da perspectiva sobre o rural enquanto espaço de trabalho e de vida, em que pese a necessidade de descontruir a visão convencional que associa esse âmbito ao cumprimento estrito da vocação agropecuária.
Construção de um acervo fotográfico sobre as representações dos estudantes das ciências sociais agrárias sobre o meio rural brasileiro de modo a servir de material didático para os semestres posteriores;
Montagem de uma exposição das fotos ao final de cada semestre no saguão da FAEM, compartilhando a visão dos educandos com os demais membros da comunidade universitária.

Indicadores, Metas e Resultados

Trata-se uma nova edição do projeto de ensino "O Rural em Imagens" para o ano de 2015. Acreditamos firmemente na relevância do projeto para o ensino da graduação, tendo em vista a complementação dos estudos através das percepções de cada um dos estudantes envolvidos, contribuindo, portanto, para a ampliação do processo de ensino-aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO JORGE AMARAL BEZERRA116/03/201521/12/2015
CARMEN JANAINA BATISTA MACHADO1
DAIANE ROSCHILDT SPERLING216/03/201521/12/2015
DANIELLE FARIAS DA SILVEIRA1
DECIO SOUZA COTRIM106/04/201514/12/2015
FABIANA DA SILVA ANDERSSON116/03/201521/12/2015
FERNANDA NOVO DA SILVA1
GERMANO EHLERT POLLNOW216/03/201521/12/2015
ISADORA LEITE ESCOSTEGUY216/03/201514/12/2015
JAQUELINE SGARBI SANTOS1
LUCIO ANDRE DE OLIVEIRA FERNANDES116/03/201521/12/2015
PAULO RIGATTO116/03/201521/12/2015
RENATA MENASCHE116/03/201521/12/2015
SHIRLEY GRAZIELI NASCIMENTO ALTEMBURG1
VOLNEI KRAUSE KOHLS116/03/201521/12/2015

Página gerada em 26/04/2024 20:50:56 (consulta levou 0.199846s)