Nome do Projeto
Apoio às atividades de ensino-aprendizagem das disciplinas de análise de alimentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2015 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Química, Física, Físico-Quím. Bioq. dos Ali. Mat. Primas Ali
Resumo
Sabe-se do importante papel do monitor nas atividades acadêmicas de ensino, especialmente pela possibilidade de organizar grupos de estudo, intermediar consultas extra classe ao professor, orientar a execução das atividades de rotina, bem como pelo imprescindível apoio ao professor no preparo e execução de aulas práticas e na realização de tarefas de apoio dentro de sua competência. Neste contexto, nas disciplinas de análise de alimentos oferecidas pelo CCQFA abrem-se muitos oportunidades para atuação de bolsistas. Além da real necessidade, considera-se também que este tipo de ação contribui com a formação do discente envolvido, entre outros fatores, por possibilitar exercitar seus conhecimentos, incentivar a postura autônoma e motivar o espírito de liderança, levando ao crescimento pessoal e acadêmico. Assim sendo, pretende-se com o presente projeto de ensino formalizar as ações de monitores ligados as disciplinas de análise de alimentos do CCQFA a fim de que resultem em avanços no processo de ensino-aprendizagem e em melhoras no rendimento dos acadêmicos.

Objetivo Geral

Coordenar as ações de monitores nas disciplinas de análise de alimentos do CCQFA visando auxilar os discentes em suas dificuldades, aprimorando o rendimento acadêmico, bem como oportunizando formas diversificadas de adquirir e treinar os conhecimentos.

Justificativa

O apoio às atividades de ensino das disciplinas de análise de alimentos do CCQFA fundamenta-se na expressiva demanda de trabalho destas disciplinas, tanto com as aulas práticas quanto atividades teórico-didáticas. Salienta-se que um mesmo monitor pode atender todas as disciplinas de caráter comum (Análise Instrumental, Análise Físico-Química de Alimentos, Análise de Matérias-Primas e Produtos Alimentícios, e Análise Físico-Química de Alimentos), portanto, fica evidente o expressivo número de alunos a serem atendidos, reforçando a necessidade do bolsista para auxiliar os professores envolvidos com as disciplinas supra citadas, visando sempre a melhora nas condições de aprendizagem e o ganho em rendimento por parte dos alunos.
Soma-se a justificativa a possibilidade de oportunizar aos discentes práticas didático-pedagógicas que aprimorem os conhecimentos e diversifiquem suas formas de atuação ao longo da formação acadêmica.

Metodologia

As principais estratégias para o desenvolvimento do projeto, com auxílio de monitor/bolsista serão as seguintes:
- Preparo de material adicional de estudo relacionado aos conteúdos de análise de alimentos;
- Realização de exercícios de fixação de conteúdos;
- Condução de grupos de estudo visando promover o debate dos assuntos abordados em sala de aula;
- Apoio no desenvolvimento de aulas práticas, com auxílio ao professor;
- Teste de metodologias práticas;
- Preparo de soluções e organização de laboratório para aulas práticas;
- Preparo de roteiros de aulas, impressão e reprodução de material.

Em todos os casos, o aluno monitor/bolsista contará com a orientação do professor responsável, recebendo as informações e o treinamento necessários para execução das tarefas que estejam sob sua competência.

Resultados Esperados

Espera-se que o presente projeto resulte em ganhos no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista o maior envolvimento dos alunos em atividades fora da sala de aula, bem como pelas possibilidades de atendimento às necessidades específicas e particulares dos discentes, em todos os caso resultando em ampliação do conhecimento e melhora de rendimento global.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA201/04/201529/12/2017
EDUARDA CAETANO PEIXOTO2011/05/201527/01/2017
LAURA DE VASCONCELOS COSTA822/05/201729/12/2017
RENATA PIRES DA SILVEIRA2011/05/201530/12/2016
RUI CARLOS ZAMBIAZI101/04/201529/12/2017

Página gerada em 23/04/2024 23:32:58 (consulta levou 0.026198s)