Nome do Projeto
Apoio às atividades de ensino-aprendizagem das disciplinas de análise de alimentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2015 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Química, Física, Físico-Quím. Bioq. dos Ali. Mat. Primas Ali
Resumo
Sabe-se do importante papel do monitor nas atividades acadêmicas de ensino, especialmente pela possibilidade de organizar grupos de estudo, intermediar consultas extra classe ao professor, orientar a execução das atividades de rotina, bem como pelo imprescindível apoio ao professor no preparo e execução de aulas práticas e na realização de tarefas de apoio dentro de sua competência. Neste contexto, nas disciplinas de análise de alimentos oferecidas pelo CCQFA abrem-se muitos oportunidades para atuação de bolsistas.
Além da real necessidade, considera-se também que este tipo de ação contribui com a formação do discente envolvido, entre outros fatores, por possibilitar exercitar seus conhecimentos, incentivar a postura autônoma e motivar o espírito de liderança, levando ao crescimento pessoal e acadêmico.
Assim sendo, pretende-se com o presente projeto de ensino formalizar as ações de monitores ligados as disciplinas de análise de alimentos do CCQFA a fim de que resultem em avanços no processo de ensino-aprendizagem e em melhoras no rendimento dos acadêmicos.
Objetivo Geral
Coordenar as ações de monitores nas disciplinas de análise de alimentos do CCQFA visando auxilar os discentes em suas dificuldades, aprimorando o rendimento acadêmico, bem como oportunizando formas diversificadas de adquirir e treinar os conhecimentos.
Justificativa
O apoio às atividades de ensino das disciplinas de análise de alimentos do CCQFA fundamenta-se na expressiva demanda de trabalho destas disciplinas, tanto com as aulas práticas quanto atividades teórico-didáticas. Salienta-se que um mesmo monitor pode atender todas as disciplinas de caráter comum (Análise Instrumental, Análise Físico-Química de Alimentos, Análise de Matérias-Primas e Produtos Alimentícios, e Análise Físico-Química de Alimentos), portanto, fica evidente o expressivo número de alunos a serem atendidos, reforçando a necessidade do bolsista para auxiliar os professores envolvidos com as disciplinas supra citadas, visando sempre a melhora nas condições de aprendizagem e o ganho em rendimento por parte dos alunos.
Soma-se a justificativa a possibilidade de oportunizar aos discentes práticas didático-pedagógicas que aprimorem os conhecimentos e diversifiquem suas formas de atuação ao longo da formação acadêmica.
Soma-se a justificativa a possibilidade de oportunizar aos discentes práticas didático-pedagógicas que aprimorem os conhecimentos e diversifiquem suas formas de atuação ao longo da formação acadêmica.
Metodologia
As principais estratégias para o desenvolvimento do projeto, com auxílio de monitor/bolsista serão as seguintes:
- Preparo de material adicional de estudo relacionado aos conteúdos de análise de alimentos;
- Realização de exercícios de fixação de conteúdos;
- Condução de grupos de estudo visando promover o debate dos assuntos abordados em sala de aula;
- Apoio no desenvolvimento de aulas práticas, com auxílio ao professor;
- Teste de metodologias práticas;
- Preparo de soluções e organização de laboratório para aulas práticas;
- Preparo de roteiros de aulas, impressão e reprodução de material.
Em todos os casos, o aluno monitor/bolsista contará com a orientação do professor responsável, recebendo as informações e o treinamento necessários para execução das tarefas que estejam sob sua competência.
- Preparo de material adicional de estudo relacionado aos conteúdos de análise de alimentos;
- Realização de exercícios de fixação de conteúdos;
- Condução de grupos de estudo visando promover o debate dos assuntos abordados em sala de aula;
- Apoio no desenvolvimento de aulas práticas, com auxílio ao professor;
- Teste de metodologias práticas;
- Preparo de soluções e organização de laboratório para aulas práticas;
- Preparo de roteiros de aulas, impressão e reprodução de material.
Em todos os casos, o aluno monitor/bolsista contará com a orientação do professor responsável, recebendo as informações e o treinamento necessários para execução das tarefas que estejam sob sua competência.
Resultados Esperados
Espera-se que o presente projeto resulte em ganhos no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista o maior envolvimento dos alunos em atividades fora da sala de aula, bem como pelas possibilidades de atendimento às necessidades específicas e particulares dos discentes, em todos os caso resultando em ampliação do conhecimento e melhora de rendimento global.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA | 2 | 01/04/2015 | 29/12/2017 |
EDUARDA CAETANO PEIXOTO | 20 | 11/05/2015 | 27/01/2017 |
LAURA DE VASCONCELOS COSTA | 8 | 22/05/2017 | 29/12/2017 |
RENATA PIRES DA SILVEIRA | 20 | 11/05/2015 | 30/12/2016 |
RUI CARLOS ZAMBIAZI | 1 | 01/04/2015 | 29/12/2017 |