Nome do Projeto
Desenvolvimento e debate de manejos produtivos e reprodutivos em bovinos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/03/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Resumo
A bovinocultura de corte e leite no estado do Rio Grande do Sul e no país desempenha uma importante função social e econômica junto a sociedade. Para o atendimento em diferentes demandas da cadeia de produção da carne e leite bovinos, é necessário o conhecimento técnico dos sistemas de produção pecuários, manejos específicos, a administração e gerenciamento de propriedades, além de aspectos específicos de manejos produtivos e reprodutivos em bovinos. Na UFPel são oferecidos três cursos de graduação os quais abordam aspectos relacionados à produção de bovinos (Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia). A realidade atual de ensino praticada nas universidades são aulas expositivas as quais visam muitas vezes somente a transmissão de informações que atualmente podem ser facilmente encontradas na internet. Com isso abre-se espaço para o debate e a ampliação de discussões referentes aos conteúdos abordados em sala de aula. Demonstrar na prática os conceitos e teorias abordados em aulas e assim auxiliar a fixação de importantes conteúdos para posterior utilização e relação aos demais obtidos em diversas áreas do conhecimento dos cursos de graduação.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades extra-classe e específicas em aula relacionadas aos diferentes manejos produtivos e reprodutivos de bovinos visando o maior aprimoramento dos tópicos abordados, bem como aumentar a aprendizagem dos mesmos através das ações propostas em formatos simulados e práticos relacionando-os com o mercado de trabalho e sistemas produtivos estudados.

Justificativa

A fixação, discussão criteriosa dos diversos conteúdos e aspectos ligados aos manejos produtivos e reprodutivos de bovinos são importantes tópicos a considerar no ensino de disciplinas correlatas em diferentes cursos de graduação da UFPel. Dentre as disciplinas destacam-se: Bovinocultura de corte (graduação em zootecnia, código 1430032), Zootecnia de Bovinos (graduação em veterinária, código 0240033), Sistemas de Produção de Ruminantes (graduação em agronomia, código 0240056), Bovinocultura de leite (graduação em zootecnia, código 1430033 ) Manejo Reprodutivo dos Animais Domésticos (graduação em zootecnia, código 1430015) e Melhoramento e Reprodução Animal (graduação em agronomia, código 0240055) além da disciplina do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Produção de Bovinos de Corte (código 0248056).
Assim, busca-se com a atual proposta de projeto de ensino relacionar todas as disciplinas citadas aprimorando e promovendo um amplo debate, auxiliando na formação dos discentes envolvidos, bem como o monitor envolvido através de ações em aulas práticas, propostas de trabalhos e criação de grupos de estudo e de projetos específicos de cada disciplina, além da formação continuada dos estudantes através da apresentação e proposta de relação de tópicos estudados e abordados na teoria com a prática vivenciada no campo.

Metodologia

Organizados em grupos de discentes, serão propostos exercícios de simulação de diferentes cenários de sistemas produtivos e reprodutivos de bovinos estimulado-se o desenvolvimento da capacidade crítica dos discentes através do reconhecimento de oportunidades de melhora nos manejos adotados, bem como potenciais ajustes que levarão a melhora dos índices de produtividade, como também incremento na produção dos sistemas.
A atividade se estenderá desde a 5ª semana de aula ou do momento de entrega dos dados simulados ao grupo, até a data ser definida para entrega das propostas escritas e posterior defesas públicas das mesmas (últimas aulas do semestre). Sendo assim os grupos terão no mínimo, onze e doze semanas para a conclusão das respectivas atividades, assim dando condições para que os discentes consolidem uma base de conhecimento para poder discutir e aplicar de forma prática seus conhecimentos.
A atuação de um monitor dentro da metodologia proposta consistirá no acompanhamento dos grupos, auxiliando na produção de material didático e de apoio às atividades executadas, participação das avaliações das disciplinas e dos trabalhos apresentados.
Será oportunizado a cada grupo de discente 15 minutos para a apresentação da proposta (com um máximo de tolerância de 5 minutos), para o desenvolvimento da atividade. Para promover melhor discussão dos temas e avaliação dos discentes, no momento da apresentação será convidado pelo menos um professor relacionado às temáticas da disciplina e um técnico (Zootecnista, Médico Veterinário, Agrônomo ou de áreas afins) profissional de campo, para junto com o professor regente e/ou professores colaboradores coordenar as atividades, discussões e arguições aos membros de cada grupo. As perguntas poderão ser formuladas individualmente ou para todo o grupo, sendo que a nota de cada aluno nesta modalidade será composta do desempenho do grupo na apresentação e proposição do trabalho e seu desempenho individual mediante as arguições promovidas pela banca. No dia da apresentação será cobrada a presença de TODOS os discentes matriculados na disciplina, onde poderá ocorrer formulação de perguntas específicas para os integrantes de outros grupos, mesmo que estes não estejam apresentando trabalho, podendo a resposta contar pontos para a totalização da nota final do trabalho do grupo
Desta forma, Será utilizada uma metodologia buscando desenvolver todos níveis de construção do saber através da completa imersão do discente nas atividades desenvolvidas de aprendizagem, ampliando assim seus conhecimentos e permitindo a aplicação direta das informações previamente obtidas em sala de aula construindo um valor holístico aos conhecimentos adquiridos previamente.

Resultados Esperados

Como resultados é esperado que cada discente desenvolva o seu senso crítico quanto a produção de bovinos de corte em diferentes sistemas, desenvolva habilidades específicas de planejamento, administração e monitoramento de índices e manejos de produção de bovinos de corte.
Cada discente deverá dominar não só os conteúdos programáticos, mas, também sua capacidade de interagir com a literatura disponível (nacional e internacional, incluindo outros idiomas), transigir sobre os conteúdos, verificar as limitações existentes na Instituição e comunidade para a resolução real de problemas e ainda desenvolver habilidades para superar estas dificuldades aprendendo a interagir com colegas, profissionais e outros recursos distintos daqueles oportunizados de forma passiva (transmissão) em sala de aula.
Além disso, com a atuação de monitores dentro das propostas de trabalho, auxiliando na escrita e proposição das mesmas, busca-se a formação destes no sentido do desenvolvimento de práticas de ensino e aprendizagem, envolvimento destes em meio as questões pertinentes ao desenvolvimento do saber.

Indicadores, Metas e Resultados

O atual projeto de ensino visa colaborar com pelo menos seis disciplinas da graduação oferecidas em três diferentes cursos da UFPel. Este apresenta além de professores ligados às áreas afins, a participação de uma técnica administrativa que possui formação em pedagogia, a qual tem participação na concepção da proposta e participará de forma ativa em todas as fases de execução e avaliação da mesma.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CASSIO CASSAL BRAUNER404/05/201531/03/2016
FLÁVIA PLUCANI DO AMARAL204/05/201531/03/2016
GABRIELA POWER TEIXEIRA DA SILVA204/05/201531/03/2016
LUCAS AUGUSTO GUSSO HASSE2004/05/201531/03/2016
LUCAS BALINHAS FARIAS204/05/201531/03/2016
NORMA ALESSANDRA DIAS BRAUNER204/05/201531/03/2016
RICARDO ZAMBARDA VAZ204/05/201531/03/2016
ROGERIO FOLHA BERMUDES204/05/201531/03/2016

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