Nome do Projeto
Plano de Monitoria Acadêmica nas disciplinas de Anatomia Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2015 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Anatomia Animal
Resumo
O estudo da Anatomia, desde a antiguidade, está baseado na utilização de cadáveres e é base para todas as graduações das ciências médicas e biológicas. Na Universidade Federal de Pelotas, as disciplinas de Anatomia são encargos do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia que oferece a algumas disciplinas ministradas junto a Faculdade de Medicina (Anatomia Humana) e outras (Anatomia dos Animais Domésticos I, Anatomia dos Animais Domésticos II e Anatomia dos Animais de Produção I e Anatomia dos Animais de Produção II), nos laboratórios 11 e 12, no prédio 24, do Instituto de Biologia, no Campus Capão do Leão. É de importância indubitável o fato de que o estudante precisa adquirir conhecimentos básicos no estudo da anatomia sistêmica, dos quais ele possa sobrepor e deduzir a visão de dependência a estrutura e a função dos sistemas orgânicos dos animais (KONIG & LIEBICH, 2002). Para este tipo de ensino é imprescindível a realização de aulas práticas em laboratórios que permitam a visualização das estruturas apresentadas nas aulas teóricas assim como atendimento aos questionamentos dos alunos. Os métodos de estudo atualmente empregados pelos docentes nas disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção incluem consulta de apontamentos realizados durante a exposição teórica, leitura de livro texto, consulta em Atlas e visualização dos conteúdos em peças anatômicas fixadas em formol ou criodesidratadas nas aulas práticas. Entretanto, a logística que temos hoje na UFPel não comporta este atendimento como desejado, havendo superlotação em aulas práticas e atraso nas demonstrações práticas. Tais deficiências nos últimos anos têm sido acentuadas devido ao aumento do número de matrículas devido o REUNI e SISU e medidas paliativas como o apoio em discentes monitores, vem sendo aplicadas para minimizar o problema.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo solicitar bolsas de monitoria para o atendimento junto as Disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos e, Anatomia dos Animais de Produção, oferecidas semestralmente aos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia desta universidade. Salientamos que temos em média 35 alunos por professor em aulas práticas o que torna pouco eficiente o processo de ensino.
As disciplinas Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção são ofertadas nos primeiros anos dos cursos de graduação em medicina veterinária e zootecnia na Universidade Federal de Pelotas. Independente do modo como ocorre o estudo da disciplina, seja por dissecações de peças ou o estudo em peças previamente dissecadas formolizadas ou criodesidratadas (TURNEY, 2007; GRKOVIC et al., 2009), fazem parte do corpo de conhecimento desta disciplina tópicos relacionados à descrição, localização, reconhecimento e correlação de parte do corpo (GRKOVIC et al., 2009). Por ser uma disciplina básica, o conteúdo programático pode sofrer enfoques circunstanciais em algumas unidades de conhecimento, o qual busca privilegiar a formação específica e técnica dos diferentes cursos.
No laboratório de anatomia, os horários não utilizados em aulas-práticas pelos professores são disponibilizados a grupos de alunos para revisão de conteúdos estudados. No caso específico deste estudo, a carência de auxílio a estes grupos subvaloriza o ambiente e os recursos didáticos fornecidos pela instituição de ensino. Programas de monitoria são atividades complementares que oportunizam os estudantes a vivência diferenciada das questões educacionais.
O presente projeto de ensino busca revelar a importância da atividade de monitoria para a vida dos acadêmicos matriculados no componente curricular bem como para os monitores.

Justificativa

A Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I e Anatomia dos Animais Domésticos II atende hoje o curso de Medicina Veterinária, sendo dividida em dois semestres cada uma. O mesmo ocorre com a Disciplina de Anatomia dos Animais de Produção I e Anatomia dos Animais de Produção II que é oferecida ao curso de Zootecnia. Estas disciplinas contam com 3 professores e um técnico laboratorialista que atendem aproximadamente 600 alunos matriculados/ano com carga horária prática de 816h/aula anuais.
Nas aulas práticas, devido ao grande número de alunos por turma no laboratório, os monitores são de fundamental importância para que todos os alunos que cursam a disciplina sejam atendidos em suas dúvidas, quanto às estruturas a serem identificadas , bem como na dissecação, desta forma aprimorando o conhecimento dos monitores e satisfazendo às necessidades dos novos alunos. Os monitores na disciplina de anatomia dos animais de produção e anatomia dos animais domésticos, desempenham atividades fundamentais e relevantes para que a disciplina possa exercer suas aulas práticas de modo eficaz.
O exercício da monitoria-acadêmica é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos-monitorados (ASSIS et al., 2006; CARDOSO e DE ARAÚJO, 2008). Esta atividade complementar foi oficialmente instituída no Brasil no art. 41 da Lei n.º 5.540/68 (ASSIS et al., 2006; BORSATTO et al., 2006) e ratificada no art. 84 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), chamada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Metodologia

Considerando o numero médio de 30 alunos por professor nas aulas práticas, há necessidade de 2 monitores que atendam as disciplinas de anatomia dos animais domésticos I, anatomia dos animais domésticos II, anatomia dos animais de produção I e anatomia dos animais de produção II.
No processo seletivo será levado em consideração a disponibilidade de tempo, fora os horários de aula, para assumir carga horária semanal de 12h, o qual deverá ser livremente distribuída entre auxílio ao professor nas aulas práticas e nas avaliações durante o semestre, auxílio aos alunos-monitorados com revisões do conteúdo prático, preparação de peças anatômicas, dissecação de órgãos e cadáveres animais para as aulas práticas e outras atividades inerentes do laboratório.
O processo seletivo será constituído por duas etapas: prova teórico-prática de conhecimento específico e entrevista. A prova de conhecimento específico será elaborada com questões objetivas e discursivas. A entrevista servirá para avaliar o perfil do aluno perante o cargo para o qual se candidata.

Resultados Esperados

A participação de alunos-monitores nas aulas práticas dos professores e nas revisões programadas, onde o monitor identifica, descreve, orienta e contextualiza a estrutura anatômica é uma excelente oportunidade que o monitor tem para rever assuntos e empregar sobre os mesmos outras impressões, agregar valores e intervenções didáticas. O incentivo ao magistério superior é uma função inerente da monitoria (BORSATTO et al., 2006; SANTOS, BOSCAINO e PAVÃO, 2006) e não poderia ser experienciado de outra forma que não pela criação de oportunidades para que o monitor ministre aulas-teóricas e/ou práticas supervisionadas.

Indicadores, Metas e Resultados

No ambiente universitário a Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção possibilitam a relação teoria e prática como elementos complementares e tem a finalidade de proporcionar ao estudante o conhecimento da estrutura anatômica, seu funcionamento, organização dos sistemas orgânicos que compõem o organismo. Nesse sentido, as aulas práticas são essenciais aos cursos das áreas da saúde e ciências agrárias e considerando que o estudo para fixação da aprendizagem é necessário e deve ocorrer em ambiente de laboratório torna-se essencial a presença de monitores de anatomia para dar o suporte necessário aos estudantes. Os monitores são ex-alunos da anatomia animal que possuem desempenho acadêmico de excelência neste componente curricular, disponibilidade de tempo para a atividade e que são aprovados em processo seletivo para a seleção de monitores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE615/04/201509/12/2016
GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI2015/04/201516/12/2016
LYGIA MARIA DE ALMEIDA815/04/201509/12/2016
SAMANTHA KAUFMANN MATTOS2015/04/201516/12/2016

Página gerada em 08/05/2024 16:27:04 (consulta levou 0.065165s)