Nome do Projeto
Plano de Monitoria Acadêmica nas disciplinas de Anatomia Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2015 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Anatomia Animal
Resumo
O estudo da Anatomia, desde a antiguidade, está baseado na utilização de cadáveres e é base para todas as graduações das ciências médicas e biológicas. Na Universidade Federal de Pelotas, as disciplinas de Anatomia são encargos do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia que oferece a algumas disciplinas ministradas junto a Faculdade de Medicina (Anatomia Humana) e outras (Anatomia dos Animais Domésticos I, Anatomia dos Animais Domésticos II e Anatomia dos Animais de Produção I e Anatomia dos Animais de Produção II), nos laboratórios 11 e 12, no prédio 24, do Instituto de Biologia, no Campus Capão do Leão. É de importância indubitável o fato de que o estudante precisa adquirir conhecimentos básicos no estudo da anatomia sistêmica, dos quais ele possa sobrepor e deduzir a visão de dependência a estrutura e a função dos sistemas orgânicos dos animais (KONIG & LIEBICH, 2002). Para este tipo de ensino é imprescindível a realização de aulas práticas em laboratórios que permitam a visualização das estruturas apresentadas nas aulas teóricas assim como atendimento aos questionamentos dos alunos. Os métodos de estudo atualmente empregados pelos docentes nas disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção incluem consulta de apontamentos realizados durante a exposição teórica, leitura de livro texto, consulta em Atlas e visualização dos conteúdos em peças anatômicas fixadas em formol ou criodesidratadas nas aulas práticas. Entretanto, a logística que temos hoje na UFPel não comporta este atendimento como desejado, havendo superlotação em aulas práticas e atraso nas demonstrações práticas. Tais deficiências nos últimos anos têm sido acentuadas devido ao aumento do número de matrículas devido o REUNI e SISU e medidas paliativas como o apoio em discentes monitores, vem sendo aplicadas para minimizar o problema.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo solicitar bolsas de monitoria para o atendimento junto as Disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos e, Anatomia dos Animais de Produção, oferecidas semestralmente aos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia desta universidade. Salientamos que temos em média 35 alunos por professor em aulas práticas o que torna pouco eficiente o processo de ensino.
As disciplinas Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção são ofertadas nos primeiros anos dos cursos de graduação em medicina veterinária e zootecnia na Universidade Federal de Pelotas. Independente do modo como ocorre o estudo da disciplina, seja por dissecações de peças ou o estudo em peças previamente dissecadas formolizadas ou criodesidratadas (TURNEY, 2007; GRKOVIC et al., 2009), fazem parte do corpo de conhecimento desta disciplina tópicos relacionados à descrição, localização, reconhecimento e correlação de parte do corpo (GRKOVIC et al., 2009). Por ser uma disciplina básica, o conteúdo programático pode sofrer enfoques circunstanciais em algumas unidades de conhecimento, o qual busca privilegiar a formação específica e técnica dos diferentes cursos.
No laboratório de anatomia, os horários não utilizados em aulas-práticas pelos professores são disponibilizados a grupos de alunos para revisão de conteúdos estudados. No caso específico deste estudo, a carência de auxílio a estes grupos subvaloriza o ambiente e os recursos didáticos fornecidos pela instituição de ensino. Programas de monitoria são atividades complementares que oportunizam os estudantes a vivência diferenciada das questões educacionais.
O presente projeto de ensino busca revelar a importância da atividade de monitoria para a vida dos acadêmicos matriculados no componente curricular bem como para os monitores.
As disciplinas Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção são ofertadas nos primeiros anos dos cursos de graduação em medicina veterinária e zootecnia na Universidade Federal de Pelotas. Independente do modo como ocorre o estudo da disciplina, seja por dissecações de peças ou o estudo em peças previamente dissecadas formolizadas ou criodesidratadas (TURNEY, 2007; GRKOVIC et al., 2009), fazem parte do corpo de conhecimento desta disciplina tópicos relacionados à descrição, localização, reconhecimento e correlação de parte do corpo (GRKOVIC et al., 2009). Por ser uma disciplina básica, o conteúdo programático pode sofrer enfoques circunstanciais em algumas unidades de conhecimento, o qual busca privilegiar a formação específica e técnica dos diferentes cursos.
No laboratório de anatomia, os horários não utilizados em aulas-práticas pelos professores são disponibilizados a grupos de alunos para revisão de conteúdos estudados. No caso específico deste estudo, a carência de auxílio a estes grupos subvaloriza o ambiente e os recursos didáticos fornecidos pela instituição de ensino. Programas de monitoria são atividades complementares que oportunizam os estudantes a vivência diferenciada das questões educacionais.
O presente projeto de ensino busca revelar a importância da atividade de monitoria para a vida dos acadêmicos matriculados no componente curricular bem como para os monitores.
Justificativa
A Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos I e Anatomia dos Animais Domésticos II atende hoje o curso de Medicina Veterinária, sendo dividida em dois semestres cada uma. O mesmo ocorre com a Disciplina de Anatomia dos Animais de Produção I e Anatomia dos Animais de Produção II que é oferecida ao curso de Zootecnia. Estas disciplinas contam com 3 professores e um técnico laboratorialista que atendem aproximadamente 600 alunos matriculados/ano com carga horária prática de 816h/aula anuais.
Nas aulas práticas, devido ao grande número de alunos por turma no laboratório, os monitores são de fundamental importância para que todos os alunos que cursam a disciplina sejam atendidos em suas dúvidas, quanto às estruturas a serem identificadas , bem como na dissecação, desta forma aprimorando o conhecimento dos monitores e satisfazendo às necessidades dos novos alunos. Os monitores na disciplina de anatomia dos animais de produção e anatomia dos animais domésticos, desempenham atividades fundamentais e relevantes para que a disciplina possa exercer suas aulas práticas de modo eficaz.
O exercício da monitoria-acadêmica é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos-monitorados (ASSIS et al., 2006; CARDOSO e DE ARAÚJO, 2008). Esta atividade complementar foi oficialmente instituída no Brasil no art. 41 da Lei n.º 5.540/68 (ASSIS et al., 2006; BORSATTO et al., 2006) e ratificada no art. 84 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), chamada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Nas aulas práticas, devido ao grande número de alunos por turma no laboratório, os monitores são de fundamental importância para que todos os alunos que cursam a disciplina sejam atendidos em suas dúvidas, quanto às estruturas a serem identificadas , bem como na dissecação, desta forma aprimorando o conhecimento dos monitores e satisfazendo às necessidades dos novos alunos. Os monitores na disciplina de anatomia dos animais de produção e anatomia dos animais domésticos, desempenham atividades fundamentais e relevantes para que a disciplina possa exercer suas aulas práticas de modo eficaz.
O exercício da monitoria-acadêmica é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos-monitorados (ASSIS et al., 2006; CARDOSO e DE ARAÚJO, 2008). Esta atividade complementar foi oficialmente instituída no Brasil no art. 41 da Lei n.º 5.540/68 (ASSIS et al., 2006; BORSATTO et al., 2006) e ratificada no art. 84 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (BRASIL, 1996), chamada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Metodologia
Considerando o numero médio de 30 alunos por professor nas aulas práticas, há necessidade de 2 monitores que atendam as disciplinas de anatomia dos animais domésticos I, anatomia dos animais domésticos II, anatomia dos animais de produção I e anatomia dos animais de produção II.
No processo seletivo será levado em consideração a disponibilidade de tempo, fora os horários de aula, para assumir carga horária semanal de 12h, o qual deverá ser livremente distribuída entre auxílio ao professor nas aulas práticas e nas avaliações durante o semestre, auxílio aos alunos-monitorados com revisões do conteúdo prático, preparação de peças anatômicas, dissecação de órgãos e cadáveres animais para as aulas práticas e outras atividades inerentes do laboratório.
O processo seletivo será constituído por duas etapas: prova teórico-prática de conhecimento específico e entrevista. A prova de conhecimento específico será elaborada com questões objetivas e discursivas. A entrevista servirá para avaliar o perfil do aluno perante o cargo para o qual se candidata.
No processo seletivo será levado em consideração a disponibilidade de tempo, fora os horários de aula, para assumir carga horária semanal de 12h, o qual deverá ser livremente distribuída entre auxílio ao professor nas aulas práticas e nas avaliações durante o semestre, auxílio aos alunos-monitorados com revisões do conteúdo prático, preparação de peças anatômicas, dissecação de órgãos e cadáveres animais para as aulas práticas e outras atividades inerentes do laboratório.
O processo seletivo será constituído por duas etapas: prova teórico-prática de conhecimento específico e entrevista. A prova de conhecimento específico será elaborada com questões objetivas e discursivas. A entrevista servirá para avaliar o perfil do aluno perante o cargo para o qual se candidata.
Resultados Esperados
A participação de alunos-monitores nas aulas práticas dos professores e nas revisões programadas, onde o monitor identifica, descreve, orienta e contextualiza a estrutura anatômica é uma excelente oportunidade que o monitor tem para rever assuntos e empregar sobre os mesmos outras impressões, agregar valores e intervenções didáticas. O incentivo ao magistério superior é uma função inerente da monitoria (BORSATTO et al., 2006; SANTOS, BOSCAINO e PAVÃO, 2006) e não poderia ser experienciado de outra forma que não pela criação de oportunidades para que o monitor ministre aulas-teóricas e/ou práticas supervisionadas.
Indicadores, Metas e Resultados
No ambiente universitário a Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção possibilitam a relação teoria e prática como elementos complementares e tem a finalidade de proporcionar ao estudante o conhecimento da estrutura anatômica, seu funcionamento, organização dos sistemas orgânicos que compõem o organismo. Nesse sentido, as aulas práticas são essenciais aos cursos das áreas da saúde e ciências agrárias e considerando que o estudo para fixação da aprendizagem é necessário e deve ocorrer em ambiente de laboratório torna-se essencial a presença de monitores de anatomia para dar o suporte necessário aos estudantes. Os monitores são ex-alunos da anatomia animal que possuem desempenho acadêmico de excelência neste componente curricular, disponibilidade de tempo para a atividade e que são aprovados em processo seletivo para a seleção de monitores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE | 6 | 15/04/2015 | 09/12/2016 |
GINO LUIGI BONILLA LEMOS PIZZI | 20 | 15/04/2015 | 16/12/2016 |
LYGIA MARIA DE ALMEIDA | 8 | 15/04/2015 | 09/12/2016 |
SAMANTHA KAUFMANN MATTOS | 20 | 15/04/2015 | 16/12/2016 |