Nome do Projeto
Galton - Projeto de Apoio Pedagógico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/03/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística/DME oferta disciplinas de formação básica e profissional a 28 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Destes, 13 pertencem a área de Ciência Exatas, 6 as Ciências Agrárias, 6 as Ciências Humanas e 3 as Ciências Biológicas. Para atender a demanda de 8.671 vagas ofertadas em 2014, o DME contou com atuação de 40 professores efetivos e 5 temporários, embora outros 4 estivessem afastados para qualificação. Além disso, anualmente o Departamento pleiteia um número expressivo de bolsas de monitoria junto a Pró-reitoria de Graduação/PRG, buscando, principalmente, auxiliar a atividade docente em suas práticas pedagógicas. Em 2014, foram preenchidas 14 dentre as 17 vagas disponibilizadas. Isso em razão da baixa procura por bolsas de demanda social, destinadas aos discentes em situação de vulnerabilidade, conforme critérios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE. Desde o início de sua normatização e implementação, as atividades de monitoria vem se consolidando nas universidades brasileiras como importante recurso para melhoria dos processos de ensino/aprendizagem, além de contribuir para a inserção em atividade de ensino, pesquisa e extensão (DANTAS, 2014). Desse modo, suas práticas propiciam a formação crítica na graduação, oportunizando atividades acadêmicas curriculares que complementem a formação profissional dos discentes (SANTOS; LINS, 2007).

Objetivo Geral

Contribuir para o aprimoramento e qualidade dos cursos de graduação que contenham em seus projetos pedagógicos disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME.

Justificativa

Tendo em vista os índices de reprovação e abandono (infrequência e trancamento) em disciplinas das áreas de Matemática e Estatística de Instituições de Ensino Superior, não apenas na UFPel, torna-se necessária uma reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem, bem como a oferta e manutenção de atividades de monitoria.

Metodologia

Segue a relação de professores que participarão como orientadores dos bolsistas de monitoria:
SIAPE Nome EDG Número de bolsista*
3207961 Ana Rita de Assumpção Mazzini 4 1
1967101 Marco André Paldês da Costa 8 2
1574450 Giselda Maria Pereira 4 1
EDG: Encargos didáticos (créditos) mínimos na graduação.
*Relação de 1 monitor para grupos de 45 alunos, número esse estimado considerando a média de alunos por turma em 2014, em disciplinas do DME na área de Estatística.

Serão atribuições do(s) monitor(es):
- Organizar e coordenar grupos de estudo;
- Auxiliar a professor orientador na preparação de materiais de apoio às práticas pedagógicas;
- Elencar as principais dificuldades apresentadas pelos discentes no acompanhamento do conteúdo programático previsto na caracterização das disciplinas;
- Registrar a frequência de procura dos discentes pelas atividades de monitoria.

Serão atribuições do(s) orientador(es):
- Coordenador as atividades de monitoria;
- Preencher a planilha de aproveitamento das turmas beneficiadas pela iniciativa.

Serão atribuições do(s) colaborador(es):
- Auxiliar na elaboração de materiais de apoio às práticas pedagógicas;
- Auxiliar a elaboração das planilhas de aproveitamento das turmas beneficiadas pela iniciativa;
- Propor ajustes na proposta de trabalho, tendo em vista a continuidade (prorrogação) do projeto de ensino.

Serão atribuições do coordenador:
- Coordenar as ações da equipe de trabalho;
- Elaborar a planilha de aproveitamento das turmas beneficiadas pela iniciativa;
- Elaborar relatório final do projeto nos padrões da Pró-Reitoria de Graduação/UFPel.

Segue abaixo a relação de disciplinas ofertadas pelo DME poderão ser beneficiadas pelo projeto proposto:
Código Disciplina VO(NT)*
0100228 Estatística Descritiva 250 (5)
0100226 Estatística Básica 618 (14)
0100265 Bioestatística 400 (9)
Total 1268 (28)
*VO: Vagas ofertadas em 2014; NT: Número de turmas em 2014.

Segue abaixo a relação de cursos de graduação (Código) atendidos pelo DME poderão ser beneficiadas pelo projeto proposto:
Administração - Bacharelado (Diurno: 4510, Noturno: 4520)
Ciências Sociais – Bacharelado (3210)
Geografia – Bacharelado (3110)
Turismo (4700)
Agronomia (100)
Meteorologia (1800)
Zootecnia (5800)
Química de Alimentos (4300)
Química – Bacharelado (4410)
Química – Licenciatura (4420)
Química Industrial (4440)
Engenharia de Materiais (6100)
Curso Superior de Tecnologia de Alimentos (5570)
Medicina Veterinária (500)
Ciências Biológicas – Bacharelado (4110)
Ciências Biológicas – Licenciatura (4120)
Farmácia (7100)

Resultados Esperados

São resultados esperados ao final do projeto proposto:
- identificação das principais dificuldades dos discentes no processo de aprendizagem;
- aprimoramento do processo de ensino/aprendizagem em disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME;
- elaboração de materiais de apoio para auxiliar práticas pedagógicas nas disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME.

São impactos esperados ao final do projeto proposto:
- despertar maior interesse dos discentes de graduação em exercer atividades de monitoria;
- melhoria das condições de estudo dos discentes de graduação;
- melhor preparação destes discentes para o estudo de disciplinas do ciclo profissional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINI304/05/201531/03/2016
ANGÉLICA APARECIDA LIANDRO PINHEIRO2011/05/201531/12/2015
GISELDA MARIA PEREIRA304/05/201531/03/2016
GUSTAVO SESSA FIALHO304/05/201531/03/2016
MARCO ANDRE PALDES DA COSTA604/05/201531/03/2016
RODRIGO TEIXEIRA DUARTE2011/05/201531/12/2015
ROGERIO COSTA CAMPOS304/05/201531/03/2016

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