Nome do Projeto
Galton - Projeto de Apoio Pedagógico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 31/03/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística
Resumo
Atualmente o Departamento de Matemática e Estatística/DME oferta disciplinas de formação básica e profissional a 28 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Destes, 13 pertencem a área de Ciência Exatas, 6 as Ciências Agrárias, 6 as Ciências Humanas e 3 as Ciências Biológicas. Para atender a demanda de 8.671 vagas ofertadas em 2014, o DME contou com atuação de 40 professores efetivos e 5 temporários, embora outros 4 estivessem afastados para qualificação. Além disso, anualmente o Departamento pleiteia um número expressivo de bolsas de monitoria junto a Pró-reitoria de Graduação/PRG, buscando, principalmente, auxiliar a atividade docente em suas práticas pedagógicas. Em 2014, foram preenchidas 14 dentre as 17 vagas disponibilizadas. Isso em razão da baixa procura por bolsas de demanda social, destinadas aos discentes em situação de vulnerabilidade, conforme critérios da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis/PRAE.
Desde o início de sua normatização e implementação, as atividades de monitoria vem se consolidando nas universidades brasileiras como importante recurso para melhoria dos processos de ensino/aprendizagem, além de contribuir para a inserção em atividade de ensino, pesquisa e extensão (DANTAS, 2014). Desse modo, suas práticas propiciam a formação crítica na graduação, oportunizando atividades acadêmicas curriculares que complementem a formação profissional dos discentes (SANTOS; LINS, 2007).
Objetivo Geral
Contribuir para o aprimoramento e qualidade dos cursos de graduação que contenham em seus projetos pedagógicos disciplinas da área de Estatística, ofertadas pelo DME.