Nome do Projeto
Genética na Prática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Genética
Resumo
O projeto GENÉTICA NA PRÁTICA surgiu da necessidade de proporcionar ao aluno a possibilidade de relacionar o conteúdo teórico das disciplinas de genética com a vida prática cotidiana e profissional, além de facilitar a compreensão de conceitos abstratos oriundos destas aulas teóricas. Assim, o objetivo do presente projeto é de desenvolver e aprimorar as aulas práticas nas áreas da genética que possam ser utilizadas em disciplinas de vários cursos da UFPel. O Projeto visa essencialmente o ensino de alunos de graduação, não obstante que poderá qualificar monitores acadêmicos que, além de serem beneficiados com experiência didática, poderão auxiliar no planejamento, otimização e preparação das aulas a serem ministradas. Além disso, o material produzido pelas aulas práticas poderão se tornar fontes de dados e informações para elaboração de projetos e artigos científicos da área, visto que que os assuntos teóricos a serem abordados nas práticas serão estudos cromossômicos, padrões de herança e mutagênese, muitas vezes, com material biológico novo e exclusivo em cada aula. Com o acúmulo de material didático-prático proporcionado pelo projeto, este também poderia servir como alavanca para futuros projetos de extensão visando o ensino nas comunidades e escolas. Assim, esse projeto foi elaborado de maneira a ser versátil o suficiente, para não só contemplar a parte de ensino, mas também as áreas de pesquisa e extensão.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto GENÉTICA NA PRÁTICA é diversificar, otimizar e estabelecer as atividades práticas das disciplinas de Genética de cursos da UFPel, promovendo maior compreensão dos conceitos genéticos e habilitando os acadêmicos na realização de trabalhos na área.

Justificativa

Na Genética Clássica, citogenética, e mutagênese os conceitos aprendidos em sala de aula parecem insuficientes para a real relação com as atividades diárias cotidianas e profissionais necessárias para a boa formação dos alunos de graduação de diversas áreas. Mesmo que a importância e as aplicações práticas do conteúdo na atividade profissional sejam abordadas e reforçadas teoricamente em sala de aula, os acadêmicos necessitam de demonstrações práticas e observações dos fatos e fenômenos de modo a facilitar e solidificar a verdadeira relação da abordagem genética com a rotina diária e profissional, que abrange estudos das áreas médicas, ecológicas, taxonômicas e evolutivas.
As atividades práticas vem no sentido de aproximar os acadêmicos da graduação das possibilidades de trabalho habilitando-os em técnicas de Genética Clássica, citogenética e mutagênese. Em outra instância, a pouca compreensão dos conceitos genéticos pelos acadêmicos vem a dificultar sua formação, já que são conceitos importantes em outras disciplinas do curso, ao mesmo tempo que formamos profissionais com poucas habilidades na áreas.

Metodologia


1) Número Cromossômico
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas na prática “Número cromossômico” envolvem o preparo de soluções e corantes, preparo de material biológico, preparo de lâminas de diferentes organismos, manipulação de microscópios, preparação de lâminas permanentes e lâmina ponto. O objetivo principal é mostrar as diferenças no número cromossômico entre espécies.

2) Alteração Cromossômica estrutural: inversão
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas na atividade prática “Alteração Cromossômica estrutural: inversão”envolvem a coleta de drosófilas, manutenção das linhagens, preparo de soluções, preparo de lâmina, observação das lâminas, preparação de lâminas permanentes e lâminas ponto. O objetivo principal é o reconhecimento das inversões em cromossomos politênicos de algumas populações de Drosophila.
3) Cromossomos politênicos
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas serão manter estoque de drosófila, preparar soluções, preparar lâminas de glândula salivar de larva, manuseio do microscópio, preparação de lâminas permanentes e lâminas ponto.
4) Bandeamento cromossômico
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas na atividade prática “Bandeamento cromossômico” serão preparação de soluções, lâminas, manuseio do microscópio, preparação de lâminas permanentes e lâminas ponto.
5) Divisão celular
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas na atividade prática “Divisão celular” serão preparar soluções, selecionar organismos para o preparo de mitose e meiose (a exemplo de raiz de cebola, gônadas de grilos, gônadas de barata), manuseio do microscópio e, preparação de lâminas permanentes e lâminas ponto. O principal objetivo é identificar as fases da divisão
6) Corpúsculo de Barr
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas na atividade prática “Corpúsculo de Barr” serão preparar soluções, preparar lâmina com células da mucosa oral, manuseio do microscópio e preparação de lâminas permanentes e lâminas ponto. O principal objetivo é identificar o corpúsculo de Barr.
7) Mutagênese
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas na atividade prática “Mutagênese” serão preparar soluções, preparar lâmina de raiz de cebola crescida em potenciais soluções mutagênicas, manuseio do microscópio, e preparação de lâminas permanentes e lâminas ponto. Os principais objetivos serão identificar micronúcleos, pontes citoplasmática, cromossomos em anel, pontos de fragilidade cromossômica, cromossomos dicêntricos ou acêntricos eanáfases anormais.
8) Padrões de herança
As principais habilidades técnicas a serem adquiridas na atividade prática “Padrões de herança” serão manter os estoques selvagem e mutantes de Drosophila melanogaster, realizar os cruzamentos entre os mutantes e selvagem de forma recíproca, verificar os fenótipos das gerações, deduzir padrão de herança e realizar teste estatístico. Para o cruzamento teste, deverá criar as linhagens heterozigotas que serão usadas em aula prática.

Considerando que todas estas práticas deverão ser, não apenas mostradas, mas feitas pelos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas durante as aulas práticas, o monitor deverá providenciar a disponibilidade de soluções e material para a realização da técnica em aula, sendo o material por ele desenvolvido, um demonstrativo àqueles que não conseguiram observar o que era pretendido. Quando possível, o monitor deverá estar presente nas aulas práticas para auxiliar os professores e acadêmicos.
As práticas deverão ser otimizadas pelo monitor o qual também será incentivado a testar novos protocolos e a utilização de diferentes organismos.
Todos os conceitos associados às práticas deverão ser estudados pelo monitor, sob orientação dos professores proponentes do projeto. Por fim, deste projeto de ensino, deverá ser gerado um Caderno de Práticas, a ser disponibilizado a professores e acadêmicos das disciplinas de Genética.

Resultados Esperados

Em primeira instância, espera-se uma aumento das aprovações nas disciplinas de Genética dos cursos da UFPel, sendo eles, Ciências Biológicas, Odontologia, Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia, Veterinária, Agronomia. Estas aprovações devem vir, pela melhor compreensão de conceitos de genética que agora passarão a ser trabalhados na teoria e na prática. Ao mesmo tempo, o material desenvolvido no projeto GENÉTICA NA PRÁTICA poderá ser explorado em cursos extensionistas, levando a uma aproximação da Universidade com a comunidade. Espera-se observar um aumento de acadêmicos envolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão de genética e, a médio prazo, uma qualificação dos Cursos da UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO MIGUEL MOREIRA MARTINS201/05/201523/12/2016
DANIELE DA SILVA DE SOUZA1202/05/201615/07/2016
DANIELE DA SILVA DE SOUZA2001/05/201530/12/2015
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA401/05/201523/12/2016
JULIANA CORDEIRO401/05/201523/12/2016
MARINDIA DEPRA401/02/201631/03/2016
MONICA LANER BLAUTH401/05/201523/12/2016
YASMIN ABELAIRA SILVEIRA2015/07/201616/12/2016

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