Nome do Projeto
Grupo de estudo e pesquisa em treinamento esportivo e desempenho físico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/04/2015 - 24/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico (GEPETED) tem seu cadastro regular no diretório de grupos do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456223823424170), desde 03 de dezembro de 2010.
O GEPETED tem como líder o Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio, é composto por profissionais de diferentes formações, preferencialmente já detentores de experiência em atividades referentes à Educação Física e Esporte, e discentes de diferentes áreas e níveis acadêmicos. O grupo consiste em estratégia de formação de recursos humanos para pesquisa e trabalho solidário em investigação científica. Operacionaliza-se a partir de bases voluntárias e vínculos institucionais, incentiva o apoio de "fundos de financiamento" e bolsas por instituições de fomento e reconhece o entusiasmo e a decisão pessoal e coletiva como elementos fundamentais na direção do compromisso assumido como seu valor maior.
Objetivo Geral
Fomentar a capacitação de recursos humanos em Educação Física e Ciências do Esporte, com foco na formação científica.
Justificativa
A ESEF/UFPel tem aproximadamente 500 alunos de graduação, além de apresentar cursos regulares de especialização em Educação Física Escolar, mestrado acadêmico em Educação Física e, desde 20114, conta com o curso de doutorado em Educação Física.
Neste sentido, o GEPETED está a serviço da comunidade acadêmica com vistas a elevar a interlocução entre a Universidade e a comunidade que consome de diferentes modos o conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.
O trabalho de cada membro do grupo, independente do nível ou intensidade de vínculo, é pautado por seu desenvolvimento em planos distintos e complementares:
1 - O primeiro se dá na relação direta com o orientador e consiste no processo de concepção, formulação, implementação, avaliação e redação de projeto específico de pesquisa, prioritariamente de Planos de Estudos Individuais, Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Relatórios de atividades de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado (Tese de titulação acadêmica), não-passível de execução dissociada do teor do item 2. Trata-se da profilaxia do treinamento em um só projeto individual, e outro coletivo, sob demanda contextual.
2 - As gestões colegiadas, balizadas por reuniões semanais, são ordinárias e necessariamente executadas para todos os membros do Grupo e, no fundamental, compreendem a execução de atuações atribuídas para melhor dinâmica coletiva.
3 - Ademais, reconhece-se como altamente desejável que cada um dos membros, minimamente uma vez por ano, encarregue-se da coordenação de uma comunicação em congresso e/ou trabalho em periódico corrente, inserido no Qualis da Capes ou com fator de impacto conhecido.
Neste sentido, o GEPETED está a serviço da comunidade acadêmica com vistas a elevar a interlocução entre a Universidade e a comunidade que consome de diferentes modos o conhecimento produzido no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.
O trabalho de cada membro do grupo, independente do nível ou intensidade de vínculo, é pautado por seu desenvolvimento em planos distintos e complementares:
1 - O primeiro se dá na relação direta com o orientador e consiste no processo de concepção, formulação, implementação, avaliação e redação de projeto específico de pesquisa, prioritariamente de Planos de Estudos Individuais, Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Relatórios de atividades de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado (Tese de titulação acadêmica), não-passível de execução dissociada do teor do item 2. Trata-se da profilaxia do treinamento em um só projeto individual, e outro coletivo, sob demanda contextual.
2 - As gestões colegiadas, balizadas por reuniões semanais, são ordinárias e necessariamente executadas para todos os membros do Grupo e, no fundamental, compreendem a execução de atuações atribuídas para melhor dinâmica coletiva.
3 - Ademais, reconhece-se como altamente desejável que cada um dos membros, minimamente uma vez por ano, encarregue-se da coordenação de uma comunicação em congresso e/ou trabalho em periódico corrente, inserido no Qualis da Capes ou com fator de impacto conhecido.
Metodologia
As atividades do GEPETED são balizadas e iniciadas a partir de reuniões semanais ordinárias, realizadas às quartas feiras, das 12h às 14h. Nelas, são avaliadas as produções semanais, os progressos obtidos e postuladas as novas atividades para avanço dos agires e fazeres.
Adicionalmente, estrutura-se relação direta com o coordenador que consiste no processo de concepção, formulação, implementação, avaliação e redação de projeto específico de pesquisa, prioritariamente de Planos de Estudos Individuais, Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Relatórios de atividades de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado (Tese de titulação acadêmica) e Tese de Doutorado.
Por fim, uma vez por ano, seus membros se encarregam da coordenação de uma comunicação em congresso e/ou trabalho em periódico corrente, inserido no Qualis da Capes ou com fator de impacto conhecido.
Adicionalmente, estrutura-se relação direta com o coordenador que consiste no processo de concepção, formulação, implementação, avaliação e redação de projeto específico de pesquisa, prioritariamente de Planos de Estudos Individuais, Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso), Relatórios de atividades de Iniciação Científica e Dissertação de Mestrado (Tese de titulação acadêmica) e Tese de Doutorado.
Por fim, uma vez por ano, seus membros se encarregam da coordenação de uma comunicação em congresso e/ou trabalho em periódico corrente, inserido no Qualis da Capes ou com fator de impacto conhecido.
Resultados Esperados
Destacam-se como resultados e impactos esperados:
1) Formação de recursos humanos de qualidade para a área, com inserção municipal, estadual e nacional;
2) Desenvolvimento e publicação de resultados de pesquisas em eventos de impacto nacional e internacional, bem como em periódicos acadêmicos;
3) Captação de recursos financeiros para fomento à pesquisa;
4) Oferecimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, que visem maior articulação entre Universidade e comunidade.
1) Formação de recursos humanos de qualidade para a área, com inserção municipal, estadual e nacional;
2) Desenvolvimento e publicação de resultados de pesquisas em eventos de impacto nacional e internacional, bem como em periódicos acadêmicos;
3) Captação de recursos financeiros para fomento à pesquisa;
4) Oferecimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão, que visem maior articulação entre Universidade e comunidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRESSA FORMALIONI | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
AUGUSTO MATTHIES RICO | 20 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
BIANCA MIARKA | 2 | ||
BIANKA MACHADO ZANINI | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
BRUNO FERNANDES ANTUNEZ | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
CAMILA BORGES MÜLLER | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
CARLOS CASTILHO DE BARROS | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
CHARLES BARTEL FARIAS | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
CÁSSIA CONCEIÇÃO GOULART | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
FABRICIO BOSCOLO DEL VECCHIO | 4 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
LEONY MORGANA GALLIANO | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
MARCELO DOS SANTOS VAZ | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
Martaliz Dimare | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
NELSON LUIZ DE LIMA IAHNKE | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
RAFAEL BUENO ORCY | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
RODRIGO FREIRE GUIMARÃES | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
ROSSANO DINIZ | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |
VICTOR SILVEIRA COSWIG | 2 | 20/04/2015 | 24/12/2015 |