Nome do Projeto
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AGROINDUSTRIAL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/03/2014 - 13/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Algumas disciplinas da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas começaram a se integrar a partir de 2001, em caráter de experiência. A partir de 2003, esta integração foi consolidada na forma de um Projeto de Ensino Permanente intitulado “Projeto Multidisciplinar Agroindustrial” (No na PRG: 0212003). Esta integração teve sucesso no decorrer desse tempo, promovendo a multidisciplinariedade dos conhecimentos. Tendo em vista as modificações ocorridas na UFPel (Resolução 01/08 do COCEPE), este projeto não mais será permanente e sim será proposto um novo projeto a cada período. Este Projeto de Ensino está sendo proposto por professores doutores do CENG, responsáveis pelas disciplinas que integram o projeto e também por uma professora colaboradora de disciplina, que veio a se integrar ao grupo, devido ao seu ingresso recente na UFPel. O projeto também prevê a atuação de professores convidados para colaborarem com conhecimentos específicos, dependentes de cada tipo de projeto que esteja sendo desenvolvido. Este projeto de ensino, ao longo desses mais de 10 anos de atuação tem tido sucesso, não apenas devido à sua multidisciplinaridade acadêmica, mas por ter atendido também questões relativas à extensão universitária, uma vez que os alunos são encorajados a buscarem um projeto real, que solucione um problema de uma empresa ou produtor rural. Este projeto já atuou em ações para beneficiar assentados de agricultura familiar, por solicitação da Pró-reitoria de Extensão da UFPel e também por demandas da Agência da Lagoa Mirim, para solucionar problemas de municípios da Zona Sul. Não é incomum que nas apresentações de Projeto sejam convidados empresários, secretários de agricultura municipais, pró-reitores e outras autoridades que vejam nessa atividade didática uma oportunidade de adquirir e repassar conhecimento para melhoria de suas empresas e municípios.

Objetivo Geral

O Projeto de ensino “Projeto Multidisciplinar Agroindustrial” visa a integração de conhecimentos multidisciplinares: técnicos, econômico-financeiros, de redação de material científico, de graficação de plantas de engenharia, de vivência de atividades de grupo e de liderança, como complemento dos conteúdos teóricos das disciplinas envolvidas no projeto. Esta atividade pretende contribuir na formação do profissional de Engenharia Agrícola por integrar as áreas técnicas, prática e humanística do aluno. Este projeto aproveita a oportunidade de fazer esse entrelaçamento, uma vez que a proposta se dá no décimo e último semestre do curso de Engenharia Agrícola, quando o aluno já adquiriu toda a bagagem que necessita para se lançar na vida profissional.

Justificativa

A ideia principal do projeto é que os alunos que cursam as disciplinas de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos Agrícolas, do 10o semestre, portanto, de final de curso, sejam coordenadores de grupos de alunos de 6o e 7o semestres, que cursam Operações Agroindustriais I e II. Os alunos de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica repassam conhecimentos de seus respectivos projetos, mediante solicitação de tarefas e participação na audiência nas três fases de apresentação de todos os projetos que estejam sendo desenvolvidos. Dentro desta ideia, há a divulgação de conhecimentos sobre as várias áreas de pós-colheita e agroindústrias e a preparação dos alunos dos semestres anteriores para que eles fiquem familiarizados com o procedimento de execução de projetos. Já, os alunos do 10o semestre são beneficiados quanto ao treinamento em liderança de grupo e em solicitação de execução de tarefas, experiências essas imprescindíveis na vida profissional do futuro engenheiro engenheiro.
As apresentações dos projetos são feitas em três fases, onde os alunos de 6o, 7o e 10o semestres compõem a audiência e esta se dá de forma interativa, quando todos os alunos e coordenadores têm a oportunidade de trocar conhecimentos entre todos os projetos que estão sendo executados.
Essas atividades são avaliadas pelos professores, mediante relatórios de andamento de tarefas.

Metodologia

O projeto de ensino que está sendo reapresentado integra os alunos que cursam as disciplinas de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos Agrícolas, do 10o semestre, portanto, de final de curso, sendo coordenadores dos alunos de 6o e 7o semestres, que cursam as disciplinas de Operações Agroindustriais I e II, respectivamente.
Uma das atividades inerentes à profissão de engenheiro é a liderança, pois normalmente cabe ao engenheiro comandar, organizar, obter tarefas de pessoas sob seu comando. Durante este período, os alunos do 10o semestre têm a oportunidade de treinar as relações humanas desta atividade tão difícil, que é motivar um grupo para executar com responsabilidade as tarefas, fazer com que todos se sintam integrados ao projeto e alcançar a meta estabelecida.
Os alunos de Projeto Agroindustrial, inicialmente, são solicitados pela professora coordenadora a apresentarem uma revisão bibliográfica sobre o assunto (produto) que será trabalhado no projeto. Os alunos de Análise Econômica de Projetos Agrícolas geralmente são os mesmos integrantes de Projeto Agroindustrial, por serem ambas disciplinas do décimo semestre. Os conteúdos programáticos da disciplina de Análise Econômica são desenvolvidos de acordo com o andamento dos projetos agroindustriais e a análise econômica em si integra a parte final do projeto.
A integração da parte econômica ao projeto agroindustrial se torna interessante por dar ao aluno uma noção de realidade nos projetos didáticos, uma vez que ele projetará baseado em custos, investimentos, retorno financeiro, além das legislações trabalhistas, ambientais e inerentes a cada produto que esteja sendo trabalhado, fazendo com que o projeto fique inserido na realidade nacional e isto orientará suas decisões de concepção do projeto, tornando-o mais realista.
Os alunos das disciplinas de Operações I e II fazem parte de um grupo de colaboradores sob a liderança de um ou dois coordenadores, constituindo um grupo de trabalho. As atividades desenvolvidas pelos alunos colaboradores são pesquisas bibliográficas em livros, revistas técnicas, trabalhos científicos, na Internet, pesquisas de mercado, reuniões, acompanhamento da redação de textos e confecção de plantas a serem apresentados com recursos audiovisuais.
Cada coordenador e seu grupo formam uma equipe de trabalho. O aluno do décimo semestre irá treinar como coordenar uma equipe para atingir a meta proposta. O grupo de apoio irá se familiarizar com os procedimentos para execução de projetos, como também colaborará com o coordenador para o desenvolvimento e conclusão do projeto. Para as apresentações serão utilizadas as salas multimeios que possuem infraestrutura de: computador, projetor multimídia, softwares para apresentação gráfica como Power Point, AutoCad ou similares, conexão com a internet. Os alunos também contarão com o uso da Internet, como meio para buscar e para apresentar conhecimentos, interativamente.
Todos os alunos colaboradores e coordenadores participam da audiência durante as três fases de apresentação de todos os projetos que estejam sendo desenvolvidos. As apresentações dos projetos se dão de forma interativa, quando todos os alunos têm a oportunidade de trocar conhecimentos sobre todos os projetos que estão sendo executados. Caso contrário, cada grupo ficaria familiarizado apenas com o tema com o qual está trabalhando, porém, desta forma interativa, todos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos (ainda que apenas apresentados), debaterem, questionarem sobre temas de diversos projetos, que normalmente envolvem diferentes produtos agrícolas/agropecuários, o que contribui para sua formação.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos do Curso de Engenharia Agrícola terão participado das várias etapas de desenvolvimento de projetos, colaborado em trabalhos de grupo orientado, visitado empresas e entidades financeiras, realizado enquetes e pesquisas de mercado, treinado técnicas de desenho por computador, confeccionado material para apresentação e publicação, participado de eventos científicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADÃO JESUS ULGUIM DUTRA JÚNIOR125/03/201413/12/2014
ALEXANDRE CHEROBINI DALMOLIN125/03/201413/12/2014
AMAURI GRAVA BRAZIL JUNIOR125/03/201413/12/2014
BRUNO CAETANO NASCIMENTO125/03/201413/12/2014
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ325/03/201413/12/2014
CHARLES ZANOVELLO BALDI125/03/201413/12/2014
CLAITON JOÉL EICHHOLZ125/03/201413/12/2014
CRISTIANE DEUNER125/03/201413/12/2014
CÉSAR AUGUSTO GAIOSO FILHO125/03/201413/12/2014
EDUARDO DA SILVA DE CASTRO125/03/201413/12/2014
EVERTON FARIAS XAVIER125/03/201413/12/2014
EVERTON SILVA CRUZ125/03/201413/12/2014
FABIANE REZEMINI125/03/201413/12/2014
GILBERTO STRIEDER125/03/201413/12/2014
GIOVANI CASTRO FUENTES125/03/201413/12/2014
GIZELE INGRID GADOTTI325/03/201413/12/2014
GUILHERME DA SILVA MENEGAZZI125/03/201413/12/2014
GUSTAVO HEINRICH LANG125/03/201413/12/2014
GUSTAVO MIQUELARENA STOSCH125/03/201413/12/2014
JACQUELINE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO125/03/201413/12/2014
JONATAN LARROSA CARRASCO125/03/201413/12/2014
JORGE TIAGO SCHWANZ GÖEBEL125/03/201413/12/2014
JULIÃO FREITAS MARTINEZ125/03/201413/12/2014
LAURO SOARES RIBEIRO125/03/201413/12/2014
LUIS CARLOS NUNES WEYMAR JÚNIOR125/03/201413/12/2014
LUIZ EVERTON MARINS ALVAREZ125/03/201413/12/2014
MARCOS VALLE BUENO125/03/201413/12/2014
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ325/03/201413/12/2014
MARIO CONILL GOMES325/03/201413/12/2014
MARIVAN DA SILVA PINHO125/03/201413/12/2014
MHIKHAIL DE SOUZA AGUIAR125/03/201413/12/2014
MIGUEL BORGES MACHADO125/03/201413/12/2014
NANDER FERRAZ HORNKE125/03/201413/12/2014
RAFAEL JUNIOR FOGUESATTO125/03/201413/12/2014
RAQUEL SOARES LOPES125/03/201413/12/2014
RETIELE VELLAR125/03/201413/12/2014
SAMUEL ALVES CALDEIRA125/03/201413/12/2014
Sandra Mattos da Silva125/03/201413/12/2014
TIAGO HELING125/03/201413/12/2014
VINÍCIUS DIAS CHAGAS125/03/201413/12/2014
VINÍCIUS SALDANHA SCHERER125/03/201413/12/2014
Wagner Alexandre Silveira da Cruz125/03/201413/12/2014
ÍCARO BORGES TAVARES125/03/201413/12/2014

Página gerada em 08/12/2019 03:59:02 (consulta levou 0.047990s)