Nome do Projeto
CURSO TEÓRICO-PRÁTICO APTIDÕES MICROBIOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR Módulo I - BÁSICO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 06/05/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Resumo
Desde de 2010, o Laboratório Genética de Microrganismo (LGM), do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia capacita e desenvolve pesquisas em linhas de pesquisa na área de Microbiologia, utilizando técnicas de biologia molecular. Durante este período, alunos de graduação e pós graduação colaboram com os resultados obtidos e publicados nesta área. Um dos valores agregados aos acadêmicos colaboradores foi a aprendizado de técnicas moleculares, resolução de desafios de bancada e espirito critico.

Objetivo Geral

Realização de mini-cursos teórico-praticos para capacitação de aptidões microbiológicas para o desenvolvimento de técnicas de biologia molecular.

Justificativa

Sob esta motivação, a equipe do LGM expandirá esta oportunidade a mais acadêmicos, através de mini-cursos teórico-práticos, que propiciarão a vivência de atividades prático-laboratoriais, nesta área, a um número maior de acadêmicos das áreas das ciências biológicas.

Metodologia

Para os mini-cursos:
Vivencia prática de procedimentos, dentro de ambiente laboratorial de pesquisas biológicas:
Os acadêmicos cursantes desenvolverão as atividades propostas, monitorados diretamente pela equipe de apoio técnico.

Monitoria
Etapas de execução inerentes ao processo e execução de mini-curso, desde o preparo de material de divulgação ao processo de avaliação após cada mini-curso realizado.

Resultados Esperados

Espera-se com que a vivência nos mini-cursos, motivar os acadêmicos, que ainda não tiveram oportunidades de se incluir em projetos de pesquisa, a ingressarem nesta abordagem de aprendizado;

Com novas motivações espera-se desmotivar os acadêmicos quanto a evasão universitária;

Propiciar aos monitores do projeto o aprendizado nesta área de ação;

Integração dos acadêmicos, favorecendo o diálogo científico, frente aos desafios de rotinas laboratoriais.

Indicadores, Metas e Resultados

O Laboratório Genética de Microrganismos do Instituto de Biologia/UFPEL é equipado com uma estrutura adequada pra análises microbiológicas e de biologia molecular.
Através do processo FAPERGS/09/0061-3/PPSUS foi possível a aquisição de equipamentos como balança eletrônica, agitador de soluções, termociclador, ultra centrífuga refrigerada, sistema de ultra purificação de água padrão milique, cubas de eletroforese, refrigeradores, freezer, pHmetro. Além destes, estufa B.O.D, Câmeras de fluxo lâminar e computadores dão suporte para que acadêmicos de pós graduação e graduação possam desenvolver atividades de pesquisa neste ambiente adequado tecnicamente, atendendo padrões Classe II de Biossegurança.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLUS AUGUSTU TAVARES DO COUTO411/05/201506/05/2016
DULCINEA BLUM MENEZES211/05/201506/05/2016
GUSTAVO MEDINA TAVARES411/05/201506/05/2016
LIANA NUNES BARBOSA411/05/201506/05/2016

Página gerada em 20/10/2019 14:20:14 (consulta levou 0.060250s)