Nome do Projeto
Reflexão e Prática em Zootecnia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Resumo
A zootecnia ou produção animal é uma área de atuação de alunos egressos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Várias disciplinas são ministradas com o intuito de formar e capacitar os alunos para atuarem na produção animal, tais como Metodologia Científica e da Pesquisa, Técnicas Experimentais na Produção Animal, Genética, Melhoramento Genético, Suinocultura e Equideocultura. Em função da necessidade de ampliar os conhecimentos “Reflexão e Prática em Zootecnia” foi elaborado com o intuito de proporcionar aos alunos atividades extra-sala de aula, reforçando e complementando os assuntos ministrados em aula. A execução deste projeto de ensino visa a integração e troca de experiências extra-sala de aula de alunos de graduação de diferentes cursos. Além disso, proporcionará a experiência de monitoria de alunos através do acompanhamento das atividades de ensino de diferentes disciplinas pertencentes ao Departamento de Zootecnia, o que resulta em multidisciplinaridade. O objetivo é possibilitar aos alunos momentos de reflexão e aprendizado com uma visão multidisciplinar sobre assuntos na teoria e prática das diversas áreas de zootecnia relacionados ao seu cotidiano acadêmico e futura atividade profissional.

Objetivo Geral

Promover aos alunos dos cursos de Ciências Agrárias atividades extra-classe de assuntos teóricos e práticos de disciplinas na área de zootecnia, com o objetivo de proporcionar um diferencial acadêmico aos alunos envolvidos, melhorando ainda, a qualidade institucional, através da redução dos índices de reprovação e evasão destes cursos.

Justificativa

Ao longo dos anos verifica-se que se perpetuou a proposta de "grade curricular" nas Universidades Brasileiras, que separa a teoria da prática, as disciplinas básicas das profissionalizantes e agrupa, por período determinado, as disciplinas que são ministradas pelo docente (Alves e Reinert, 2007). De modo geral, de acordo com os mesmos pesquisadores, os conteúdos das disciplinas são dados de forma independente, em que cada docente planeja sua aula sem, muitas vezes, ter conhecimento do conteúdo ministrado em outras disciplinas. De fato, observa-se que as atividades de ensino dos professores do Departamento de Zootecnia envolvidos neste projeto vêm sendo realizadas através das atividades em sala de aula, sem interação do conteúdo das disciplinas ministradas. Considerando-se este fato, teve-se a ideia de formar um grupo de docentes com uma proposta de multidisciplinaridade em algumas disciplinas ministradas no Departamento de Zootecnia. De acordo com Morin (2000) através da multidisciplinaridade ocorre a justaposição de disciplinas diversas, às vezes sem relação aparente entre elas, ou seja, é o estudo de um objeto sob diversos ângulos, mas sem pressupor um acordo, um rompimento de fronteiras entre as disciplinas. Com este propósito também, os alunos selecionados para participar do projeto serão monitores de mais de uma disciplina ao mesmo tempo, o que resultará em aprendizado mais amplo e prático do conteúdo abordado aos demais discentes envolvidos.
As disciplinas ministradas no Departamento de Zootecnia estão contempladas na grade curricular dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia e compreendem a grande área Zootecnia na qual os egressos destes cursos são aptos a atuar profissionalmente. Na maioria das disciplinas aplicadas à produção animal (Zootecnia), os conceitos teóricos bem como a parte prática (exercícios, análises laboratoriais, etc.) apresentados são insuficientes para a correta formação acadêmica e profissional, pois parte da carga horária disponível para ministrar o conteúdo em aula é insuficiente.
Neste ponto de vista, o projeto envolverá alunos de diferentes cursos contemplando disciplinas básicas e profissionalizantes, permitindo um intercâmbio ainda maior entre discentes e docentes em atividades teóricas e práticas extra-sala de aula com uma visão multidisciplinar.

Metodologia

- Os alunos monitores selecionados receberão treinamento e material didático pelos docentes envolvidos nas disciplinas de Metodologia Científica e da Pesquisa, Técnicas Experimentais na Produção Animal, Genética Aplicada a Produção Animal, Melhoramento Genético Aplicado I e II, Suinocultura, Zootecnia de Suínos, Sistemas de Produção de Não-ruminantes e Equideocultura dos cursos de Ciências Agrárias da UFPel;
- Os alunos selecionados estarão envolvidos nas atividades de monitoria em mais de uma disciplina envolvida no projeto;
- Os alunos desenvolverão material didático para ser utilizado em aula, tais como apostilas com teoria e prática, vídeos, apresentações, entre outros recursos, além de aprenderem a utilizar o AVA- Ensino Presencial, que compreende o ambiente Moodle, um espaço interativo on-line para apoio aos cursos regulares da instituição (AVA, 2015);
- Os alunos auxiliarão nas atividades didáticas, especialmente no planejamento das aulas e nas etapas do processo de ensino/aprendizagem, inclusive nas avaliações;
- Além das atividades de ensino, os alunos participarão de reuniões em com os docentes e demais discentes, em que serão discutidos artigos na área de Zootecnia, além de apresentarem seminários e relatórios das atividades desenvolvidas.
- Os alunos participarão de atividades acadêmicas em eventos de divulgação e socialização de ensino, tais como seminários, mostras universitárias e outros da mesma natureza.

Resultados Esperados

Com a execução deste projeto, espera-se:
- Reduzir os índices de reprovações (nas disciplinas envolvidas neste projeto), retenção e/ou evasão acadêmica (dos cursos envolvidos);
- Proporcionar aos alunos uma visão multidisciplinar na grande área Zootecnia;
- Promover interação entre alunos de diferentes semestres e cursos em uma área em comum de atuação profissional;
- Formar profissionais/egressos dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia competentes e responsáveis, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de suas áreas de atuação e para o aperfeiçoamento da qualidade de vida da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE ARASSIANA PICCINI ROLL201/05/201531/12/2015
ANA ELICE FURTADO DA SILVA201/05/201531/12/2015
ANDRÉ SILVEIRA DA SILVA201/05/201531/12/2015
ANELISE MARIA HAMMES PIMENTEL201/05/201531/12/2015
ARIONE AUGUSTI BOLIGON201/05/201531/12/2015
BRUNA CRISTINA KUHN GOMES201/05/201531/12/2015
CAROLINE BAVARESCO201/05/201531/12/2015
CRISTIANO HAETINGER HUBNER201/05/201531/12/2015
DEBORA CRISTINA NICHELLE LOPES401/05/201531/12/2015
DÉBORA ALINE ALVES201/05/201531/12/2015
EDUARDO GONCALVES XAVIER201/05/201531/12/2015
FERNANDA STEIN STREIT2011/05/201531/12/2015
JULIANA FORGIARINI201/05/201531/12/2015
NORMA ALESSANDRA DIAS BRAUNER201/05/201531/12/2015
SUELEN NUNES DA SILVA201/05/201531/12/2015
THIAGO TAVARES DA COSTA2011/05/201531/12/2015
VICTOR FERNANDO BUTTOW ROLL201/05/201531/12/2015

Página gerada em 07/05/2024 21:55:31 (consulta levou 0.039173s)