Nome do Projeto
Utilização de tecnologias digitais como facilitadoras da aprendizagem na disciplina de Fundamentos Psicologicos da Educação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 04/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio aos alunos da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação (FPE) dos cursos de Licenciatura, de forma que oportunize, aos alunos, o acesso a abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Propomos a utilização de recursos educacionais abertos objetivando disparar a vontade de aprender. Tais recursos, utilizam as tecnologias digitais como dispositivos facilitadores da aprendizagem; podendo ser inseridos no campo educacional presencial e online. A escolha criteriosa de materiais para estudo e aprofundamento do conteúdo é muito importante para os alunos, na etapa de desenvolvimento cognitivo em que se encontram.
Objetivamos contribuir com a melhoria qualitativa da disciplina ofertada, como também com os estudos e discussões agregados ao tema aprendizagem. O sucesso deste projeto poderá permitir o alargamento das possibilidades do uso das ferramentas digitais colaborativas nos diferentes cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, onde esta disciplina é ofertada, além de contribuir para melhores resultados de aprovação e permanência no curso.
Objetivo Geral
O objetivo principal deste projeto é qualificar as práticas de estudo dos alunos em espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pela disciplina de FPE - Fundamentos Psicológicos da Educação dos Cursos das Licenciaturas da UFPel.
Justificativa
As tecnologias digitais podem qualificar a pesquisa, a comunicação e a sua divulgação aberta em rede. As salas de aula tornam-se espaços de pesquisa, de desenvolvimento de projetos, de intercomunicação on-line e de publicação do fazer produtivo do aluno, quando mediadas pelo uso das TDIC. Desse modo o estudante, em sala de aula, irá relacionar os resultados, compará-los, contextualizá-los, aprofundá-los e sintetizá-los. Predominam as atividades em tempo real interessantes, desafiadoras e de comunicação com outros grupos; necessáriamente a TDIC terá o papel de facilitar e validar a aprendizagem. As TDIC funcionam como uma ferramenta que impulsionam o pensamento, atuam portanto como um aparelho, como um dispositivo na constituição e reorganização das práticas de formação acadêmica e docente. O tema “dispositivos de aprendizagem intermediados pela tecnologias digitais de informação e de comunicação” é de extrema relevância no contexto do mundo atual. A internet associada aos computadores, tablets e smartphones já estão presentes em todas as área do saber. Sendo assim, conhecer diferentes possibilidades de utilização das Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs associadas ao Moodle Institucional (AVA) , associados as redes sociais e sites de redes sociais são componentes fundamentais para a implementação de um formato de currículo que abarca modos de aprendizagens conectadas ao sistema presencial e virtual. Tais suportes on line são imprescindíveis para a ampliação da aprendizagem colaborativa. A utilização de algumas ferramentas virtuais possibilita que alunos desenvolvam atividades extra classe em tempo real independente do território físico em que esteja situados. Ressalta-se este aspecto porque constatamos que em nossas salas de aulas existem pessoas que estudam e trabalham durante o dia, algumas são de outras cidades ou residem em diferentes bairros da cidade. A utilização de tais ferramentas elimina estas barreiras de tempo e de espaço físico para o estabelecimento de encontros e discussões em grupos, favorecendo uma prática de formação que seja capaz de acessar um conhecimento que além de contribuir para o aprendizado do aluno também possa fazer sentido para uma existência mais colaborativa e solidária.
Metodologia
O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratórios de informática, e nos ambientes virtuais (Moodle e Facebook) por acadêmicos bolsistas e que demonstrarem ter conhecimentos básicos no uso das TDIC [Tecnologia Digital Informação e Comunicação].
Utilização da plataforma de ensino Moodle , utilizada pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras.
Os conteúdos da disciplina serão organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma:
- Título e uma breve descrição
- Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, vídeos.
- Atividades, onde são disponibilizadas as propostas para serem debatidas no fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas.
A padronização é importante para que o aluno desenvolva hábitos de organização, disciplina e sistematização de seus estudos para que consiga, facilmente, localizar a informação desejada.
Além do AVA Moodle, será utilizad0 o site de rede social Facebook ( por meio da ferramenta de grupos. O referido site de rede social é um ambiente virtual mais natural para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos das diversas disciplinas de um currículo universitário
Utilização da plataforma de ensino Moodle , utilizada pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras.
Os conteúdos da disciplina serão organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma:
- Título e uma breve descrição
- Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, vídeos.
- Atividades, onde são disponibilizadas as propostas para serem debatidas no fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas.
A padronização é importante para que o aluno desenvolva hábitos de organização, disciplina e sistematização de seus estudos para que consiga, facilmente, localizar a informação desejada.
Além do AVA Moodle, será utilizad0 o site de rede social Facebook ( por meio da ferramenta de grupos. O referido site de rede social é um ambiente virtual mais natural para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos das diversas disciplinas de um currículo universitário
Resultados Esperados
Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos da disciplina de Psicologia Fundamentos Psicologicos da Educação, resultando na melhoria da aprendizagem .
Indicadores, Metas e Resultados
As atividades presenciais de suporte aos alunos durante as aulas práticas ocorrerão nas terças - feiras na sala A301 - COTADA
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO DA ROCHA TAVARES | 20 | 11/05/2015 | 14/12/2016 |
ALEX CAMPOS DE SOUZA | 8 | 11/05/2015 | 14/12/2016 |
ALICE RAMOS DE VARGAS | 8 | 11/05/2015 | 14/12/2016 |
ARTHUR SPEROTTO PERUZZO | 8 | 11/05/2015 | 14/12/2016 |
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA | 2 | 10/08/2015 | 14/12/2016 |
MARIA SIMONE DEBACCO | 4 | 11/05/2015 | 14/12/2016 |
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO | 5 | 11/05/2015 | 14/12/2016 |
THIAGO DE JESUS ALVES KANEKO | 20 | 11/05/2015 | 14/12/2016 |
WILLIAM SILVA DE OLIVEIRA | 5 | 10/08/2015 | 14/12/2016 |