Nome do Projeto
Utilização de tecnologias digitais como facilitadoras da aprendizagem na disciplina de Fundamentos Psicologicos da Educação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 04/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio aos alunos da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação (FPE) dos cursos de Licenciatura, de forma que oportunize, aos alunos, o acesso a abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Propomos a utilização de recursos educacionais abertos objetivando disparar a vontade de aprender. Tais recursos, utilizam as tecnologias digitais como dispositivos facilitadores da aprendizagem; podendo ser inseridos no campo educacional presencial e online. A escolha criteriosa de materiais para estudo e aprofundamento do conteúdo é muito importante para os alunos, na etapa de desenvolvimento cognitivo em que se encontram. Objetivamos contribuir com a melhoria qualitativa da disciplina ofertada, como também com os estudos e discussões agregados ao tema aprendizagem. O sucesso deste projeto poderá permitir o alargamento das possibilidades do uso das ferramentas digitais colaborativas nos diferentes cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, onde esta disciplina é ofertada, além de contribuir para melhores resultados de aprovação e permanência no curso.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é qualificar as práticas de estudo dos alunos em espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pela disciplina de FPE - Fundamentos Psicológicos da Educação dos Cursos das Licenciaturas da UFPel.

Justificativa

As tecnologias digitais podem qualificar a pesquisa, a comunicação e a sua divulgação aberta em rede. As salas de aula tornam-se espaços de pesquisa, de desenvolvimento de projetos, de intercomunicação on-line e de publicação do fazer produtivo do aluno, quando mediadas pelo uso das TDIC. Desse modo o estudante, em sala de aula, irá relacionar os resultados, compará-los, contextualizá-los, aprofundá-los e sintetizá-los. Predominam as atividades em tempo real interessantes, desafiadoras e de comunicação com outros grupos; necessáriamente a TDIC terá o papel de facilitar e validar a aprendizagem. As TDIC funcionam como uma ferramenta que impulsionam o pensamento, atuam portanto como um aparelho, como um dispositivo na constituição e reorganização das práticas de formação acadêmica e docente. O tema “dispositivos de aprendizagem intermediados pela tecnologias digitais de informação e de comunicação” é de extrema relevância no contexto do mundo atual. A internet associada aos computadores, tablets e smartphones já estão presentes em todas as área do saber. Sendo assim, conhecer diferentes possibilidades de utilização das Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs associadas ao Moodle Institucional (AVA) , associados as redes sociais e sites de redes sociais são componentes fundamentais para a implementação de um formato de currículo que abarca modos de aprendizagens conectadas ao sistema presencial e virtual. Tais suportes on line são imprescindíveis para a ampliação da aprendizagem colaborativa. A utilização de algumas ferramentas virtuais possibilita que alunos desenvolvam atividades extra classe em tempo real independente do território físico em que esteja situados. Ressalta-se este aspecto porque constatamos que em nossas salas de aulas existem pessoas que estudam e trabalham durante o dia, algumas são de outras cidades ou residem em diferentes bairros da cidade. A utilização de tais ferramentas elimina estas barreiras de tempo e de espaço físico para o estabelecimento de encontros e discussões em grupos, favorecendo uma prática de formação que seja capaz de acessar um conhecimento que além de contribuir para o aprendizado do aluno também possa fazer sentido para uma existência mais colaborativa e solidária.

Metodologia

O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratórios de informática, e nos ambientes virtuais (Moodle e Facebook) por acadêmicos bolsistas e que demonstrarem ter conhecimentos básicos no uso das TDIC [Tecnologia Digital Informação e Comunicação].

Utilização da plataforma de ensino Moodle , utilizada pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras.

Os conteúdos da disciplina serão organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma:

- Título e uma breve descrição

- Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, vídeos.

- Atividades, onde são disponibilizadas as propostas para serem debatidas no fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas.

A padronização é importante para que o aluno desenvolva hábitos de organização, disciplina e sistematização de seus estudos para que consiga, facilmente, localizar a informação desejada.

Além do AVA Moodle, será utilizad0 o site de rede social Facebook ( por meio da ferramenta de grupos. O referido site de rede social é um ambiente virtual mais natural para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos das diversas disciplinas de um currículo universitário

Resultados Esperados

Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos da disciplina de Psicologia Fundamentos Psicologicos da Educação, resultando na melhoria da aprendizagem .

Indicadores, Metas e Resultados

As atividades presenciais de suporte aos alunos durante as aulas práticas ocorrerão nas terças - feiras na sala A301 - COTADA

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO DA ROCHA TAVARES2011/05/201514/12/2016
ALEX CAMPOS DE SOUZA811/05/201514/12/2016
ALICE RAMOS DE VARGAS811/05/201514/12/2016
ARTHUR SPEROTTO PERUZZO811/05/201514/12/2016
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA210/08/201514/12/2016
MARIA SIMONE DEBACCO411/05/201514/12/2016
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO511/05/201514/12/2016
THIAGO DE JESUS ALVES KANEKO2011/05/201514/12/2016
WILLIAM SILVA DE OLIVEIRA510/08/201514/12/2016

Página gerada em 14/11/2019 07:18:24 (consulta levou 0.057658s)