Nome do Projeto
As Tecnologias Digitais como Dispositivos de Aprendizagem na Formação Docente
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 11/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio aos alunos da disciplina de EACE II (Ensino, Aprendizagem, Conhecimento e Escolarização II) dos dois cursos da Pedagogia (Diurno e Noturno), de forma que oportunize, aos alunos, o acesso a abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Propomos a utilização de recursos educacionais abertos objetivando disparar a vontade de aprender. Tais recursos, utilizam as tecnologias digitais como dispositivos facilitadores da aprendizagem; podendo ser inseridos no campo educacional presencial e online. A escolha criteriosa de materiais para estudo e aprofundamento do conteúdo é muito importante para os alunos, na etapa de desenvolvimento cognitivo em que se encontram. Objetivamos contribuir com a melhoria qualitativa da disciplina ofertada, como também com os estudos e discussões agregados ao tema aprendizagem. O sucesso deste projeto poderá permitir o alargamento das possibilidades do uso das ferramentas digitais colaborativas nos diferentes cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, onde esta disciplina é ofertada, além de contribuir para melhores resultados de aprovação e permanência no curso.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é qualificar as práticas de estudo dos alunos em espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pela disciplina de EACE II dos cursos de Pedagogia da UFPel.

Justificativa

As tecnologias digitais podem qualificar a pesquisa, a comunicação e a divulgação aberta em rede. As salas de aula tornam-se espaços de pesquisa, de desenvolvimento de projetos, de intercomunicação on-line e de publicação do fazer produtivo do aluno, quando mediadas pelo uso das TDIC. Desse modo o estudante, em sala de aula, irá relacionar os resultados, compará-los, contextualizá-los, aprofundá-los e sintetizá-los; predominam as atividades em tempo real interessantes, desafiadoras e de comunicação com outros grupos; necessáriamente a TDIC terá o papel de facilitar e validar a aprendizagem. As TDIC funcionam como uma ferramenta que impulsionam o pensamento, atuam portanto como um aparelho, como um dispositivo na constituição e reorganização das práticas de formação acadêmica e docente. O tema “dispositivos de aprendizagem intermediados pela tecnologias digitais de informação e de comunicação” é de extrema relevância no contexto do mundo atual. A internet associada aos computadores, tablets e smartphones já estão presentes em todas as área do saber. Sendo assim, conhecer diferentes possibilidades de utilização das Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs associadas ao Moodle Institucional (AVA) , associados as redes sociais e sites de redes sociais são componentes fundamentais para a implementação de um formato de currículo que abarca modos de aprendizagens conectadas ao sistema presencial e virtual. Tais suportes on line são imprescindíveis para a ampliação da aprendizagem colaborativa. A utilização de algumas ferramentas virtuais possibilita que alunos desenvolvam atividades extra classe em tempo real independente do território físico em que esteja situados, ressalta-se este aspecto porque constatamos que em nossas salas de aulas existem pessoas que estudam e trabalham durante o dia, algumas são de outras cidades ou residem em diferentes bairros da cidade. A utilização de tais ferramentas eliminam estas barreiras de tempo e de espaço físico para o estabelecimento de encontros e discussões em grupos, favorecendo uma prática de formação que seja capaz de acessar um conhecimento que além de contribuir para o aprendizado do aluno também possa fazer sentido para uma existência mais colaborativa e solidária.

Metodologia

O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratórios de informática, e nos ambientes virtuais (AVA-Moodle e Facebook) por acadêmicos bolsistas e que demonstrarem ter conhecimentos básicos no uso das TDIC [Tecnologia Digital Informação e Comunicação]. Utilização da plataforma de ensino AVA-Moodle , utilizada pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras.
Os conteúdos da disciplina serão organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma:

- Título e uma breve descrição;

- Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, vídeos;

- Atividades, onde são disponibilizadas as propostas para serem debatidas no fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas.

A padronização é importante para que o aluno desenvolva hábitos de organização, disciplina e sistematização de seus estudos para que consiga, facilmente, localizar a informação desejada. Além do AVA Moodle, será utilizada o site de rede social Facebook ( por meio da ferramenta de grupos privados). O referido site de rede social é um ambiente virtualde mais acesso para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos encontrados (principalmente em vídeos de curta duração) das diversas disciplinas de um currículo universitário.

Resultados Esperados

Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos da disciplina de EACE II, resultando não só na melhoria do conhecimento específico, permanência e conclusão do curso, mas também para a qualificação de uma prática docente capaz de atender as exigências de uma escola imersa no mundo das TDIC.

Indicadores, Metas e Resultados

As atividades presenciais de suporte aos alunos em atividades extra classe ocorrerão na sala A301, local de funcionamento do Proext/PROMÍDIAS - COTADA. No turno da manhã, tarde e noite. Os horários serão divulgados em sala de aula, no Moodle e no Grupo do Facebook.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA211/05/201511/12/2015
GENIS RECH LOPES811/05/201511/12/2015
LETICIA ZOIA EBERSOL2011/05/201511/12/2015
MARIA SIMONE DEBACCO411/05/201511/12/2015
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO211/05/201511/12/2015

Página gerada em 20/11/2019 22:54:16 (consulta levou 0.042081s)