Nome do Projeto
Projeto de Urbanismo e a Realidade da Habitação de Interesse Social em Pelotas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2015 - 23/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
Resumo
Estudo dos processos de urbanização. Parcelamento do solo urbano. Elaboração de propostas de loteamento e expansão da área urbana. Proposta de implantação das redes de infra-estrutura urbana e dos espaços abertos de uso coletivo; desenho urbano. Paisagismo aplicado ao parcelamento do solo urbano. Acessibilidade urbana

Objetivo Geral

Possibilitar ao aluno desenvolver atividades pedagógicas no campo do projeto de urbanismo voltado a produção da habitação de interesse social, principalmente em projetos participativos, vinculando teoria e pratica e reforçando a premissa da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão , um dos princípios que tem orientado a disciplina ao longo de sua história.

Justificativa

A disciplina de Projeto de Urbanismo tem realizado atividades de inserção na realidade local, atuando em conjunto com projetos de pesquisa para analise da produção da habitação de Interesse social e proposta de projetos de regularização e novas áreas através das atividades de extensão, em parceria com o poder publico municipal. Atualmente mantém parceria com o Programa Vizinhança e com a rede de pesquisa MORAR TS, financiada pelo FINEP.

Os resultados obtidos nesses últimos semestres , de atividades praticas e inseridas na realidade da cidade de Pelotas, tem apresentado uma boa repercussão entre os alunos, pois estes fixam os conteúdos teóricos e passam a conhecer a realidade do mercado imobiliário e da atuação dos órgãos públicos municipais na produção da habitação na cidade. O trabalho pratico tem abordado uma Área de Interesse Social, o que gera a necessidade de atualização constante dos dados sobre o espaço e a comunidade a ser abordada, bem como a organização dos processos participativos com a comunidade. Novas tecnologias em processos participativos tem sido inseridas no cotidiano da disciplina. Este fato aumenta o volume de trabalho necessário para viabilizar a realização da disciplina com esse enfoque.

Espera-se que a atuação do aluno(a) na monitoria possa contribuir para a elaboração do material de apoio à disciplina e motivar ao aluno a iniciação a docência em temas de interesse social , como o da produção do espaço de forma participativa para a habitação de interesse social.

Metodologia

A metodologia consiste na experimentação de novas práticas pedagógicas voltadas à iniciação à docência. As atividades desenvolvidas pelo(a) monitor(a) consistem na coleta de dados sobre as áreas especiais de interesse social estudadas, disponibilizando para os alunos material atualizado sobre o tema. Incluem a organização e processamento do material pesquisado pelos alunos, disponibilizando-o no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Contempla ainda a busca por novas tecnologias a serem implementadas nas atividades de levantamento e propostas projetuais, elaborando roteiros de exercício e aulas práticas sobre a temática pesquisada. Está em curso a experimentação de um aplicativo para geração de mapas mentais em meio digital , que será utilizado pelos alunos e pela comunidade com o apoio da monitoria.

Resultados Esperados

Ampliar o repertório do monitor(a) em relação ao conhecimento sobre as especificidades do projeto de urbanismo voltado à habitação de interesse social.
Possibilitar aprendizagens significativas aos alunos e ao monitor, a partir da inserção de novas práticas pedagógicas. Possibilitar ao aluno de graduação em Arquitetura e Urbanismo a experiência docente orientada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ARAUJO PORTELLA230/04/201523/12/2015
NIRCE SAFFER MEDVEDOVSKI230/04/201523/12/2015
PATRÍCIA GIRARDELO TRENTIN2011/05/201523/12/2015

Página gerada em 25/04/2024 21:57:35 (consulta levou 0.028079s)