Nome do Servidor
ADRIANA ARAUJO PORTELLA
Matrícula SIAPE
1651788
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
28/08/2008
Data de ingresso na UFPel
28/08/2008
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
7 / 704
Titulação
Doutorado
Função / Unidade
Gratificação / Data inicial
-00 /
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Adriana Portella tem mais de 20 anos de experiência profissional em pesquisa, com um histórico de sucesso na coordenação de projetos internacionais, trabalho administrativo e ensino na academia. Ela tem experiência em liderar pesquisas financiadas por agências internacionais (ESRC, The British Academy) e órgãos do governo federal brasileiro (CAPES, CNPQ, FAPERGS). Hoje é a Coordenadora do Projeto - Amazon Indigenous Wisdom: Shaping Climate Solutions in Brazil, financiado pela The British Academy (200.000 libras esterlinas). De 2016 a 2019 foi a Coordenadora no Brasil do projeto financiado pela agencia britânica ESRC - Projetando lugares com os idosos (www.placeage.org), num total de 808.289 libras esterlinas, sendo uma parceria entre o Brasil e o Reino Unido. Adriana também foi pesquisadora, de 2018 a 2022, em outro projeto financiado pelo ESRC - Bom Envelhecimento em Ambientes Urbanos, em uma parceria com o Reino Unido e a Índia, num total de 404.827 libras esterlinas. De 2019 à 2023, foi Coordenadora do projeto financiado pelo CAPES-PRINT, Núcleo de Estudos sobre Cidades Saudáveis, Envelhecimento e Cidadania da Universidade Federal de Pelotas, que envolve pesquisa com o Brasil, Reino Unido, Argentina, Chile e França. Seus interesses de pesquisa são interdisciplinares, abrangendo desenho urbano, planejamento urbano, arquitetura, psicologia ambiental e geografia da saúde, estudando desigualdades sociais, saúde e bem-estar, envelhecimento global, senso de lugar, resiliência e patrimônio histórico. Sua pesquisa é sustentada por uma estrutura participativa, envolvendo as comunidades como co-pesquisadores. Ela possui uma experiência significativa no desenvolvimento e aplicação de métodos qualitativos inovadores, incluindo diários fotográficos e mapeamentos participativos. Ela também é especialista em pesquisa quantitativa baseada em análise estatística não paramétrica. Ela trabalhou ao lado de grupos vulneráveis, incluindo moradores de favelas e áreas de gentrificação no Rio de Janeiro. Em 2018, Adriana foi à ONU em Genebra como convidada para apresentar seu trabalho - O legado olímpico do Rio 2016: uma cidade para quem. Adriana trabalha com mobilização de conhecimento e engajamento público em todas suas pesquisas, traduzindo as descobertas dos projetos em políticas públicas, trabalhando ao lado de organizações comunitárias locais, governo e outras partes interessadas para garantir o máximo impacto dos resultados obtidos. Ela possui doutorado em Desenho Urbano pela Oxford Brookes University, Reino Unido, e pós-doutorado em Planejamento Urbano pela The Bartlett School of Planning, Reino Unido. Desde 2008, ocupa uma posição permanente no funcionalismo público no Brasil como Professora Associada 4 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo por quatro anos, 04/03/2016 - 29/03/2020. Sua experiência em liderança também inclui a função de Coordenadora do Curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFPel (PROGRAU) por quatro anos, 20/01/2009 - 22/03/2013. Foi tambem fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da UFPel por seis anos (2016-2023), atuando hoje como pesquisadora no laboratório. Na sua trajetória publicou quatro livros internacionais: Visual Pollution Advertising, Signage and Environmental Quality; Olhares da Favela, Insights on favelas; Place-Making with Older Adults Towards Age-Friendly Cities and Communities; e Ageing in Place. Desde 2003 mantém estreitas relações com o Reino Unido na área de pesquisa de envelhecimento global e desenho urbano. Em 2022 foi Professora Visitante por seis meses no Instituto Urbano da Heriot-Watt University, na área do envelhecimento global, com bolsa do CNPQ. Atualmente, além de ser professora do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel e pesquisadora do LabCom, desenvolve atividades acadêmicas junto ao Instituto Urbano da Heriot-Watt University.

Formação acadêmica

Doutorado em Joint Centre for Urban Design, Brookes (Oxford Brookes University, 2007)
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003)
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Pelotas, 2001)

Áreas de atuação

Arquitetura e Urbanismo
Planejamento Urbano e Regional
Psicologia - Psicologia Ambiental - Environment Psychology
Geografia - Geografia da saúde

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
TECENDO A QUALIDADE DO LUGAR: Espacialidades, urbanidades e lugares em ação15/01/201921/02/20212
Projeto de Lugares com Pessoas Idosas: Rumo a Comunidades Amigáveis ao Envelhecimento das Pessoas COORDENADOR DO PROJETO02/05/201931/12/202010
Envelhecer bem em ambientes urbanos: desenvolvendo cidades e comunidades amigas da idade - Brasil, India e UKCOORDENADOR DO PROJETO02/07/201831/12/20208
ESTRATÉGIAS DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE PROJETO COM ÊNFASE EM ARQUITETURA E PAISAGISMO10/12/201710/06/20201
Sabedoria Indígena Amazônica: Moldando Soluções Climáticas no Brasil30/06/202431/12/20278
App CaminhoVIVO: Inteligência Artificial, caminhadas e mapeamentos a margem das cidades da América do Sul11/06/202431/12/20275
CAMINHOGRAFIAS URBANAS NOS CONFINS DA AMERICA DO SUL: criando pistas para políticas públicas com povos e comunidades tradicionais que habitam a margem das cidades de Marabá/BR, Pelotas/BR e Comodoro Rivadavia/AR01/01/202431/12/20272
Cidades de médio porte do extremo do sul do Brasil e em zona de fronteira: qualificação e proposição de espaços públicos sensíveis às relações intergeracionais, inclusivas e sustentáveis01/06/202331/05/20274
Senso de Lugar como Política Pública para promover Cidades SaudáveisCOORDENADOR DO PROJETO01/04/202131/12/20241
Centro de Cidades Saudáveis, Envelhecimento e Cidadania COORDENADOR DO PROJETO01/03/202131/12/20241
PlaceAgeCOORDENADOR DO PROJETO01/02/202131/12/20232
Comunidades Resilientes e Ações Humanitárias: uma ação conjunta entre Brasil, Reino Unido e ColômbiaCOORDENADOR DO PROJETO01/05/202031/08/20223
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Estratégias de Ensino em Planejamento Urbano - Segunda Edição.COORDENADOR DO PROJETO15/04/201914/04/20206
Metodologias Participativas no Ensino da Arquitetura e Urbanismo - Segunda EdiçãoCOORDENADOR DO PROJETO01/04/202231/12/20243
Metodologias Participativas no Ensino da Arquitetura e UrbanismoCOORDENADOR DO PROJETO23/03/202031/12/20216
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
LabCom Praxi - Segunda Edição20/03/202431/12/20261
CONECTANDO SABERES: O IMPULSO DAS REDES SOCIAIS NO MEIO ACADÊMICO01/03/202431/12/20262
Desenvolvimento de projetos de arquitetura para crianças autistas01/07/202331/12/20268
25 ANOS DEPOIS DAS 100 IMAGENS DA ARQUITETURA PELOTENSE: caminhografando o patrimônio cultural da cidade01/12/202231/12/20242
FAUrb no Bairro: caminhar, ouvir e inscrever-se01/01/202131/12/20247
Intervenções e Registros do Urbanismo Contemporâneo: Revista Pixo 01/01/201731/12/20241
Semana Acadêmica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2023 e I Simpósio de Direito à CidadeCOORDENADOR DO PROJETO27/02/202331/12/20232
LabCom PRAXI COORDENADOR DO PROJETO01/09/202131/12/20232
LabCom Online CafeCOORDENADOR DO PROJETO16/11/202031/12/20232
Taller LabCom: Taller Internacional sobre Estudos Comportamentais16/11/202031/12/20232
NARRATIVAS DO PASSO DOS NEGROS: EXERCÍCIO DE ETNOGRAFIA COLETIVA PARA ANTROPÓLOGOS/AS EM FORMAÇÃO03/05/201715/07/20232
III Conferência Internacional Passive House Brasil15/11/202201/06/202355
REDELAB_Rede de Laboratórios e Coletivos de Arquitetura, Urbanismo, Design e Tecnologia da UFPel integrados no combate ao COVID_1901/10/202031/12/20224
3º Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território 01/09/202101/09/20222
Da Arquitetura Ociosa ao Urbanismo Interativo17/06/201916/05/20222
Ageing in Place in a World of Inequalities: How to Design Healthy Cities for AllCOORDENADOR DO PROJETO30/04/201931/07/20212
Projetando Lugares com Idosos: Rumo às Comunidades Amigas do EnvelhecimentoCOORDENADOR DO PROJETO01/05/201725/08/20202

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2024/11TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
34+0Arquitetura e Urbanismo (Mestrado acadêmico)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Página gerada em 18/11/2024 07:20:31 (consulta levou 1.545099s)