Nome do Projeto
3º Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 01/09/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Divulgação científica e tecnológica
Resumo
O território entre as suas inúmeras facetas está fadado a sofrer transformações antrópicas que o moldam e tornam único em cada um dos seus cenários, assim, os espaços urbanos estão a ser afetados por uma diversidade de ações que o tornam suscetíveis de transformações no seu uso e dinâmica social, portanto, a cidadania é parte essencial desses processos e o medo constitui um “elemento” que integra ou desintegra o território.
Assim, os territórios ambientais são consequência da nossa cultura e também da forma como nos comportamos no meio urbano, ou seja, o exposto nos leva a entender que são constituídos por setores que têm alto impacto na cidade e não necessariamente devem apresentar situações de degradação, basta apenas que haja falta de atividade e vida urbana para o setor produzir nas pessoas que o fazem, eles usam sentimentos de ansiedade, pânico e insegurança.
Nesse sentido, cabe refletir a partir da multidisciplinaridade que afeta a qualidade do espaço urbano e a forma como as pessoas o vivem, apropriar-se e identificá-lo, bem como identificar os impactos ou implicações das decisões que são tomadas, ou seja, eles tomam tanto do político quanto do normativo, no desenho urbano como no paisagismo, psicologia e sociologia em seu uso e arquitetura em seu desenvolvimento.
Os movimentos de fóruns e discussões para o 3° Congresso Internacional de Cidadania, Espaço Público e Território acontecem de 01 de setembro de 2021 até 01 de setembro de 2022, pelo qual haverá diversificadas ações de organização e planejamento, culminando na reunião de convidados, inscritos e a Comunidade Acadêmica e Cientifica em geral, no dia 3, 4 e 5 de novembro de 2021, no Brasil, na cidade de Pelotas. O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Comportamentais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Juntamente com o Laboratório, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel sedia o evento, de modo online devido a pandemia, com o apoio do Projeto PlaceAge, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel e Universidad La Gran Colombia. O evento também é desenvolvido com o apoio do LabCom Hospitalar e do Centre for Healthy Cities, Ageing and Citizenship, o qual faz parte do Programa Institucional de Internacionalização da UFPel – CAPES PRINT. Esse é um evento mundial que ocorre anualmente em diferentes países; o último foi sediado em Bogotá e promovido pela Universidad La Gran Colombia.
Objetivo Geral
Oferecer estratégias e aprofundar os desenvolvimentos investigativos em torno dos temas que envolvem a compreensão do espaço urbano, o comportamento, territorialidade, o urbanismo contemporâneo, análise crítica da evolução histórica da arquitetura e do urbanismo, a inclusão dos indivíduos no mundo digital, e desta forma, oportunizando possibilidades para participação com palestras, workshops e viagens remotas a campo com o objetivo de compreender e ampliar o conhecimento da diversificação das relações humanas e seu pertencimento.