Nome do Projeto
Intervenções e Registros do Urbanismo Contemporâneo: Revista Pixo
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2017 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O projeto tem a proposta de realizar atividades de extensão que busquem registrar e intervir no urbanismo das cidades na contemporaneidade, a partir de ações educativas, organização de eventos e publicações.
Objetivo Geral
Construir e desconstruir a imagem da cidade a partir da aproximação dos usuários com a mesma, fazendo com que essa proximidade potencialize as atividades de criação na/da cidade. Contando como instrumento principal a “PIXO – REVISTA DE ARQUITETURA, CIDADE E CONTEMPORANEIDADE” abrange as seguintes áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Artes, Filosofia, Educação, Geografia e Psicologia. Uma iniciativa do Grupo de Pesquisa CNPQ Cidade+Contemporanenidade, do Laboratório de Urbanismo (LabUrb), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU), da Universidade Federal de Pelotas.
A revista digital trimestral (primavera, verão, outono e inverno – ágil e contínua) reune artigos, ensaios, entrevistas e resenhas (redigidos em português, inglês ou espanhol) em números temáticos e; em torno da abordagem multidisciplinar de questões relacionadas à sociedade contemporânea, em especial na relação entre a arquitetura e cidade, habitando para isso as fronteiras da filosofia da desconstrução, das artes e da educação, a fim de criar ações projetuais e afectos para uma ética e estética urbana atual.
A revista digital trimestral (primavera, verão, outono e inverno – ágil e contínua) reune artigos, ensaios, entrevistas e resenhas (redigidos em português, inglês ou espanhol) em números temáticos e; em torno da abordagem multidisciplinar de questões relacionadas à sociedade contemporânea, em especial na relação entre a arquitetura e cidade, habitando para isso as fronteiras da filosofia da desconstrução, das artes e da educação, a fim de criar ações projetuais e afectos para uma ética e estética urbana atual.
Justificativa
O projeto busca aproximar diversos grupos que interagem no urbanismo da cidade de Pelotas, de forma artística ou não. Compreendo que todas as intervenções são como escritas da/na cidade.
As escritas urbanas (graffiti, stencil, lambe, pichação, etc.) são expressões gráficas manifestas no espaço urbano, que se utilizam da cidade e da arquitetura como suportes e instrumentos de ação, comunicação e protesto. Assim, funcionam como elementos visuais inscritos pelos planos que compõem o cenário das cidades e interferem no cotidiano da experiência urbana, na construção e leitura da cidade e na constituição de sujeitos no contexto da contemporaneidade.
Como intervenções relacionam escrita, arte, território, urbanismo, práticas sociais, desejos e criação de espaços relacionais. São manifestações da vida pública e da realidade contemporânea, por uma necessidade de expressão e transgressão. Como discursos visuais na e da cidade - aplicadas sobre muros, fachadas e monumentos - subvertem a arquitetura das cidades e profanam o ambiente urbano ao mesmo passo em que o compõem.
O tema das escritas urbanas emite um som de transformação social, como vozes emitidas que colocam a movimentar o pensamento crítico e a paisagem da cidade contemporânea. Tons de protesto, de rebeldia, de apropriação urbana, por um direito à cidade e à construção de um ambiente múltiplo de corpos, interesses e usos.
Serão aceitos trabalhos para participar das ações, nas diversas áreas do conhecimento, cuja discussão verse sobre a temática das Escritas Urbanas. A atuação de seus produtores, a narrativa discursiva das manifestações e a produção do cenário das cidades a partir dessas linguagens que passam a construir um espaço híbrido e que habita a fronteira entre o formal e o não formal no contexto atual urbano.
A proposta também se abre a derivações dessas manifestações na condição de produção do espaço urbano, de tal forma que a discussão pode se potencializar através de relações estabelecidas com diferentes questões, também constituintes na formação do ambiente público, aspectos urbanos, arquitetônicos, artísticos, filosóficos, ambientais, políticos, sociais, entre outros.
As escritas urbanas (graffiti, stencil, lambe, pichação, etc.) são expressões gráficas manifestas no espaço urbano, que se utilizam da cidade e da arquitetura como suportes e instrumentos de ação, comunicação e protesto. Assim, funcionam como elementos visuais inscritos pelos planos que compõem o cenário das cidades e interferem no cotidiano da experiência urbana, na construção e leitura da cidade e na constituição de sujeitos no contexto da contemporaneidade.
Como intervenções relacionam escrita, arte, território, urbanismo, práticas sociais, desejos e criação de espaços relacionais. São manifestações da vida pública e da realidade contemporânea, por uma necessidade de expressão e transgressão. Como discursos visuais na e da cidade - aplicadas sobre muros, fachadas e monumentos - subvertem a arquitetura das cidades e profanam o ambiente urbano ao mesmo passo em que o compõem.
O tema das escritas urbanas emite um som de transformação social, como vozes emitidas que colocam a movimentar o pensamento crítico e a paisagem da cidade contemporânea. Tons de protesto, de rebeldia, de apropriação urbana, por um direito à cidade e à construção de um ambiente múltiplo de corpos, interesses e usos.
Serão aceitos trabalhos para participar das ações, nas diversas áreas do conhecimento, cuja discussão verse sobre a temática das Escritas Urbanas. A atuação de seus produtores, a narrativa discursiva das manifestações e a produção do cenário das cidades a partir dessas linguagens que passam a construir um espaço híbrido e que habita a fronteira entre o formal e o não formal no contexto atual urbano.
A proposta também se abre a derivações dessas manifestações na condição de produção do espaço urbano, de tal forma que a discussão pode se potencializar através de relações estabelecidas com diferentes questões, também constituintes na formação do ambiente público, aspectos urbanos, arquitetônicos, artísticos, filosóficos, ambientais, políticos, sociais, entre outros.
Metodologia
Cartografias Urbanas, um método com origem na filosofia da diferença que se propõe a acompanhar e registrar processos.
O instrumento principal serão palestras e publicações de números temáticos da Revista Pixo.
O instrumento principal serão palestras e publicações de números temáticos da Revista Pixo.
Indicadores, Metas e Resultados
- realizar reuniões mensais com o grupo envolvido nas ações de extensão;
- interagir semanalmente com a comunidade em geral envolvida no projeto;
- editar 4 edições anuais da Revista PIXO, sobre temáticas emergentes nas ações de extensão e;
- promover semestralmente palestras/seminários relacionados as problemáticas emergentes da cidades na contemporaneidade, abertos a comunidade em geral.
- interagir semanalmente com a comunidade em geral envolvida no projeto;
- editar 4 edições anuais da Revista PIXO, sobre temáticas emergentes nas ações de extensão e;
- promover semestralmente palestras/seminários relacionados as problemáticas emergentes da cidades na contemporaneidade, abertos a comunidade em geral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA ARAUJO PORTELLA | 1 | ||
ALINE NASCIMENTO DOS SANTOS | |||
ALISSA XAVIER ALVES | |||
ANA PAULA FREITAS MARGARITES | |||
ANA PAULA VIECELI | |||
ANDRE DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO | 2 | ||
ANGELA RAFFIN POHLMANN | 1 | ||
ANTONELLA DOS SANTOS PONS | |||
BÁRBARA DE BARBARA HYPÓLITO | |||
BÁRBARA DE BARBARA HYPÓLITO | |||
CARLA GONÇALVES RODRIGUES | 1 | ||
CARMEN ANITA HOFFMANN | 1 | ||
CAROLINA CABREIRA MAGALHÃES FALCÃO | |||
CAROLINA CORRÊA ROCHEFORT | 1 | ||
CAROLINA FRASSON SEBALHOS | |||
CAROLINA MESQUITA CLASEN | |||
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO | 1 | ||
CÍNTIA LANGIE ARAUJO | |||
DÉBORA SOUTO ALLEMAND | 6 | ||
EDUARDA AZEVEDO GONCALVES | 1 | ||
EDUARDO DA SILVA E SILVA | |||
EDUARDO ROCHA | 12 | ||
EMANUELA DI FELICE | 14 | ||
FABRICIO SANZ ENCARNAÇÃO | |||
FERNANDA TOMIELLO | |||
FERNANDO FREITAS FUÃO | |||
GABRIEL FISCHER GARCIA | |||
GABRIELA GARCIA DOS SANTOS | |||
GABRIELE VARGAS DA SILVA | |||
GLAUCO ROBERTO MUNSBERG DOS SANTOS | |||
GUSTAVO ARRUDA TEO | |||
GUSTAVO DE OLIVEIRA NUNES | |||
HELENE GOMES SACCO | 1 | ||
HUMBERTO LEVY DE SOUZA | |||
HUMBERTO LEVY DE SOUZA | |||
HUMBERTO LEVY DE SOUZA | |||
ISABELLA KHAUAM MARICATTO | |||
ISABELLA KHAUAM MARICATTO | |||
ISABELLA KHAUAM MARICATTO | |||
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ | |||
Jordana da Silva Berchon | |||
LAÍS BECKER FERREIRA | |||
LAÍS BECKER FERREIRA | |||
LAÍS DELLINGHAUSEN PORTELA | |||
LORENA MAIA RESENDE | |||
LUANA PAVAN DETONI | |||
LUCAS DE VARGAS | |||
MARIANE SIMÕES | |||
MAURICIO COUTO POLIDORI | 2 | ||
Marcelo Barros de Borba | |||
NATÁLIA LOHMANN D'ÁVILA | |||
OTAVIO MARTINS PERES | 2 | ||
PAULA PEDREIRA DEL FIOL | |||
PIERRE MOREIRA DOS SANTOS | |||
RAFAELA BARROS DE PINHO | |||
RAMAIANA CABRAL DE MELLO MESKO | |||
SHIRLEY TERRA LARA DOS SANTOS | |||
SYLVIO ARNOLDO DICK JANTZEN | 1 | ||
TALITA CORRÊA VIEIRA SILVA | |||
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS | |||
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS | |||
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS | |||
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS | 5 | ||
THIAGO HEINEMANN RODEGHIERO | |||
VALENTINA MACHADO | |||
VANESSA FORNECK | |||
VINÍCIUS DIAS DE PAULA | |||
ÍNGRID CLASEN DOS PASSOS |