Nome do Projeto
PlaceAge
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/02/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Resumo
O Projeto PlaceAge é constituído por dois projetos financiados pelo ESRC (Economic and Social Research Council) do Reino Unido, num total de £1.213.116,00 libras esterlinas. Entre os países envolvidos, participam o Reino Unido, o Brasil e a Índia. Ambos projetos possuem também suporte brasileiro pelas agências de pesquisa CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), e pela Universidade Federal de Pelotas com o financiamento de bolsistas de iniciação científica, ensino e extensão.
1. O projeto que deu origem ao PlaceAge se chama “Projetando lugares com os idosos: Rumo a comunidades amigas do envelhecimento” e tem como foco explorar como os idosos enfrentam o envelhecimento em diferentes contextos urbanos, sociais e culturais no Reino Unido e no Brasil. É financiado no valor de £808.289 libras esterlinas pelo ESRC (Economic and Social Research Council). O projeto iniciou em 2016, tendo as atividades de coleta de dados e análise concluídas em 2019. De 2020 a 2023 o projeto continua com atividades de impacto e desenvolvimento de políticas públicas junto a órgão nacionais e internacionais.
2. O segundo projeto denomina-se “Bom Envelhecimento em Ambientes Urbanos: Projetando cidades e comunidades com idosos”. Essa iniciativa tem parceira entre o Reino Unido, Índia e Brasil e é financiado pelo ESRC (Economic and Social Research Council) do Reino Unido e pelo ICSSR (Conselho Indiano de Pesquisa em Ciências Sociais) da Índia. As atividades de coleta de dados iniciaram em 2018 e serão concluídas em 2021. Após, até 2023 teremos estudos de impacto e desenvolvimento de políticas públicas. O financiamento é no total de £404.827 libras esterlinas.
Ambos projetos têm parceria internacional entre as Universidades Heriot-Watt em Edimburgo no Reino Unido, Universidade Federal de Pelotas no Brasil, e Universidade Sri Venkateswara na Índia.
Objetivo Geral
(i) investigar como o sentido de lugar é vivenciado por idosos de diferentes contextos sociais que residem em diferentes bairros no Brasil, Reino Unido e Índia;
(ii) traduzir essas experiências em projetos para comunidades amigas do idoso que apoiem o sentido de lugar; e
(iii) articular melhor o papel dos idosos como colocadores ativos no processo de design, envolvendo a comunidade em todas as etapas do projeto.
(ii) traduzir essas experiências em projetos para comunidades amigas do idoso que apoiem o sentido de lugar; e
(iii) articular melhor o papel dos idosos como colocadores ativos no processo de design, envolvendo a comunidade em todas as etapas do projeto.