Nome do Projeto
FAUrb no Bairro: caminhar, ouvir e inscrever-se
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/01/2021 - 31/12/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
O projeto tem o objetivo geral de criar ações de extensão afim de aproximar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel com bairros da cidade de Pelotas, a partir da cartografia sensível e dos seguintes procedimentos metodológicos: diagnóstico e mapeamento do bairro, a caminhada por transurbância, levantamentos em vídeo e fotográficos, encontros no bairro, “pequenos” projetos arquitetônicos e/ou urbanos, execução dos projetos e avaliação da ação. O planejamento do projeto preve a permanencia no bairro por um semestre letivo e assim consecutivamente: conhecendo, experimentando e interagindo com os bairros. Dessa forma, esse projeto busca fomentar a interlocução entre o fazer-urbano e o saber-urbano, aproximando os diversos agentes que modificam e planejam as cidades.

Objetivo Geral

Aproximar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da UFPel, com os bairros da cidade de Pelotas, a fim de praticar a cidade e estar em contato com as ruas, os bairros e as pessoas. O projeto propõe criar e fortalecer os vínculos entre a universidade e as comunidades, propondo atividades relacionadas à arquitetura e urbanismo em conjunto com os moradores das áreas, chamados de “pequenos” projetos (um banco na praça, um brinquedo para as crianças, plantar árvores, lixeiras, equipamentos etc.).

Justificativa

Nos últimos anos a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da UFPel, vem se afastando das comunidades, deixando de ouvir as vozes das pessoas e dos bairros da cidade de Pelotas. Sabe-se, sobretudo na contemporaneidade, que ir de encontro aos diversos atores que constituem e moldam a cidade vivida é fundamental para desconstruir a universidade e o planejamento homogeneizador. Ir de encontro às pluralidades que configuram a vida nas cidades é um dever ético é fundamental para realização da educação, tanto no âmbito da pesquisa, quanto da extensão. Dessa forma, esse projeto busca fomentar a interlocução entre o fazer-urbano e o saber-urbano, aproximando os diversos agentes que modificam e planejam as cidades.

Metodologia

A metodologia será a caminhografia urbana, tendo como origens a cartografia sensível, o caminhar por transurbancia e as cartografias sociais. Tudo pensado e realizado na comunidade (na rua, na praça, na escola, etc.), em um encontro semanal, com permanência de um semestre letivo da UFPel por bairro. Os procedimentos são: diagnóstico e mapeamento do bairro, a caminhada por transurbância, levantamentos em vídeo e fotográficos, encontros no bairro, “pequenos” projetos arquitetônicos e/ou urbanos, execução dos projetos e avaliação da ação.

Indicadores, Metas e Resultados

Meta 1: diagnóstico e mapeamento prévio do bairro. Indicador 1: produção de mapas com pontos principais e plano de visita.

Meta 2: contato prévio com a comunidade e seus referentes. Indicador 2: marcar primeira visita.

Meta 3: caminhada exploratória pelo bairro, ouvindo vozes. Indicador 3: anotações, imagens e mapas feitos durante essa caminhada.

Meta 4: cronograma de encontros in loco - no bairro - com a presença de referentes da comunidade. Indicador 4: encontros semanais, à tarde, durante um semestre letivo da UFPel.

Meta 5: definição de “pequenos” projetos de arquitetura e urbanismo para o bairro. Indicador: lista com prioridades e viabilidade de propostas.

Meta 6: planejar uma proposta para o bairro. Indicador 6: desenhos e croquis da proposta.

Meta 7: captação de recursos e compra/reciclagem de material. Indicador 7: compra/reciclagem do material.

Meta 8: execução do projeto na escala 1x1. Indicador: implantação de um projeto no bairro.

Meta 9: avaliação do projeto. Indicador 9: reunião de avaliação final.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ARAUJO PORTELLA5
ALINE NASCIMENTO DOS SANTOS
ANA CLARA CORREA HENNING5
ANDRE DE OLIVEIRA TORRES CARRASCO10
CAROLINA FRASSON SEBALHOS
EDUARDO DA SILVA E SILVA
EDUARDO ROCHA15
EMANUELA DI FELICE15
GABRIELE VARGAS DA SILVA
GABRIELE VARGAS DA SILVA
HUMBERTO LEVY DE SOUZA
ISABELLA KHAUAM MARICATTO
LARISSA DE ANDRADE CARVALHO
LAÍS BECKER FERREIRA
LAÍS DELLINGHAUSEN PORTELA
LISANDRA FACHINELLO KREBS10
MAURICIO COUTO POLIDORI10
NATÁLIA LOHMANN D'ÁVILA
OTAVIO MARTINS PERES5
PAMELA PADILHA SILVEIRA
PAULA PEDREIRA DEL FIOL
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS
TAÍS BELTRAME DOS SANTOS5
VANESSA FORNECK

Página gerada em 05/12/2022 11:54:29 (consulta levou 0.148434s)