Nome do Projeto
III Conferência Internacional Passive House Brasil
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
15/11/2022 - 01/06/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Meio ambiente
Linha de Extensão
Desenvolvimento tecnológico
Resumo
A III Conferência Internacional Passive House Brasil 2022 tem por objetivo discutir as possibilidades do Padrão Passive House no contexto Brasileiro. Na sua terceira edição ocorre em formato híbrido em parceria com a Universidade Católica de Pelotas, Federal de Santa Maria, Atitus, Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Universidade de Aveiro, Portugal. Na III Conferência teremos palestrantes do Canadá, Espanha, Alemanha, Chile, Portugal e Argentina, além dos pesquisadores que trabalham com o tema na UFPel.

Objetivo Geral

- Apresentar as possibilidades de adaptação do Padrão Passive House ao contexto Brasileiro.

Justificativa

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa em Energia (EPE) as edificações são responsáveis pela consumo de mais de 50% da energia elétrica consumida no país (EPE, 2022). No contexto do consumo de energia das edificações, acordando com o Ministério de Energia e Meio Ambiente (MME, 2022), existe um potencial de economizar mais de 50% do consumo de energia a partir de projetos arquitetônicos eficientes energeticamente. Edificações seguindo os padrões da Standard Alemã Passive House tem um potencial de economia de até 90% em comparação a uma edificação tradicional (IPH, 2022). Nesse sentido observar, analisar, adaptar e utilizar experiências de contextos de países desenvolvidos no âmbito da Eficiência energética em edificações mostra-se como um caminho promissor para o contexto Brasileiro. A III conferência apresenta um grupo maior de pesquisadores que trabalham com o tema no contexto da América do Norte, Europa e América do Sul com um potencial de consolidar definitivamente os pesquisadores da UFPel/PROGRAU/LABCEE neste grupo seleto de profissionais e pesquisadores no contexto global.

Metodologia

O evento ocorrerá nos dias 30 de novembro nos turnos da manhã e tarde e nos dias 01 e 02 de dezembro. A programação preliminar do evento está no site do evento na seguinte homepage:
https://wp.ufpel.edu.br/passivehousebrasil2022/programacao/
O evento ocorrerá no modo híbrido com palestras presenciais e palestras online. Será sediado no auditório principal da Universidade Católica de Pelotas.

Indicadores, Metas e Resultados

Espera-se uma presença de 200 a 300 participantes. No final do evento será realizada uma auto-avaliação da conferência, com a participação do público da conferência.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ARAUJO PORTELLA55
ANTONIO CESAR SILVEIRA BAPTISTA DA SILVA55
CAROLINA DE MESQUITA DUARTE
CRISTIANE DITTGEN MIRITZ56
EDUARDO GRALA DA CUNHA79
LEONARDO SILVA VAZ
LUCIANE ANDREOLA BEBER
LUIZA COUTINHO BERNARDES
LUÍSA ALCANTARA ROSA
MARITZA DA ROCHA MACARTHY
RODRIGO KARINI LEITZKE
RODRIGO KARINI LEITZKE
ROSEANA BONOTTO RUIVO
STIFANY KNOP
THAISA CARVALHO RODRIGUES

Página gerada em 20/04/2024 09:42:16 (consulta levou 0.165406s)