Nome do Projeto
Taller LabCom: Taller Internacional sobre Estudos Comportamentais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/11/2020 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Taller LabCom (Taller Internacional sobre Estudos Comportamentais) se constitui como um projeto com o intuito de objetivar o caráter acadêmico que atenda às dimensões propostas pela por inúmeras áreas de conhecimento que a Arquitetura e Urbanismo proporcionam, consolidando a internacionalização como proposta de desenvolvimento acadêmico e política interinstitucional com temáticas multidisciplinares. A realização de eventos é de fundamental importância ao meio acadêmico, por isso o Taller LabCom vem oportunizar aos graduandos de nossa universidade, o acesso às temáticas de relevância a FAURB/UFPel e ao contexto regional. Nesse propósito, o evento contribuirá de forma significativa no perfil de formação dos acadêmicos e aperfeiçoamento das práticas docentes. O desenvolvimento de oficinas direcionadas afim de dialogar, imaginar, estruturar, desenvolver, criar e implementar políticas de bem estar social para as pessoas registra como alternativa a busca de soluções capazes de atenuar as mazelas e problemáticas atuais no campo da Arquitetura e do Urbanismo e mais amplo propõe uma nova configuração de Atêlies nessa modalidade de disciplina, consolidando a prática da internacionalização, oportunizando integrar acadêmicos e professores em uma prática de reflexão para propor melhorias em segmentos pelos quais necessitam de apoio e suporte. Além disso, a realização de atividades inovadoras, dos cursos de nível superior, é uma das exigências do MEC (Ministério da Educação) e deve ser parte integrante do calendário acadêmico. Como premissa básica, o Taller LabCom deve ser caracterizada por atividades de extensão que contribuam para a formação do acadêmico. Esta experiência Tallerista consiste em uma inter-relação de acadêmicos e professores para a construção de uma proposta interdisciplinar que de forma inovadora resolva os problemas de arquitetura detectados, através de um olhar coletivo de uma região e/ou problemática, por meio de um trabalho de campo e/ou remoto integrado sob a forma de intercâmbio de massas intelectuais que possam contribuir com políticas de desenvolvimento. Será um marco fundamental para que a UFPel possa ainda mais ampliar o seu desenvolvimento como universidade pública e gratuita, adaptada as novas tecnologias e as necessidades do mundo contemporâneo.

Objetivo Geral

Promover oficinas teórico-práticas na promoção de ideias e trocas de experiências entre profissionais, estudantes, pesquisadores, comunidades nacionais e internacionais no intuito de disseminar a expansão e aprofundamento do conhecimento de temas relacionados aos Estudos Comportamentais no campo da Arquitetura e do Urbanismo.

Justificativa

A Arquitetura é um saber de caráter prioritariamente social; seu ensino deve partir da análise da sociedade e de suas necessidades; e sua gestão deve ser democrática e participativa. No que se refere à fundamentação pedagógica, para Dobry-Pronsato (2012), o Taller Total significava uma perspectiva diferente na maneira de propor e resolver os problemas; uma mudança de atitude no que se refere às relações interpessoais, com vistas ao trabalho grupal; a possibilidade de crítica constante, de acordo com a natureza de sua metodologia; a participação do acadêmico na fixação de objetivos e hipóteses de trabalho; uma revisão e uma redefinição dos papéis tradicionais de acadêmicos e professores.

Essas práticas da arquitetura buscam criar, adaptar, readaptar os espaços em função das necessidades dos indivíduos, essa proposta está totalmente enraizada em questões políticas e sociais de um lugar, sendo, portanto, uma proposta de desenvolvimento local e precisa ter objetivo e espaço geográfico próprio. Essa prática tem essência social, pois faz uma análise da sociedade alvo da intervenção e busca soluções para atender suas necessidades.

Metodologia

Neste projeto a multidisciplinaridade e olhares múltiplos se tornam necessários para a realização de atividades em grupos compostos por estudantes, professores, pesquisadores e comunidade. As ações coordenadas giram em torno da problemática proposta e seu contexto definido, composta por equipes de diferentes aspectos, terão o desafio de reunir informações para um diagnóstico das situações intrínsecas para possíveis soluções e intervenções arquitetônicas e urbanísticas, em parceria com disciplinas pontuais do currículo do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel.

A problemática será definida entre a Coordenação e Professores Pesquisadores do LabCom em franco diálogo com sua comunidade acadêmica em conjunto com os aliados institucionais nacionais e internacionais, buscando atender ao máximo os anseios do público-alvo ocupante dos espaços, na integração dos espaços, desenvolvimento sustentável, valorização social, inserção de novas tecnologias e auto sustentação econômica, com vistas na estrutura urbana e com ênfase na acessibilidade e nos comportamentos dos sujeitos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores serão produzidos por processos quantitativos e qualitativos por meio da realização e organização dos talleres, o público-alvo beneficiado, os atores do processo tallerista, as produções arquitetônicas (processos quantitativos); a abrangência e relevância das ações, a formação social e cidadão na produção do conhecimento, os acordos institucionais nacionais e internacionais gerados pelas atividades (processos qualitativos).

As metas estabelecidas no projeto são as seguintes:

- Realizar um estudo prévio do polígono de atuação de acordo com a problemática levantada, com a realização de reuniões e debates para a aplicação de questionários com o público-alvo na área de atuação;

- Identificar por meio de documentos, projetos e informações, elementos que consigam conformar este polígono de atuação permitindo definir estratégias projetuais de atuação, com definições de parâmetros de estudos comportamentais;

- Relacionar as diversas escalas de intervenção, elucidando aos acadêmicos uma situação real específica de projeto arquitetônico e urbanístico;

- Delimitar elementos urbanísticos enfatizando a intervenção dos recortes urbanos mediante o lançamento de hipóteses arquitetônicas que incluam uma visão prospectiva dos impactos gerados;

- Propor projetos na modalidade de esquemas propositivos que caracterizem e enfatizem os anseios do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel, bem como de acordo com os objetivos do Taller LabCom.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ABEL VINICIUS MACHADO CAETANO DA SILVA
ABEL VINICIUS MACHADO CAETANO DA SILVA
ADRIANA ARAUJO PORTELLA4
ALVARO HENRIQUE ORMONDE FERREIRA
CELINA MARIA BRITTO CORREA2
CRISTHIAN MOREIRA BRUM5
Claudia Rogeria Gaida
DARA ELISA DOS SANTOS BANDEIRA
Daniel Hedlund Soares das Chagas
ESTEVAN DE BACCO BILHERI
FELIPE PEREIRA DA SILVA
Fernanda Corrêa da Silva
LAURA LOPES CEZAR2
LAUREN NICOLE GONÇALVES DUARTE
PÂMELA PADILHA SILVEIRA
RAFAELA BORTOLINI2
RAFAELA ETGES
Tarcisio Dorn de Oliveira

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