Nome do Projeto
Taller LabCom: Taller Internacional sobre Estudos Comportamentais
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
16/11/2020 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Resumo
O Taller LabCom (Taller Internacional sobre Estudos Comportamentais) se constitui como um projeto com o intuito de objetivar o caráter acadêmico que atenda às dimensões propostas pela por inúmeras áreas de conhecimento que a Arquitetura e Urbanismo proporcionam, consolidando a internacionalização como proposta de desenvolvimento acadêmico e política interinstitucional com temáticas multidisciplinares.
A realização de eventos é de fundamental importância ao meio acadêmico, por isso o Taller LabCom vem oportunizar aos graduandos de nossa universidade, o acesso às temáticas de relevância a FAURB/UFPel e ao contexto regional. Nesse propósito, o evento contribuirá de forma significativa no perfil de formação dos acadêmicos e aperfeiçoamento das práticas docentes.
O desenvolvimento de oficinas direcionadas afim de dialogar, imaginar, estruturar, desenvolver, criar e implementar políticas de bem estar social para as pessoas registra como alternativa a busca de soluções capazes de atenuar as mazelas e problemáticas atuais no campo da Arquitetura e do Urbanismo e mais amplo propõe uma nova configuração de Atêlies nessa modalidade de disciplina, consolidando a prática da internacionalização, oportunizando integrar acadêmicos e professores em uma prática de reflexão para propor melhorias em segmentos pelos quais necessitam de apoio e suporte.
Além disso, a realização de atividades inovadoras, dos cursos de nível superior, é uma das exigências do MEC (Ministério da Educação) e deve ser parte integrante do calendário acadêmico. Como premissa básica, o Taller LabCom deve ser caracterizada por atividades de extensão que contribuam para a formação do acadêmico.
Esta experiência Tallerista consiste em uma inter-relação de acadêmicos e professores para a construção de uma proposta interdisciplinar que de forma inovadora resolva os problemas de arquitetura detectados, através de um olhar coletivo de uma região e/ou problemática, por meio de um trabalho de campo e/ou remoto integrado sob a forma de intercâmbio de massas intelectuais que possam contribuir com políticas de desenvolvimento.
Será um marco fundamental para que a UFPel possa ainda mais ampliar o seu desenvolvimento como universidade pública e gratuita, adaptada as novas tecnologias e as necessidades do mundo contemporâneo.
Objetivo Geral
Promover oficinas teórico-práticas na promoção de ideias e trocas de experiências entre profissionais, estudantes, pesquisadores, comunidades nacionais e internacionais no intuito de disseminar a expansão e aprofundamento do conhecimento de temas relacionados aos Estudos Comportamentais no campo da Arquitetura e do Urbanismo.
Justificativa
A Arquitetura é um saber de caráter prioritariamente social; seu ensino deve partir da análise da sociedade e de suas necessidades; e sua gestão deve ser democrática e participativa. No que se refere à fundamentação pedagógica, para Dobry-Pronsato (2012), o Taller Total significava uma perspectiva diferente na maneira de propor e resolver os problemas; uma mudança de atitude no que se refere às relações interpessoais, com vistas ao trabalho grupal; a possibilidade de crítica constante, de acordo com a natureza de sua metodologia; a participação do acadêmico na fixação de objetivos e hipóteses de trabalho; uma revisão e uma redefinição dos papéis tradicionais de acadêmicos e professores.
Essas práticas da arquitetura buscam criar, adaptar, readaptar os espaços em função das necessidades dos indivíduos, essa proposta está totalmente enraizada em questões políticas e sociais de um lugar, sendo, portanto, uma proposta de desenvolvimento local e precisa ter objetivo e espaço geográfico próprio. Essa prática tem essência social, pois faz uma análise da sociedade alvo da intervenção e busca soluções para atender suas necessidades.
Essas práticas da arquitetura buscam criar, adaptar, readaptar os espaços em função das necessidades dos indivíduos, essa proposta está totalmente enraizada em questões políticas e sociais de um lugar, sendo, portanto, uma proposta de desenvolvimento local e precisa ter objetivo e espaço geográfico próprio. Essa prática tem essência social, pois faz uma análise da sociedade alvo da intervenção e busca soluções para atender suas necessidades.
Metodologia
Neste projeto a multidisciplinaridade e olhares múltiplos se tornam necessários para a realização de atividades em grupos compostos por estudantes, professores, pesquisadores e comunidade. As ações coordenadas giram em torno da problemática proposta e seu contexto definido, composta por equipes de diferentes aspectos, terão o desafio de reunir informações para um diagnóstico das situações intrínsecas para possíveis soluções e intervenções arquitetônicas e urbanísticas, em parceria com disciplinas pontuais do currículo do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel.
A problemática será definida entre a Coordenação e Professores Pesquisadores do LabCom em franco diálogo com sua comunidade acadêmica em conjunto com os aliados institucionais nacionais e internacionais, buscando atender ao máximo os anseios do público-alvo ocupante dos espaços, na integração dos espaços, desenvolvimento sustentável, valorização social, inserção de novas tecnologias e auto sustentação econômica, com vistas na estrutura urbana e com ênfase na acessibilidade e nos comportamentos dos sujeitos.
A problemática será definida entre a Coordenação e Professores Pesquisadores do LabCom em franco diálogo com sua comunidade acadêmica em conjunto com os aliados institucionais nacionais e internacionais, buscando atender ao máximo os anseios do público-alvo ocupante dos espaços, na integração dos espaços, desenvolvimento sustentável, valorização social, inserção de novas tecnologias e auto sustentação econômica, com vistas na estrutura urbana e com ênfase na acessibilidade e nos comportamentos dos sujeitos.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores serão produzidos por processos quantitativos e qualitativos por meio da realização e organização dos talleres, o público-alvo beneficiado, os atores do processo tallerista, as produções arquitetônicas (processos quantitativos); a abrangência e relevância das ações, a formação social e cidadão na produção do conhecimento, os acordos institucionais nacionais e internacionais gerados pelas atividades (processos qualitativos).
As metas estabelecidas no projeto são as seguintes:
- Realizar um estudo prévio do polígono de atuação de acordo com a problemática levantada, com a realização de reuniões e debates para a aplicação de questionários com o público-alvo na área de atuação;
- Identificar por meio de documentos, projetos e informações, elementos que consigam conformar este polígono de atuação permitindo definir estratégias projetuais de atuação, com definições de parâmetros de estudos comportamentais;
- Relacionar as diversas escalas de intervenção, elucidando aos acadêmicos uma situação real específica de projeto arquitetônico e urbanístico;
- Delimitar elementos urbanísticos enfatizando a intervenção dos recortes urbanos mediante o lançamento de hipóteses arquitetônicas que incluam uma visão prospectiva dos impactos gerados;
- Propor projetos na modalidade de esquemas propositivos que caracterizem e enfatizem os anseios do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel, bem como de acordo com os objetivos do Taller LabCom.
As metas estabelecidas no projeto são as seguintes:
- Realizar um estudo prévio do polígono de atuação de acordo com a problemática levantada, com a realização de reuniões e debates para a aplicação de questionários com o público-alvo na área de atuação;
- Identificar por meio de documentos, projetos e informações, elementos que consigam conformar este polígono de atuação permitindo definir estratégias projetuais de atuação, com definições de parâmetros de estudos comportamentais;
- Relacionar as diversas escalas de intervenção, elucidando aos acadêmicos uma situação real específica de projeto arquitetônico e urbanístico;
- Delimitar elementos urbanísticos enfatizando a intervenção dos recortes urbanos mediante o lançamento de hipóteses arquitetônicas que incluam uma visão prospectiva dos impactos gerados;
- Propor projetos na modalidade de esquemas propositivos que caracterizem e enfatizem os anseios do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo e Laboratório de Estudos Comportamentais da FAURB/UFPel, bem como de acordo com os objetivos do Taller LabCom.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ABEL VINICIUS MACHADO CAETANO DA SILVA | |||
ABEL VINICIUS MACHADO CAETANO DA SILVA | |||
ADRIANA ARAUJO PORTELLA | 4 | ||
ALVARO HENRIQUE ORMONDE FERREIRA | |||
CELINA MARIA BRITTO CORREA | 2 | ||
CRISTHIAN MOREIRA BRUM | 5 | ||
Claudia Rogeria Gaida | |||
DARA ELISA DOS SANTOS BANDEIRA | |||
Daniel Hedlund Soares das Chagas | |||
ESTEVAN DE BACCO BILHERI | |||
FELIPE PEREIRA DA SILVA | |||
Fernanda Corrêa da Silva | |||
LAURA LOPES CEZAR | 2 | ||
LAUREN NICOLE GONÇALVES DUARTE | |||
PÂMELA PADILHA SILVEIRA | |||
RAFAELA BORTOLINI | 2 | ||
RAFAELA ETGES | |||
Tarcisio Dorn de Oliveira |