Nome do Projeto
LabCom PRAXI
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 31/12/2023
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Direitos Humanos e Justiça / Saúde
Linha de Extensão
Grupos sociais vulneráveis
Resumo
Este Projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de espaços construídos (públicos, abertos, edificações e interiores), através de ações organizadas por demandas da sociedade. É um projeto de fluxo contínuo que busca assessorar, no campo projetual da Arquitetura, da Antropologia e do Turismo, grupos que entrem em contato com o Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da UFPel. Se propõe o desenvolvimento conceitual de intervenções na cidade. Partindo dos princípios que norteiam as atividades do LabCom - INCLUSÃO SOCIAL E BEM-ESTAR PARA TODOS, serão atendidas as demandas que tenham um cunho social, que favoreçam usuários e comunidades marginalizadas e muitas vezes esquecidas pelo planejamento da cidade. A participação multidisciplinar de discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas, de instituições públicas ou socialmente organizadas e comunidades desatendidas é pré-requisito para o oferecimento das ações.

Objetivo Geral

Este Projeto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de espaços construídos (públicos, abertos, edificações e interiores), através de ações organizadas por demandas da sociedade.

Justificativa

São principalmente dois os contextos que justificam essa proposta. O primeiro diz respeito ao fato de que alguns grupos e organizações não governamentais que trabalham com comunidades vulneráveis, como a Caritas e também a Cuidativa, terem buscado o apoio do Laboratório para o desenvolvimento de ideias de organização espacial arquitetônica e urbana. Com o intuito de formalizar essas demandas, assim como outras, através de um projeto de extensão, desenvolvemos este projeto de fluxo contínuo para o atendimento aos grupos sociais mais vulneráveis que necessitarem de apoio no nível conceitual de ideias de projeto. Não é nosso objetivo realizar projetos executivos arquitetônicos e urbanos. A proposta visa sugerir ideias de intervenção na cidade, permanentes ou efêmeras, que promovam comportamentos de inclusão social, e que possam interessar aos grupos que nos procurarem para essa consultoria gratuita e multidisciplinar.
Por outro lado, em sintonia com a política de extensão universitária brasileira, as ações propostas deverão promover impacto na formação do estudante, já que alunos da UFPEL terão participação ativa no projeto Labcom Praxi, e impacto social melhorando a qualidade do espaço construído para usuários vulneráveis, apresentando assim, potencial de articulação com o ensino e a pesquisa.

Metodologia

Reuniões, visitas ao local, medições, entrevistas com os futuros usuários, desenvolvimento de ideias, e apresentação das propostas.
Em época de pandemia, quando houverem atividades presencias, essas serão informadas a UFPel que poderá permitir ou não as atividades.

Indicadores, Metas e Resultados

Os resultados alcançados serão entregues as comunidades solicitantes, apresentados em vídeos divulgados pela universidade, e organizados em forma de revista eletrônica com distribuição gratuita.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIAN PASTORE DA CUNHA
ADRIANA ARAUJO PORTELLA10
AMANDA FERREIRA GARCIA
ANA LUCIA COSTA DE OLIVEIRA2
BERNARDO CALDAS DE SOUZA
CELINA MARIA BRITTO CORREA8
DANIELLE VILLELA DE LIMA
DARA ELISA DOS SANTOS BANDEIRA
EDUARDO GRALA DA CUNHA4
EDUARDO ROCHA6
GISELE SILVA PEREIRA8
GIULIA VIANNA DOS SANTOS
ISABEL JAHNECKE DE FREITAS
JULIA ARIAS DA SILVA
LAUREN NICOLE GONÇALVES DUARTE
LIGIA MARIA AVILA CHIARELLI
LOUISE PRADO ALFONSO6
LUCIELE DOS SANTOS OLIVEIRA
LUISA KLUG VIEIRA
LÍVIA WINKEL FERNANDES
MARCELA MILGAREJO SOUZA
MARIA ELISA GATTIBONI LOPES
MARIANA MARRONI DA ROSA
NATALIN PUCINELLI LOURENCO
PÂMELA PADILHA SILVEIRA
RAFAELA SCHITZ GOMES
SINVAL CANTARELLI XAVIER
SUEN ROSA PEDROSO LEITZKE
TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO
THAÍS DEBLI LIBARDONI
TIFANY DE AVILA CARDOSO

Página gerada em 18/04/2024 19:14:56 (consulta levou 0.211666s)