Nome do Projeto
CONECTANDO SABERES: O IMPULSO DAS REDES SOCIAIS NO MEIO ACADÊMICO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Em pleno século XXI, é evidente que as redes sociais transcendem sua função original de plataforma pessoal. Empresas, estabelecimentos comerciais e marcas expandiram sua presença nesses canais para estreitar o relacionamento com seu público-alvo. Por que não aproveitar essa tendência em prol da divulgação e promoção dos inúmeros projetos desenvolvidos no Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas? Aproximadamente 94% das organizações participantes de pesquisa estão ativas nas redes sociais e 62% consideram plataformas como Instagram e Facebook fundamentais, desempenhando um papel vital em seus negócios. Sem contar que o uso das redes sociais segue crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Este projeto além de promover todas as atividades do LabCom via social media, pretende avaliar o impacto das redes sociais na divulgação de vídeos educacionais com uma comunicação fácil e acessível. Busca-se junto a comunidade externa e interna da UFPel entender os benefícios que as redes sociais proporcionam tanto para os estudantes da Universidade quanto para a comunidade de local e internacional.

Objetivo Geral

A capacidade de compartilhar informações educacionais em tempo real é um dos fatores mais benéficos, mantendo alunos, professores, pesquisadores e a comunidade atualizados sobre os desenvolvimentos dos programas. Desta forma, os objetivos deste projeto são:
1. Divulgar todas as atividades do LabCom na rede social Instagram (@labcomufpel).
2. Avaliar o impacto gerado pelas publicações no @labcomufpel na comunidade externa através dos posts feitos e visualizações, traçando tópicos como aumento de seguidores possivelmente interessados nos temas abordados.
3. Avaliar o maior número de contas alcançadas por vídeo.
4. Avaliar o número de compartilhamentos de cada post e o engajamento geral da conta do Instagram.
5. Avaliar o envolvimento da comunidade interna e externa que acompanha a rede social através de seus smartphones.
6. Analisar os benefícios que os posts levam para a comunidade externa, proporcionando o desenvolvimento de novas atividades, projetos e até possibilidades de emprego, bolsas, estudos no exterior para os discentes.

Justificativa

1. Divulgar nas redes sociais é uma maneira acessível de garantir que o conteúdo educacional de nossos projetos tenha a visibilidade que ele merece. Essa etapa não só está presente em todas estratégias de marketing digital, como é uma das mais importantes no processo.

2. Seja qual for a modalidade dos projetos realizados, a divulgação científica é necessária para propagar conhecimento, apresentar novas ideias e conceitos e permitir que o público em geral tenha acesso aos avanços da ciência.

Com isso, nossa justificativa é divulgar toda a produção do LabCom para que possamos atingir o maior numero de pessoas.

Metodologia

Desenvolvimento de posts, reels, vídeos interativos sobre todas as atividades desenvolvidas no LabCom.

Abordagem quantitativa: analisar padrões de uso, utilização de tags, likes, comentários e hashtags.

Interação direta com usuários do Instagram: Acessar diretamente os usuários através de surveys criadas em posts no Instagram para avaliar se o conhecimento produzido na rede social está chegando positivamente aos usuários da rede.

Indicadores, Metas e Resultados

Analisar as seguintes métricas:

1. conhecer melhor os seguidores, entendendo quem é seu público-alvo e de que forma ele se comporta na rede;
2. acompanhar o alcance das postagens para focar em conteúdos que tenham maior probabilidade de atingir o público;
3. compreender de que forma a audiência se relaciona com o LabCom e quais melhorias podem ser feitas para aumentar os níveis de engajamento tanto no feed quanto nos stories.

Resultados esperados:
Fazer com que os alunos e comunidade em geral se sintam mais estimulados a buscar conhecimento a respeito de um determinado projeto no LabCom. Além disso, o instagram poderá se tornar uma biblioteca dos nossos projetos, tornando o acesso amplo e, assim, o aluno e a comunidade em geral poderá curtir, comentar e publicar, divulgando um determinado projeto, e assim aprender mais sobre ele.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ARAUJO PORTELLA2
CAMILA SANTOS CORDEIRO
EDUARDO GRALA DA CUNHA5
TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO
WELLINGTON MULLER KRUCHADT

Página gerada em 21/12/2024 13:43:57 (consulta levou 0.092706s)