Nome do Projeto
CONECTANDO SABERES: O IMPULSO DAS REDES SOCIAIS NO MEIO ACADÊMICO
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/03/2024 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Cultura
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
Em pleno século XXI, é evidente que as redes sociais transcendem sua função original de plataforma pessoal. Empresas, estabelecimentos comerciais e marcas expandiram sua presença nesses canais para estreitar o relacionamento com seu público-alvo. Por que não aproveitar essa tendência em prol da divulgação e promoção dos inúmeros projetos desenvolvidos no Laboratório de Estudos Comportamentais (LabCom) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas? Aproximadamente 94% das organizações participantes de pesquisa estão ativas nas redes sociais e 62% consideram plataformas como Instagram e Facebook fundamentais, desempenhando um papel vital em seus negócios. Sem contar que o uso das redes sociais segue crescendo vertiginosamente nos últimos anos. Este projeto além de promover todas as atividades do LabCom via social media, pretende avaliar o impacto das redes sociais na divulgação de vídeos educacionais com uma comunicação fácil e acessível. Busca-se junto a comunidade externa e interna da UFPel entender os benefícios que as redes sociais proporcionam tanto para os estudantes da Universidade quanto para a comunidade de local e internacional.
Objetivo Geral
A capacidade de compartilhar informações educacionais em tempo real é um dos fatores mais benéficos, mantendo alunos, professores, pesquisadores e a comunidade atualizados sobre os desenvolvimentos dos programas. Desta forma, os objetivos deste projeto são:
1. Divulgar todas as atividades do LabCom na rede social Instagram (@labcomufpel).
2. Avaliar o impacto gerado pelas publicações no @labcomufpel na comunidade externa através dos posts feitos e visualizações, traçando tópicos como aumento de seguidores possivelmente interessados nos temas abordados.
3. Avaliar o maior número de contas alcançadas por vídeo.
4. Avaliar o número de compartilhamentos de cada post e o engajamento geral da conta do Instagram.
5. Avaliar o envolvimento da comunidade interna e externa que acompanha a rede social através de seus smartphones.
6. Analisar os benefícios que os posts levam para a comunidade externa, proporcionando o desenvolvimento de novas atividades, projetos e até possibilidades de emprego, bolsas, estudos no exterior para os discentes.
1. Divulgar todas as atividades do LabCom na rede social Instagram (@labcomufpel).
2. Avaliar o impacto gerado pelas publicações no @labcomufpel na comunidade externa através dos posts feitos e visualizações, traçando tópicos como aumento de seguidores possivelmente interessados nos temas abordados.
3. Avaliar o maior número de contas alcançadas por vídeo.
4. Avaliar o número de compartilhamentos de cada post e o engajamento geral da conta do Instagram.
5. Avaliar o envolvimento da comunidade interna e externa que acompanha a rede social através de seus smartphones.
6. Analisar os benefícios que os posts levam para a comunidade externa, proporcionando o desenvolvimento de novas atividades, projetos e até possibilidades de emprego, bolsas, estudos no exterior para os discentes.
Justificativa
1. Divulgar nas redes sociais é uma maneira acessível de garantir que o conteúdo educacional de nossos projetos tenha a visibilidade que ele merece. Essa etapa não só está presente em todas estratégias de marketing digital, como é uma das mais importantes no processo.
2. Seja qual for a modalidade dos projetos realizados, a divulgação científica é necessária para propagar conhecimento, apresentar novas ideias e conceitos e permitir que o público em geral tenha acesso aos avanços da ciência.
Com isso, nossa justificativa é divulgar toda a produção do LabCom para que possamos atingir o maior numero de pessoas.
2. Seja qual for a modalidade dos projetos realizados, a divulgação científica é necessária para propagar conhecimento, apresentar novas ideias e conceitos e permitir que o público em geral tenha acesso aos avanços da ciência.
Com isso, nossa justificativa é divulgar toda a produção do LabCom para que possamos atingir o maior numero de pessoas.
Metodologia
Desenvolvimento de posts, reels, vídeos interativos sobre todas as atividades desenvolvidas no LabCom.
Abordagem quantitativa: analisar padrões de uso, utilização de tags, likes, comentários e hashtags.
Interação direta com usuários do Instagram: Acessar diretamente os usuários através de surveys criadas em posts no Instagram para avaliar se o conhecimento produzido na rede social está chegando positivamente aos usuários da rede.
Abordagem quantitativa: analisar padrões de uso, utilização de tags, likes, comentários e hashtags.
Interação direta com usuários do Instagram: Acessar diretamente os usuários através de surveys criadas em posts no Instagram para avaliar se o conhecimento produzido na rede social está chegando positivamente aos usuários da rede.
Indicadores, Metas e Resultados
Analisar as seguintes métricas:
1. conhecer melhor os seguidores, entendendo quem é seu público-alvo e de que forma ele se comporta na rede;
2. acompanhar o alcance das postagens para focar em conteúdos que tenham maior probabilidade de atingir o público;
3. compreender de que forma a audiência se relaciona com o LabCom e quais melhorias podem ser feitas para aumentar os níveis de engajamento tanto no feed quanto nos stories.
Resultados esperados:
Fazer com que os alunos e comunidade em geral se sintam mais estimulados a buscar conhecimento a respeito de um determinado projeto no LabCom. Além disso, o instagram poderá se tornar uma biblioteca dos nossos projetos, tornando o acesso amplo e, assim, o aluno e a comunidade em geral poderá curtir, comentar e publicar, divulgando um determinado projeto, e assim aprender mais sobre ele.
1. conhecer melhor os seguidores, entendendo quem é seu público-alvo e de que forma ele se comporta na rede;
2. acompanhar o alcance das postagens para focar em conteúdos que tenham maior probabilidade de atingir o público;
3. compreender de que forma a audiência se relaciona com o LabCom e quais melhorias podem ser feitas para aumentar os níveis de engajamento tanto no feed quanto nos stories.
Resultados esperados:
Fazer com que os alunos e comunidade em geral se sintam mais estimulados a buscar conhecimento a respeito de um determinado projeto no LabCom. Além disso, o instagram poderá se tornar uma biblioteca dos nossos projetos, tornando o acesso amplo e, assim, o aluno e a comunidade em geral poderá curtir, comentar e publicar, divulgando um determinado projeto, e assim aprender mais sobre ele.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA ARAUJO PORTELLA | 2 | ||
CAMILA SANTOS CORDEIRO | |||
EDUARDO GRALA DA CUNHA | 5 | ||
TACIANA ANCA EVARISTO MENDES CARDOSO | |||
WELLINGTON MULLER KRUCHADT |