Nome do Projeto
Unidade de Diagnóstico Estomatologico II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/05/2015 - 15/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O presente projeto de ensino tem como primeiro objetivo o aperfeiçoamento qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Atuar como monitor das atividades desenvolvidas na disciplina Unidade de Diagnóstico Estomatologico II (UDE II), da Faculdade de Odontologia.

Justificativa

A disciplina de Diagnóstico Estomatologico II, ministrada no quarto semestre do curso de odontologia, apresenta carga horária total de 170 horas - somadas suas ramificações teóricas e práticas. As atividades práticas, por sua vez, dividem-se em momentos de atendimento clínico e laboratório de histopatologia. A presença de um monitor, em ambas modalidades práticas, mostra-se enriquecedora para alunos que, neste momento acadêmico, iniciam o desenvolvimento do processo diagnóstico. Ainda, o grande número de discentes matriculados exige que uma turma seja subdivida em quatro subgrupos de forma que todos os objetivos da disciplina sejam cumpridos por todos os alunos - em diferentes momentos da semana. O grande número de atividades gera demanda por auxílio direto nos momentos de atendimento clínico e interpretação de lâminas histológicas, ambos processos crucias para a formação de um cirurgião-dentista.

Metodologia

Os monitores irão desenvolver atividades de supervisão e orientação dos discentes na disciplina Unidade de Diagnóstico Estomatológico II, de forma a:
1. Orientar, nos momentos de atividades ambulatoriais, a correta execução da anamnese e exame clínico - bem como a elaboração de hipóteses diagnósticas, solicitação de exames complementares e prescrições medicamentosas.
2. Orientar, nos momentos de atividades laboratoriais, a identificação dos componentes celulares que caracterizam as enfermidades contempladas pela disciplina, por meio de observação de lâminas histológicas, em microscopia de luz.

Resultados Esperados

Espera-se que o discente monitor vivencie a experiência docente de forma a enriquecer, de forma consistente, sua formação acadêmico-profissional. Acredita-se, ainda, que a atividade de monitoria estimule os discentes a envolverem-se com as atividades propostas, melhorando o processo de aprendizagem e contribuindo, consequentemente, com eventuais dificuldades que possam levar à reprovação e retenção dentro da disciplina.

Indicadores, Metas e Resultados

O discente monitor será estimulado a aperfeiçoar seus conhecimento em relação as enfermidades que acometem o complexo bucomaxilofacial, de forma a abordar os aspectos epidemiológicos, etiopatogenéticos, comportamento biológico, diagnóstico, tratamento e prognóstico. O amadurecimento técnico permitirá que o monitor bolsista desenvolva trabalhos, auxiliado pelo professor responsável, os quais deverão ser divulgados em congressos e encontros na área de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ETGES204/05/201515/12/2017
ANA CAROLINA UCHOA VASCONCELOS304/05/201515/12/2017
ANA PAULA NEUTZLING GOMES204/05/201515/12/2017
RAQUELE SOARES DE MATOS2004/05/201612/12/2016
SANDRA BEATRIZ CHAVES TARQUINIO204/05/201515/12/2017
VALENTINA CRUGEIRA BARBIERI2031/08/201612/12/2016

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