Nome do Projeto
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPARTILHANDO PROPOSTAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/12/2013 - 01/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
O projeto de Ensino denominado “Ensino de História na Educação Básica: compartilhando propostas e experiências de ensino-aprendizagem” está vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), projeto que tem como objetivo principal contribuir no processo de formação dos alunos do curso de licenciatura em História, buscando articular práticas de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na área de Ensino de História e Educação, que privilegiem o espaço da sala de aula como campo de atuação. Deste modo, o Projeto de Ensino proposto constitui-se em um momento de discussão e troca de experiências entre os alunos de licenciatura em História, de modo a ampliar e consolidar práticas inovadoras de ensino de história na educação básica.
Objetivo Geral
Oferecer suporte pedagógico para a formação profissional dos acadêmicos do curso de licenciatura em História.
Justificativa
A História apresenta significativo papel no processo de formação escolar de todo cidadão, sua prática de ensino-aprendizagem envolve a construção das identidades, promove a consciência histórica e a participação articulada na vida em sociedade. Para Schmidt (2010, p.69), uma das principais finalidades da aprendizagem histórica é a formação da consciência histórica, para tanto torna-se necessário que formas tradicionais de ensino sejam superadas. Neste sentido, compreende-se por método tradicional a ideia “de que ensinar é transmitir um conhecimento e aprender é repetir tais conhecimentos da maneira como foi transmitido, sustentando a visão de que o aluno não possui nenhum saber sobre o que está sendo apresentado como objeto de ensino.” (BITTENCOURT, 2009, p.230).
Assim, o processo formativo dos profissionais que irão atuar no ensino desta disciplina escolar requer espaços de discussão e problematização, que tratem das especificidades dos modos de ensinar e aprender, levando em conta as diferentes realidades sociais. Para Bittencourt (2009) “o desejo de mudanças para melhor desempenhar o trabalho com os alunos tem estado presente na história da prática docente, mas é preciso entender que métodos e conteúdos se constroem historicamente” (p.229). De modo que, somente o domínio do conteúdo a ser ministrado em sala de aula não é mais suficiente, a utilização de materiais didáticos adequados, as habilidades relacionadas à prática pedagógica e as metodologias de ensino, são fundamentais para a plena atuação do professor de história, e necessitam de espaço e relevância nas aprendizagens desenvolvidas nos cursos de licenciatura.
Assim, o processo formativo dos profissionais que irão atuar no ensino desta disciplina escolar requer espaços de discussão e problematização, que tratem das especificidades dos modos de ensinar e aprender, levando em conta as diferentes realidades sociais. Para Bittencourt (2009) “o desejo de mudanças para melhor desempenhar o trabalho com os alunos tem estado presente na história da prática docente, mas é preciso entender que métodos e conteúdos se constroem historicamente” (p.229). De modo que, somente o domínio do conteúdo a ser ministrado em sala de aula não é mais suficiente, a utilização de materiais didáticos adequados, as habilidades relacionadas à prática pedagógica e as metodologias de ensino, são fundamentais para a plena atuação do professor de história, e necessitam de espaço e relevância nas aprendizagens desenvolvidas nos cursos de licenciatura.
Metodologia
Os alunos de licenciatura em História realizam dois Estágios Supervisionados durante quatro semestres, período que compreende o estágio docente nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que ocorrem em pelo menos duas escolas. Neste período de insegurança e de muitos desafios para os alunos estagiários, surgem práticas pedagógicas bastante significativas. Alguns alunos motivados pela possibilidade de aplicarem o conhecimento que está sendo adquirido na academia dedicam-se a realizar propostas inovadoras de ensino-aprendizagem, que superam as formas tradicionais de ensino de história. No âmbito deste projeto, tais propostas serão identificadas pelos professores responsáveis pelas disciplinas da área de ensino e os alunos estagiários convidados a apresentarem seus trabalhos nos encontros promovidos pelo projeto de ensino. De igual modo, as atividades de ensino de história, tais como: jogos didáticos, textos didáticos, atividades e documentários, produzidos pelos alunos que cursam a disciplina de Laboratório de Ensino de História, poderão ser apresentadas e discutidas entre os participantes do projeto.
O projeto será desenvolvido na sala do Laboratório de Ensino de História - LEH, identificada pelo número 130, no prédio do Instituto de Ciências Humanas. As ações ocorrerão semanalmente, todas as segundas-feiras, das 17 horas e 30 minutos às 19 horas. As atividades serão intercaladas, quinzenalmente uma semana para reuniões de estudo sobre o ensino de história, organização e produção de materiais didáticos e planejamento das apresentações dos alunos, e outra semana para os encontros destinados a apresentação de experiências e metodologias ligadas ao ensino de história.
O projeto será desenvolvido na sala do Laboratório de Ensino de História - LEH, identificada pelo número 130, no prédio do Instituto de Ciências Humanas. As ações ocorrerão semanalmente, todas as segundas-feiras, das 17 horas e 30 minutos às 19 horas. As atividades serão intercaladas, quinzenalmente uma semana para reuniões de estudo sobre o ensino de história, organização e produção de materiais didáticos e planejamento das apresentações dos alunos, e outra semana para os encontros destinados a apresentação de experiências e metodologias ligadas ao ensino de história.
Resultados Esperados
Este Projeto de Ensino caracteriza-se por um conjunto de atividades extra-sala de aula, que irá contribuir para formação dos futuros professores de História, promovendo o aperfeiçoamento das práticas de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar, especialmente através da interação entre concepções teóricas e metodológicas do Ensino de História e a prática de ensino realizada no cotidiano da escola.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA GABRIELA DA SILVA VIEIRA | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
CAROLINE SILVEIRA BAUER | 2 | 02/12/2013 | 01/12/2014 |
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 4 | 23/09/2014 | 23/09/2014 |
EDUARDA BORGES DA SILVA | 4 | 17/06/2014 | 17/06/2014 |
ELIAS KRUGER ALBRECHT | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
EVERTON DA SILVA OTAZÚ | 4 | 03/06/2014 | 03/06/2014 |
FELIPE NUNES NOBRE | 4 | ||
FLÁVIA ALSINO SANES | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
GABRIELA BRUM ROSSELLI | 4 | 11/11/2014 | 11/11/2014 |
GABRIELA TEIXEIRA GOMES | 4 | ||
HELOISA PEREIRA MIRANDA | 2 | 08/04/2014 | 01/12/2014 |
JOSÉ CARLOS PÖPPL FILHO | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
JÉFERSON BARBOSA COSTA | 4 | 02/12/2013 | 01/12/2014 |
LISIANE SIAS MANKE | 4 | 02/12/2013 | 01/12/2014 |
LUANA CICILIANO TAVARES | 4 | ||
LUÍSE DE OLIVEIRA RODRIGUES | 2 | 04/03/2014 | 01/12/2014 |
MARCIA JANETE ESPIG | 2 | 02/12/2013 | 01/12/2014 |
MARGARETE MEIRELLES TAVARES | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
MARIO MARCELLO NETO | 4 | 22/04/2014 | 22/04/2014 |
PAULO RENATO SOUZA IENCZAK | 4 | 22/04/2014 | 22/04/2014 |
ROBERTA BAJADARES LARRÉ | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
SEBASTIAO PERES | 2 | 02/12/2013 | 01/12/2014 |
SÂMERA EICHHOLZ | 4 | 15/07/2014 | 15/07/2014 |
THIAGO ANDRE GOUVEA DA SILVEIRA | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
VALERIA SOARES FARIAS | 2 | ||
Vitor Pereira da Rosa | 2 | 08/04/2014 | 11/11/2014 |
ÂNGELA PEREIRA OLIVEIRA | 2 | 08/04/2014 | 18/11/2014 |