Nome do Projeto
ENOTURISMO NO PAMPA GAÚCHO – RS, BRASIL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/05/2019 - 01/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
Estudos sobre as propriedades nutricionais e funcionais do vinho estão consagrados no ramo da ciência que estuda essa bebida.Essas propriedades, aliadas ao encanto, história e cultura que envolvem o vinho, têm feito com que milhares de pessoas percorram o mundo a fim de conhecer diferentes vinhedos, uvas, produções, vinícolas, história e cultura do vinho. Desta forma, o enoturismo se consagra e se consolida como atrativo turístico, demonstrando força para promover os destinos turísticos e auxiliando no desenvolvimento de regiões promissoras.Com esse estudo, propôs-se analisar a gestão do turismo do vinho na região da Campanha Gaúcha contemplando aspectos de planejamento público e privado. A escolha do objeto de estudo desta pesquisa teve como principal motivação a necessidade de aprofundar a investigação científica sobre o enoturismo na Campanha Gaúcha, Brasil, região esta ainda com grande potencial para o desenvolvimento do turismo. Este estudo se caracteriza por pesquisa qualitativa descritiva. Farar-se-á um levantamento bibliográfico nos principais artigos que abordam o enoturismo, bem como nos sites da associação vitivinícola da região objeto deste estudo. Ademais, serão realizadas entrevistas e estudo in loco nas vinícolas selecionadas. Ao realizar essa pesquisa pretende-se fazer um levantamento das condições do enoturismo na região da Campanha Gaúcha, Brasil e, a partir disso, discutir como o turismo do vinho pode ajudar a promover esse destino.

Objetivo Geral

Geral:
se analisar a gestão do turismo do vinho na região da Campanha Gaúcha contemplando aspectos de planejamento público e privado.
Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: (I) verificar as ações do poder público para promover o destino e o enoturismo na CampanhA; (II) identificar as vinícolas instaladas na região; (III) verificar os aspectos da cultura gaúcha do Pampa que são explorados nas vinícolas; (IV) identificar as ações de promoção das vinícolas através do enoturismo; (V) identificar os atrativos, o que a vinícola oferta como experiência para o visitante e qual a infraestrutura ofertada pelas caves; (VI) se essas fazem uso da gastronomia típica da região e suas harmonizações com os vinhos produzidos, a enogastronomia e; promover um encontro dos vinicultores do Pampa Gaúcho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHARLENE BRUM DEL PUERTO620/05/201920/12/2019
MAICON FARIAS VIEIRA320/05/201920/12/2019
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA220/05/201920/12/2019
PAULA PINHEIRO MUSSI620/05/201920/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 09:40:52 (consulta levou 0.104216s)