Nome do Projeto
O texto em sala de aula: práticas docentes e formativas em Francês Língua Estrangeira (FLE)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
12/05/2019 - 13/05/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Resumo
A discussão sobre o papel do texto no ensino do FLE não é nova e ressurge constantemente, não importando o quanto perspectivas, metodologias e tecnologias se modifiquem. Considerado em diferentes momentos como modelo de língua culta, documento cultural em função de sua temática, documento autêntico, pretexto para ilustração de questões gramaticais ou para exercícios de fonética (sobretudo no caso da poesia), raramente o texto é abordado em sua especificidade: “la langue au travail” (a língua em ação): a indissociabilidade entre sentido e forma, o caráter não datado, a intenção estética, a exigência da atividade do leitor para produzir sentido (Albert e Souchon, 2000). O debate sobre a questão é também estimulado pelo Quadro europeu comum de referência para as línguas, que preconiza “a utilização da língua para o sonho e o prazer é importante no plano educativo, mas também enquanto tal” e incentiva as atividades estéticas ligadas à leitura de textos literários (Conselho da Europa, 2005). Nesse projeto pretendemos realizar, inicialmente, um levantamento das diferentes posições teóricas sobre a questão. A articulação entre teorias e práticas de formação nos instiga de forma particular neste processo, com o intuito de elaborar estratégias de acesso ao texto e a suas potencialidades, respeitando sua natureza enquanto objeto complexo.

Objetivo Geral

Nosso objetivo geral nesse trabalho é apontar rumos para a abordagem do texto em sala de aula, no sentido de contribuir para a formação de leitores capazes de se lançarem na busca da significação do texto em FLE dentro de uma perspectiva intercultural e de incentivá-los a pensar e a explorar as diferentes possibilidades de expressão de sentido no contraste entre LM (língua materna) e LE (língua estrangeira), bem como em seu quotidiano.

Objetivos específicos:
- Pesquisar recursos didáticos e textuais para a formação de futuros professores de FLE.
- Propor atividades e materiais para sala de aula explorando as diferentes potencialidades do texto sob a forma de itinerários de leitura, ateliers, exercícios.
- Incentivar o uso e a apropriação do recurso textual nas práticas docentes dos futuros professores.
- Incentivar a produção de textos de diferentes tipologias adaptados à atividade formativa do professor de FLE.
- -Aprofundar o estudo das relações entre (língua estrangeira) LE e (língua materna) LM, linguagem e cultura, texto e gramática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ HYGINO DIADAMO212/05/201913/05/2021
CAMILA PILOTTO FIGUEIREDO212/05/201913/05/2021
CHRISTOPHER RIVE ST VIL212/05/201913/05/2021
Elisa Matsuoka Frey212/05/201913/05/2021
JÚLIA COSTA MENDES212/05/201512/05/2017
LARISSA D'AVILA BIANCHI213/05/201711/05/2019
LILIAN BECKER OLIVEIRA212/05/201913/05/2021
LUIZA PEREIRA HOLBIG212/05/201913/05/2021
LUÍSA ZANINI VARGAS212/05/201512/05/2017
MARIA EDUARDA DE SOUZA VELHO212/05/201913/05/2021
MARISTELA GONCALVES SOUSA MACHADO512/05/201913/05/2021
NATÁLIA MOURA DE MELLO212/05/201913/05/2021
NÍCOLLAS CAYANN TEIXEIRA DUTRA212/05/201512/05/2017
RAFAEL FELIPE DOS SANTOS213/05/201711/05/2019
SHAIANE DA SILVA NEVES213/05/201711/05/2019
TALITA SANTOS PANTALEÃO DA SILVA212/05/201913/05/2021

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