Nome do Projeto
Produção do corpo-sujeito nas práticas de dança
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 01/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Resumo
Que seres humanos, que corpos, que modos de existência estão sendo produzidos pelos saberes que constituem as práticas de dança? Nessa pergunta está implícita a ideia de que as práticas são, elas mesmas, concepções e projetos de seres humanos.
A questão de pesquisa percorre diferentes espaços de práticas de dança, a saber: a dança como componente curricular obrigatório na educação básica; processos de criação de artistas da dança. O estudo foca os cruzamentos e intercâmbios entre esses dois espaços, para pensar conceitos e abordagens de corpo e sujeito na dança e na escola. Este estudo inscreve-se na perspectiva dos estudos foucaultianos e entende, assim, a prática como discurso. Ainda, a pesquisa é desenvolvida desde a perspectiva da pesquisadora, dos saberes artísticos-pedagógicos nela encarnados.Tal perspectiva contempla saberes dos estudos labanianos, da educação somática e dos estudos da performance. A metodologia se caracteriza como um composto de elementos da Etnografia Performativa, da Cartografia e da Genética Teatral: imersão corporal completa no trabalho de campo, atitude de cuidado, plano comum heterogêneo, espaço de fragilidade e intimidade, e a impossibilidade da neutralidade da pesquisadora.
Objetivo Geral
Espera-se promover a problematização de concepções de corpo, bem como de práticas do corpo, isto é, a problematização dos discursos sobre e do corpo.
Busca trazer essa problematização por via de obras cênicas que coloca o corpo como elemento e tema de criação.
Objetiva contribuir com a discussão sobre o currículo de dança na escola e sobre o lugar do corpo no currículo escolar.
A pesquisa se desdobra em duas diferentes ações entrelaçadas, aqui especificadas para melhor descrever objetivos e metas:
Ação 1: Investigação e análise de práticas de professoras(es) de dança na escola de educação básica;
Objetivos:
- Divulgar a etapa da pesquisa desenvolvida ao longo do doutorado (primeira etapa da pesquisa), por via da escrita e publicação de artigos em revistas especializadas.
- Dar continuidade à análise dos dados produzidos na pesquisa de campo do doutorado.
Metas:
- Escrita e publicação de dois artigos: um em revista nacional e outro em revista internacional.
Ação 2: Desenvolvimento de processo de criação em dança (entendida aqui como campo expandido, que funde práticas dos demais campos artísticos) e análise dos dados que emergem de tais criações artísticas.
Objetivos:
- Organizar um grupo de criação e pesquisa em dança: retomar e reorientar o “Tatá – grupo de dança-teatro”, projeto de extensão desenvolvido de 2009 à 2014, de modo que se constitua como espaço de pesquisa.
- Desenvolver processos de criação a partir das questões que emergiram na etapa da pesquisa desenvolvida no doutorado, nas escolas. Assim, reelaborar a reflexão sobre tais questões a partir do “pensamento em termos de movimento”, do pensamento sensível dos corpos em ação (FALKEMBACH, 2005).
Metas:
- Criação de uma obra de dança sobre a questão do toque e do contato na constituição dos corpos-sujeitos.
- Apresentação da obra de dança em espaços acadêmicos, em escolas e comunidade.
- Escrita e publicação de artigo sobre o processo de criação e os conceitos que dali irão emergir.
Busca trazer essa problematização por via de obras cênicas que coloca o corpo como elemento e tema de criação.
Objetiva contribuir com a discussão sobre o currículo de dança na escola e sobre o lugar do corpo no currículo escolar.
A pesquisa se desdobra em duas diferentes ações entrelaçadas, aqui especificadas para melhor descrever objetivos e metas:
Ação 1: Investigação e análise de práticas de professoras(es) de dança na escola de educação básica;
Objetivos:
- Divulgar a etapa da pesquisa desenvolvida ao longo do doutorado (primeira etapa da pesquisa), por via da escrita e publicação de artigos em revistas especializadas.
- Dar continuidade à análise dos dados produzidos na pesquisa de campo do doutorado.
Metas:
- Escrita e publicação de dois artigos: um em revista nacional e outro em revista internacional.
Ação 2: Desenvolvimento de processo de criação em dança (entendida aqui como campo expandido, que funde práticas dos demais campos artísticos) e análise dos dados que emergem de tais criações artísticas.
Objetivos:
- Organizar um grupo de criação e pesquisa em dança: retomar e reorientar o “Tatá – grupo de dança-teatro”, projeto de extensão desenvolvido de 2009 à 2014, de modo que se constitua como espaço de pesquisa.
- Desenvolver processos de criação a partir das questões que emergiram na etapa da pesquisa desenvolvida no doutorado, nas escolas. Assim, reelaborar a reflexão sobre tais questões a partir do “pensamento em termos de movimento”, do pensamento sensível dos corpos em ação (FALKEMBACH, 2005).
Metas:
- Criação de uma obra de dança sobre a questão do toque e do contato na constituição dos corpos-sujeitos.
- Apresentação da obra de dança em espaços acadêmicos, em escolas e comunidade.
- Escrita e publicação de artigo sobre o processo de criação e os conceitos que dali irão emergir.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
HIGOR ALENCAR DE CARVALHO | 8 | 11/12/2018 | 15/12/2018 |
JOAO LUCAS CRUZ FICK | 4 | 01/08/2019 | 15/12/2019 |
JÉSSICA NADYNE AGUIAR OLIVEIRA | 4 | 01/08/2019 | 15/12/2020 |
MANOEL GILDO ALVES NETO | 4 | 01/08/2019 | 01/08/2021 |
MARIA BEATRIZ BORGES CONCEIÇÃO | 20 | 01/08/2020 | 31/10/2020 |
MARIA BEATRIZ BORGES CONCEIÇÃO | 8 | 11/12/2018 | 15/04/2019 |
MARINA DE OLIVEIRA | 4 | 01/08/2019 | 01/08/2021 |
PAULO JOSE GERMANY GAIGER | 4 | 01/08/2019 | 01/08/2021 |
RAYSSA DE OLIVEIRA FONTOURA | 20 | 01/11/2020 | 31/07/2021 |
SARAH LEÃO LOPES | 4 | 01/08/2019 | 01/08/2021 |
STEPHÂNIA FITARONI BATISTA LENGRUBER | 20 | 01/09/2020 | 31/08/2021 |
STEPHÂNIA FITARONI BATISTA LENGRUBER | 8 | 11/12/2018 | 31/07/2019 |