Nome do Projeto
Análise de necessidades para o planejamento da oferta de cursos de PLA na UFPel
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/05/2019 - 31/07/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
O projeto surgiu a partir da crescente importância do português como língua adicional (PLA) na UFPel, atestada pela criação de uma vaga de professor específica para a área (conforme edital 027/2018). A universidade já vem trabalhando para atender as demandas de ensino de PLA dos alunos estrangeiros, bem como da comunidade externa, por meio de disciplinas de graduação e oferta de cursos vinculados a projetos de ensino e ao Idiomas sem Fronteiras. Percebe-se, entretanto, a necessidade de uma sistematização das experiências realizadas até o momento e, dado o crescimento da demanda, da organização da oferta de PLA na instituição de forma a atendê-la adequadamente. Além disso, é necessário pensar o papel do PLA não só no que diz respeito ao processo de internacionalização, mas também às iniciativas de inclusão de alunos surdos, indígenas e refugiados na instituição (conforme atestam os processos seletivos especiais realizados em 2018). Dessa forma, o projeto propõe-se a reunir dados dos participantes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de PLA, a fim de identificar as necessidades, lacunas e desejos relacionadas às suas experiências. Com base nestas informações e em dados sobre o ensino de PLA em outras instituições de ensino superior brasileiras, pode-se projetar a oferta de cursos de PLA de forma a melhor atender as necessidades constatadas.

Objetivo Geral

- coletar informações dos participantes envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de português como língua adicional (PLA), sobre suas necessidades, lacunas e interesses no que tange ao papel da língua na experiência acadêmica;
- analisar as informações e cotejá-las com a bibliografia sobre a oferta do ensino de PLA nas instituições de ensino superior brasileiras;
- desenhar oferta de ensino de PLA na UFPel, contemplando diferentes níveis (graduação e pós-graduação) e modalidades (ensino regular e extensão, ensino presencial e a distância);
- elaborar mecanismos de apoio para o acesso e permanência de alunos falantes de PLA na instituição, procurando sensibilizar a comunidade universitária a respeito das especificidades deste público no que diz respeito às suas práticas de linguagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUCAS RÖPKE DA SILVA220/05/201930/06/2019
THAIS DURO ROSA220/05/201930/06/2019
VANESSA DOUMID DAMASCENO320/05/201931/07/2020

Página gerada em 21/12/2024 13:48:34 (consulta levou 0.048241s)