Nome do Projeto
Ensino-aprendizagem de Cálculo
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
08/07/2019 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar - Ensino - Ensino de Ciências e Matemática
Resumo
O ensino de cálculo é um tema recorrente da pesquisa em educação matemática brasileira e uma das grandes justificativa para o interesse na área é o alto índice de reprovação em cursos iniciais de cálculo (Nasser, 2016). Em particular, a partir da expansão universitária decorrente ao programa REUNI, as universidades públicas brasileiras passaram a receber um número muito maior de estudantes e com um perfil acadêmico e socioeconômico muito diferente do que anteriormente. Desta forma, os cursos de cálculo, que já enfrentavam um “tradicional” insucesso, passam a receber todos estes estudantes decorrentes da relativa democratização do acesso ensino superior advindos do programa REUNI. No entanto, para que esta democratização do acesso superior avance para além da oferta da vaga na universidade e estabeleça reais condições para que todos os estudantes tenham acesso a educação superior é preciso que os cursos de cálculo sejam repensados para que possam receber todos os alunos e prepará-los adequadamente para as disciplinas profissionalizantes de sua área. Nesse sentido, este projeto de pesquisa é um projeto integrado a um projeto de ensino de cálculo, no qual práticas docentes de matemática para o ensino do cálculo são focadas no suporte ao desenvolvimento de identidades matemáticas robustas (McGee, 2015) e na manutenção de altas expectativas para cada estudante e no apoio para que estes possam alcança-las (Ladson-Billings, 2009). A pesquisa será caracterizada pela pesquisa da própria prática em disciplinas de graduação da UFPel. A atividade docente deste projeto será majoritariamente caracterizada por uma combinação de aulas expositivo-dialogadas e resolução de problemas em pequenos grupos e em discussões plenárias. Nestas atividades, duas práticas docentes serão cuidadosamente planejadas, implementadas e investigadas neste projeto: (1) desenvolvimento de relações respeitosas (TeachingWorks, 2018); (2) atribuição de competência (Boaler, 2008; Cohen, & Lotan, 2014). Espera-se que estas práticas promovam o desenvolvimento de identidades matemáticas robustas e apoiem os todos os estudantes em alcançarem altas expectativas na disciplina.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é investigar as práticas docentes de matemática no ensino de cálculo com relação a democratização ao acesso ao ensino superior iniciado no programa REUNI. Os objetivos específicos são:
• Investigar como é possível promover o desenvolvimento de identidades matemáticas robustas em estudantes de cálculo;
• Investigar o que significa manter altas expectativas para todos os estudantes de cálculo e como efetivamente apoiar todos a alcançarem tais expectativas;
• Investigar a utilização das práticas docentes de: (1) desenvolvimento de relações respeitosas e (2) atribuição de competência. Estas práticas auxiliam a promover o desenvolvimento de identidades matemáticas robustas em estudantes de cálculo? Estas práticas auxiliam todos os estudantes a alcançarem altas expectativas em cálculo? O que estas práticas propiciam em aulas de cálculo?

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE FELIPE NAWROSKI423/04/202031/07/2021
CRISTIANE DE OLIVEIRA NOBRE823/04/202031/07/2021
DANIELA BARBOSA SOUSA223/04/202031/07/2021
DANIELA STEVANIN HOFFMANN108/07/201931/07/2021
JOICE BEATRIZ STRELOW DA ROCHA423/04/202031/07/2021
JULIA FARIAS FERREIRA223/04/202031/07/2021
JULIA FARIAS FERREIRA2001/08/202031/07/2021
KELEN CRISTIANE MACHADO GOULARTE1029/06/202031/07/2021
MATHEUS SILVA MENEZES423/04/202023/06/2020
RODRIGO MARQUES QUEIROGA429/06/202031/07/2021
THIAGO REIS PORTO429/06/202031/07/2021

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