Nome do Projeto
Acolhimento e acessibilidade do paciente atendido na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas e seu impacto na adesão e continuidade do tratamento.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/05/2019 - 20/05/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
A criação do Sistema Único de Saúde é considerada um dos maiores avanços sociais no Brasil. Um dos seus desafios está vinculado a humanização do cuidado, por isso em 2003 foi criada a Política Nacional de Humanização. Para verificar a literatira sobre o assunto os autores realiaram uma busca na literatura nas bases de dados Pubmed e SCIELO com os termos “acolhimento” e “acessibilidade”. Foram encontrados 58 artigos sobre o tema. No entanto não foi encontrado nenhum artigo que avaliou acessibilidade e acolhimento dos pacientes atendidos em Faculdades de Odontologia. Portanto, o presente estudo pretende descrever e avaliar os aspectos relacionados a infraestrutura, a acolhimento e acessibilidade aos serviços prestados pelas clínicas da FOP-UFPel identificando se estas questões influenciam na satisfação, na adesão e continuidade do tratamento odontológico. Trata-se de um estudo descritivo. Serão aplicados questionários padronizados aos usuários atendidos nas clínicas odontológicas da faculdade e aos acadêmicos e técnicos administrativos da FOP-UFPel. Os dados serão digitados em uma planilha Excel e análises descritivas serão realizadas utilizando o Stata 15.0. O projeto será enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas e todos os participantes assinarão o Termo de Consentimento Informado.

Objetivo Geral

2 Objetivo

2.2.1 Objetivo geral
Descrever e avaliar os aspectos relacionados a infraestrutura, a acolhimento e acessibilidade aos serviços prestados pelas clínicas da FOP-UFPel identificando se estas questões influenciam na satisfação, na adesão e continuidade do tratamento odontológico.


2.2.2 Objetivos específicos
Do usuário dos serviços da FOP-UFPel
Descrever questões relacionados ao acesso dos usuários ao serviço de odontologia da FOP-UFPel
Descrever aspectos relacionados ao processo de acolhimento prestados pelos funcionários técnicos administrativos, acadêmicos e professores da FOP-UFPel
Descrever a satisfação dos usuários quanto aos serviços odontológicos prestados na FOP-UFPel.
Da Faculdade de Odontologia
Descrever aspectos relacionados à infraestrutura e o conhecimento dos funcionários da FOP-UFPel sobre as rotinas de atendimento.
Dos acadêmicos do curso de odontologia
Descrever o conhecimento dos acadêmicos sobre a entradas de novos pacientes, caminhamentos entre as clínicas da FOP-UFPel.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA CAVALCANTE CHAVES221/05/201930/08/2019
EDUARDO DE QUADROS BERTONI FILHO321/05/201930/08/2019
JAQUELINE DE MEDEIROS LORENZET121/05/201930/08/2019
LARISSA HARTER LOPES321/05/201930/08/2019
LUCAS DIAS DE CARVALHO121/05/201930/08/2019
LUCAS GONÇALVES LEMOS221/05/201930/08/2019
MARCELLA TROTTA DE PAULA SATTE ALAM GONÇALVES321/05/201930/08/2019
MARIA FERNANDA BORGES GAMBORGI421/05/201920/05/2020
MARIANA PIRES LEMOS121/05/201930/08/2019
MARINA BLANCO POHL221/05/201930/08/2019

Página gerada em 17/05/2024 21:03:41 (consulta levou 0.041529s)