Nome do Projeto
Obtenção de hidrolisados proteicos de pescado e verificação da ação antibacteriana frente a micro-organismos patogênicos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2019 - 30/06/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
O processamento de pescado gera diversos subprodutos que, muitas vezes, são descartados. Um método eficiente de aproveitamento alternativo dos subprodutos da indústria de pescado é a hidrólise enzimática para obtenção de peptídeos bioativos. Os hidrolisados podem ter ação antimicrobiana frente a micro-organismos patogênicos que são veiculados por alimentos. Staphylococcus aureus, Vibrio parahaemolyticus e V. vulnificus estão entre as principais bactérias que causam doenças transmitidas por alimentos. A adição de revestimentos de amido com hidrolisado proteico oriundo de pescados pode ser uma alternativa para proteção de alimentos à base de peixes e camarões contra a contaminação por estes micro-organismos. Entretanto, o efeito dos hidrolizados sobre os micro-organismos alvo, sua eficácia quando utilizados em filmes de amido, as concentrações ideais, bem como a aceitação do alimento com os filmes de amido adicionados dos hidrolizados proteicos pelos consumidores, devem ainda ser determinados para que o uso desta alternativa possa ser adotado. O projeto tem como objetivo avaliar a utilização de filmes de amido adicionados de hidrolisados proteicos obtidos de pescados no controle de V. vulnificus, V. parahaemolyticus e MRSA em alimentos. Serão produzidos hidrolizados proteicos de peixe e de camarão. A atividade antimicrobiana dos hidrolisados proteicos será determinada através do teste de disco-difusão, concentração inibitória mínima e concentração bactericida mínima. Revestimentos de amido adicionados dos hidrolizados serão preparados e sua ação antimicrobiana será testada em filés de pescado e carne de camarão experimentalmente contaminados com S. aureus, V. parahaemolyticus e V. vulnificus. Por fim, será feita análise sensorial dos pescados com o filme de amido adicionado dos hidrolizados proteicos.

Objetivo Geral

Geral
- Avaliar a utilização de filmes de amido adicionados de hidrolisados proteicos obtidos de pescados no controle de V. vulnificus, V. parahaemolyticus e MRSA em alimentos.

Específicos
- Obter isolados proteicos de pescados comuns na região de Pelotas.
- Obter hidrolisados proteicos dos isolados proteicos.
- Testar a ação antimicrobiana dos hidrolisados proteicos obtidos de pescados frente a V. vulnificus, V. parahaemolyticus e S. aureus.
- Produzir revestimento com amido e hidrolisado proteico oriundo de isolados proteicos de pescado.
- Determinar concentração de hidrolisado proteico oriundo de isolados proteicos de pescado em revestimentos de amido necessária para eliminar V. vulnificus, V. parahaemolyticus e MRSA de alimentos.
- Verificar a aceitação dos consumidores de pescado com revestimento de amido adicionado de hidrolisados proteicos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DÉBORA RODRIGUES SILVEIRA401/07/201930/06/2022
GREYCE SILVEIRA MELLO201/07/201930/06/2022
JULIANA FERNANDES ROSA201/07/201930/06/2022
KAUANA KAEFER201/07/201930/06/2022
THAMÍRIS PEREIRA DE MORAES2001/07/201930/06/2022

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPES/PROAPR$ 2.000,00

Página gerada em 19/04/2024 07:54:35 (consulta levou 0.047213s)