Nome do Projeto
Uso de revestimentos de amido adicionados de nisina no controle de Vibrio parahaemolyticus e Vibrio vulnificus em filés de Tainha (Mugil platanus)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/07/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Resumo
As espécies Vibrio vulnificus e V. parahaemolyticus são habitantes naturais do ambiente aquático, marinho ou estuarino, e ambas as espécies podem infectar o ser humano por meio da ingestão de peixes, crustáceos e moluscos mal cozidos contaminados. Para atender à necessidade de produtos com o menor teor possível de aditivos químicos, juntamente com o interesse em diminuir a contaminação microbiana de alimentos e consequentemente prolongar a sua vida útil, a utilização de conservantes naturais na fabricação e industrialização de alimentos é uma importe alternativa. Alguns micro-organismos são capazes de produzir substâncias com atividade bactericida denominadas de bacteriocinas. A nisina é uma bacteriocina produzida Lactococcus lactis e vem sendo utilizada como conservante em alimentos. Os filmes comestíveis à base de amido se apresentam como uma alternativa de veículo para substâncias antimicrobianas a ser utilizada na indústria alimentícia. Visando a uma parcela de consumidores nutricionalmente exigentes, somado ao apelo ecológico recorrente, a utilização de revestimentos de amido adicionados de nisina pode ser uma importante ferramenta em potencial para evitar a contaminação do pescado com V. vulnificus e V. parahaemolyticus, de forma a oferecer aos consumidores um alimento seguro em relação a estes patógenos. O objetivo do estudo é testar o uso de revestimentos de amido adicionado de nisina para a eliminação da contaminação por V. vulnificus e V. parahaemolyticus da superfície de filés de Mugil platanus. A atividade antimicrobiana da nisina será testada frente a V. parahaemolyticus e V. vulnificus através dos métodos de disco-difusão, concentração inibitória mínima e concentração bactericida mínima. A atividade antimicrobiana de revestimento de amido com a nisina frente a estas bactérias será testada em filés de peixe experimentalmente contaminados. Por fim, será feita análise sensorial dos pescados adicionados do revestimento.

Objetivo Geral

Geral
- Testar o uso de revestimentos de amido adicionado de nisina para a eliminação da contaminação por V. vulnificus e V. parahaemolyticus da superfície de filés de Mugil platanus.
Específicos
- Determinar a concentração mínima de nisina em revestimentos de amido capaz de diminuir ou eliminar a contaminação superficial de filés de Mugil platanus experimentalmente contaminados com V. vulnificus e V. parahaemolyticus.
- Verificar a aceitação de filés de Mugil platanus revestidos com amido adicionado de nisina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GREYCE SILVEIRA MELLO201/08/201931/07/2021
JULIANA FERNANDES ROSA2001/08/201931/07/2021
THAMÍRIS PEREIRA DE MORAES201/08/201931/07/2021

Página gerada em 25/04/2024 18:12:16 (consulta levou 0.043359s)