Nome do Projeto
O conceito de Experiência como dispositivo de formação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/08/2019 - 31/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
O conceito de experiência tem sido estudado amplamente por diferentes áreas, entre as quais se incluem a Teoria Crítica e a Fenomenologia. Estas podem se aproximar através de percursos desenvolvidos por pensadores como Walter Benjamin e Maurice Merleau-Ponty. Partindo de diferentes perspectivas, ambos contribuem para a diferenciação entre vivências e experiências, ajudando a distinguir o âmbito das sensações, percepções e atravessamentos psicossociais no processo elaborativo. Para trabalhar os conceitos acima, será utilizado o método fenomenológico, com ênfase na redução, que consiste na explicitação da experiência do sujeito diante de seu objeto de conhecimento. Dessa forma, compreensão teórica e vivência singular se integram no processo de elaboração proposto. O presente projeto configura um grupo de pesquisa composto por duas professoras do curso de Psicologia e estudantes da graduação do mesmo curso, estando aberto a novos integrantes que se interessem pelo tema, bem como pela prática de iniciação científica. Através de encontros semanais, o grupo discutirá textos provenientes de campos afins, como o filosófico e o literário, que possibilitem aprofundamento do tema. A partir da metodologia explicitada, os discentes serão convidados a uma escrita implicada e fundamentada, que expresse uma postura ético-estético-política. Tal escrita será construída a partir das trocas no grupo de pesquisa, reforçando a dimensão de coletividade que atravessa toda produção de conhecimento. Ressaltar a pluralidade e a singularidade como duas facetas indissociáveis da existência potencializa a criação científica e pode fortalecer a formação pessoal/profissional dos discentes.

Objetivo Geral

Trabalhar o conceito de experiência, através de autores do campo da Teoria Crítica e da Fenomenologia, integrando tal conhecimento teórico ao âmbito vivencial do discente como dispositivo formativo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JULIANA ROPKE DUARTE230/08/201931/08/2020
KARINE SHAMASH SZUCHMAN230/08/201903/03/2020
STHEFANY LACERDA DA SILVA230/08/201931/08/2020

Página gerada em 20/01/2021 14:44:00 (consulta levou 0.085833s)