Nome do Projeto
A produção discursiva do corpo dançante: aportes para experiências formativas na Educação Física
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
19/08/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O presente projeto de pesquisa buscará investigar a produção discursiva do corpo dançante com vistas a contribuir para reflexões e experiências formativas junto à área da educação física brasileira. O estudo das relações entre corpo, dança e discurso nos permite olhar metamorfoses, mutações do corpo dançante que, por meio de sua íntima relação com a música, configura-se campo fértil de manifestações das necessidades dos sujeitos, podendo oportunizar o desenvolvimento do pensamento crítico, nos levando a considerar este saber como importante instrumento de intervenção para pensar aspectos socioculturais da educação física, a exemplo das questões de gênero, etnia e classe social. O plano de ação será pautado na Análise do Discurso, a partir dos pressupostos de Michel Foucault, por meio de incursões por sua obra, além de seus/suas comentadores/as, na forma de artigos científicos, livros e capítulos de livro, notadamente os que se voltam para o discurso. Tal ação visa, posteriormente, organizar a materialidade discursiva acerca de cada modalidade de dança e os discursos que dela decorrem. A ideia é traçar um panorama das danças que serão investigadas, elegendo aquelas que tenham relevância junto aos/às pesquisadores/as vinculados/as ao Grupo de Pesquisa Corpo, Discurso e Dança (COR-DI-DANÇA/CNPq/UFPEL). As práticas dançantes escolhidas serão desdobradas em subprojetos que comporão esse como um projeto guarda-chuva, de modo a impulsionar o refinamento das análises em suas especificidades temáticas. Espera-se, com essa investigação, possibilitar um tensionamento capaz de romper com a racionalidade hegemônica e conservadora acerca do entendimento do que é dança, de modo a suscitar reflexões que permeiam o discurso do corpo dançante, sua gestualidade e seu fazer artístico e expressivo, provocando rupturas que possam acionar resistências, a partir do lugar que cada sujeito ocupa na sociedade, na pretensão de dar visibilidade às diferentes formas de dançar e fomentar discussões que envolvam sua apropriação na contemporaneidade.
Objetivo Geral
Geral:
Investigar a produção discursiva do corpo dançante com o intuito de que esse material contribua para reflexões e experiências formativas junto à área da educação física brasileira, notadamente em suas subáreas sociocultural e pedagógica, focalizando o ensino da dança.
Específicos:
a) compreender como a dança se deflagra como saber na perspectiva discursiva a partir do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso orientada por Michel Foucault.
b) problematizar a Análise do Discurso como aporte para reflexões em torno do corpo dançante;
c) reconhecer o discurso que emerge das principais manifestações dançantes, historicamente constituídas.
d) problematizar a dança pensada como prática discursiva, em especial, no contexto da educação física brasileira, favorecendo experiências formativas nesse campo.
e) produção e disseminação de textos acadêmicos em periódicos da área e afins no sentido de democratizar o conhecimento apreendido.
Investigar a produção discursiva do corpo dançante com o intuito de que esse material contribua para reflexões e experiências formativas junto à área da educação física brasileira, notadamente em suas subáreas sociocultural e pedagógica, focalizando o ensino da dança.
Específicos:
a) compreender como a dança se deflagra como saber na perspectiva discursiva a partir do referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso orientada por Michel Foucault.
b) problematizar a Análise do Discurso como aporte para reflexões em torno do corpo dançante;
c) reconhecer o discurso que emerge das principais manifestações dançantes, historicamente constituídas.
d) problematizar a dança pensada como prática discursiva, em especial, no contexto da educação física brasileira, favorecendo experiências formativas nesse campo.
e) produção e disseminação de textos acadêmicos em periódicos da área e afins no sentido de democratizar o conhecimento apreendido.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO ALVARO VIEIRA GUALBERTO | 4 | 19/08/2019 | 20/03/2020 |
BRUNO FERREIRA FREITAS | 4 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
CRISTOPHER DE SOUZA RODRIGUES | 4 | 20/04/2020 | 31/12/2020 |
EVELYN VITÓRIA MARINS MACHADO | 4 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA | 2 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
IASMIM LEGUISSANO DOS SANTOS | 4 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
JAQUELINE DO AMARAL BOANOVA | 4 | 19/08/2019 | 20/03/2020 |
JESSICA URRUTIA PEREIRA | 4 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
JESSICA URRUTIA PEREIRA | 20 | 01/08/2020 | 31/12/2020 |
KARLA PRUDENTE MOSQUEIRA | 4 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
LOREN ALVAREZ NUNES | 4 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
LUAN SANT'ANNA DE SOUSA | 4 | 20/04/2020 | 31/12/2020 |
MILENI DE SOUZA MAPELLI | 4 | 19/08/2019 | 20/03/2020 |
NADINE MACIEL MADRUGA | 4 | 19/08/2019 | 20/03/2020 |
PRISCILA LOPES CARDOZO | 2 | 19/08/2019 | 31/12/2020 |
PÂMELA SILVA CARDOZO | 4 | 20/04/2020 | 31/12/2020 |