Nome do Projeto
Avaliação de dieta em crianças com doença cárie atendidos em uma Faculdade de Odontologia pública
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/07/2019 - 02/03/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Resumo
A alimentação tem amplo impacto na saúde geral e bucal dos indivíduos, sendo que a doença cárie é consequência da higiene bucal inadequada associada ao consumo de alimentos considerados cariogênicos. Dessa forma, o objetivo deste projeto de pesquisa será avaliar a efetividade de uma estratégia educativa de orientação de dieta em crianças com doença cárie atendidos em uma Faculdade de Odontologia pública. Para o estudo, caracterizado como ensaio clínico quase experimental, serão selecionadas crianças entre 3 e 12 anos de idade, distribuídas entre grupos intervenção e controle. Serão incluídas crianças entre 3 e 12 anos de idade, com presença de atividade de cárie e que ingressarem no serviço em 2018/2, 2019/1 e 2019/2 e excluídas crianças com necessidades especiais que tenham restrição alimentar, crianças com histórico de alergias alimentares e crianças que tenham recebido orientação alimentar registrada no prontuário odontológico. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e os pais e/ou responsáveis pelas crianças serão esclarecidos e informados sobre os objetivos desta pesquisa e incluídos na mesma mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O estudo será desenvolvido nas Unidades de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas durante as atividades clínicas regulares do ensino de graduação. Os pacientes serão elegidos para o estudo a partir da distribuição dos prontuários nas pastas dos acadêmicos operadores e serão destinados aos grupos intervenção e controle por meio de sorteio. Serão coletados dos prontuários odontológicos dados de interesse, tais como nome, idade, data de nascimento, sexo, renda mensal da família (em reais) e escolaridade da mãe (em anos de estudo). Na primeira consulta, a pesquisadora principal aplicará para todos os pacientes do grupo A e B, o Formulário de Marcador de Consumo Alimentar adaptado (SISVAN, 2009). O formulário será aplicado na forma de entrevista com o responsável legal que tenha o maior convívio com a criança e será registrado o consumo dos alimentos nos últimos sete dias. A entrevista será realizada em momento oportuno, durante o atendimento clínico da criança pelo acadêmico operador ou enquanto o familiar aguarda na sala de espera. O grupo intervenção receberá a estratégia educativa baseada em orientações sobre práticas alimentares saudáveis, de acordo com o Guia dos Dez Passos para uma Alimentação Saudável do Ministério da Saúde (2014) e o g

Objetivo Geral

Objetivo geral
Avaliar a efetividade de uma estratégia educativa de orientação de dieta em crianças com doença cárie.

2.2. Objetivos específicos
2.2.1 Identificar se houve alteração no consumo e frequência de alimentos saudáveis e não saudáveis entre os grupos intervenção e controle.
2.2.2 Identificar se houve alteração no consumo e frequência de alimentos cariogênicos entre os grupos intervenção e controle.
2.2.3 Avaliar a efetividade do Formulário de Marcador de Consumo Alimentar para obtenção do padrão de consumo alimentar nas clínicas de odontopediatria.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARIANA DORNELES DOS REIS416/07/201902/03/2020
SANDRA COSTA VALLE116/07/201902/03/2020
VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA116/07/201902/03/2020

Página gerada em 24/04/2024 07:56:05 (consulta levou 0.057190s)