Nome do Projeto
Cemitérios do campo: história, patrimônio e religiosidade
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/12/2019 - 31/12/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
Este projeto busca estudar e analisar os cemitérios do campo do município de Pelotas-RS, compreendendo os sentidos culturais, religiosos, étnicos e estéticos destes espaços da morte para a vida dos sujeitos da zona rural da cidade. Tal análise implica uma abordagem teórica-metodológica que considera a historicidade da construção destes sentidos e ainda as plurais narrativas, práticas e memórias que constituem os cemitérios em sua diversidade enquanto bens culturais patrimoniais dos sujeitos do campo na contemporaneidade, contribuindo assim para o (re)conhecimento, a valorização e a preservação desse patrimônio do campo.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
- Compreender os sentidos atribuídos aos cemitérios do campo (sentidos que podem ser de ordem religiosa, cosmológica, política, étnica, social, etc.) de Pelotas-RS, como elementos constituidores destes espaços como bens culturais patrimoniais para os sujeitos do campo.

Objetivos específicos:
- Realizar levantamento de todos os cemitérios do campo existentes em Pelotas-RS, ativos ou abandonados, considerando todos os distritos de zona rural do município.
- Realizar um banco de dados com informações específicas sobre cada um dos cemitérios pesquisados.
- Visitar e conhecer presencialmente todos os cemitérios, de modo a reconhecer não apenas as peculiaridades arquitetônicas, mas também o entorno social em que estão inseridos.
- Realizar registros fotográficos dos cemitérios do campo, produzindo fontes para a análise da perspectiva estética, artística, étnica e religiosa dos mesmos.
- Visitar os cemitérios em ocasiões de potenciais frequências sociais (festas comunitárias, batizados, enterros, casamentos, finados, datas comemorativas).
- Entrevistar sujeitos do campo, de modo a possibilitar análises das narrativas e das memórias sobre os (re)significados dos cemitérios no tempo.
- Perceber a relação entre os cemitérios confessionais e as expressões religiosas pelos quais são mantidos.
- Analisar os modos pelos quais os sujeitos do campo se relacionam com a morte e com os mortos, a partir das evidências das práticas cemiteriais e das próprias materialidades dos cemitérios.
- Compreender aspectos da diversidade, de alteridade e de representações da vida humana de um outro tempo, inscritas no espaço da morte.
- Possibilitar experiências de pesquisa aos graduandos em História (Licenciatura e/ou Bacharelado), importantes para sua formação acadêmica.
- Promover reuniões de orientação com acadêmicos desenvolvendo práticas de discussões de textos e de metodologia de pesquisa.
- Divulgar resultados parciais e finais da pesquisa em eventos da área de História.
- Contribuir para o (re)conhecimento, a valorização e a preservação do patrimônio do campo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ602/01/201830/12/2019
JOÃO VITOR DE ARMAS TEIXEIRA602/01/201830/12/2019
LUCAS DE SOUZA PEDROSO2001/08/201931/05/2020

Página gerada em 24/04/2024 10:32:42 (consulta levou 0.037206s)