Nome do Projeto
Produção e Composição do Leite de Vacas Alimentadas em Pastagens Tropicais: revisão sistemática e meta-análise
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Resumo
Nos dias atuais, se faz cada vez necessário, o conhecimento como um todo do sistema de produção de leite a pasto, afim de possibilitar a detecção de pontos de estrangulamento passíveis a serem manejados e ajustados, permitindo controlar a atividade de maneira precisa para maior eficiência da atividade. Em estudos avaliando desempenho animal e por área em pastos e suplementação, a análise individual de artigos científicos não permitem inferências mais abrangentes, que seriam aplicáveis aos sistemas produtivos, pois os resultados refletem as condições experimentais. O estudo meta-analítico, mostra-se como uma ferramenta possibilitando, combinar os resultados dos estudos individuais realizados de forma independente e sintetizar suas conclusões ou mesmo extrair uma nova conclusão (LUIZ, 2002). Permite até fazer uma síntese de dados contraditórios, por menor que seja sua potência analítica, proporcionando avanço significativo sobre o assunto estudado com melhor representatividade.

Objetivo Geral

Sistematizar cientificamente dados existentes sobre a utilização das principais forrageiras tropicais para a produção de leite, através da meta-análise, identificando parâmetros sobre o desempenho dos animais e das pastagens tropicais.
1- Detectar as principais forrageiras tropicais utilizadas em pastejo de Vacas leiteiras nas diferentes estações no Brasil (Gênero Brachiaria, Gênero Cynodon, Gênero Panicum, Gênero Pennisetum).
1.2- Especificar suas características agronômicas e morfologicas, mostrando todo seu potencial produtivo em diferentes tipos de manejo e pastejo.
2- Evidenciar os principais fatores que influenciam a produção e o desempenho de vacas leiteiras em pastejo com forrageiras tropicais.
2.1- Potencial animal (raça, genética, idade, ECC), produção leite/vaca/dia, produção leite/ha/dia, número de lactações); tipos de manejo e pastejo (semi-intensivo, rotacionado), carga animal; aspectos ambientais (estação seca, estação das chuvas), tipo e nível de concentrado incluído na dieta, seleções das dietas.
3- Avaliar a composição do leite de vacas em pastejo com forrageiras tropicais (aspectos físico-químicos).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA AZAMBUJA DA SILVA XAVIER201/08/201931/12/2021
OTONIEL GETER LAUZ FERREIRA101/08/201931/12/2021
PATRÍCIA PINTO DA ROSA801/08/201931/12/2021

Página gerada em 20/04/2024 12:55:39 (consulta levou 0.138455s)