Nome do Projeto
Os desafios do ensino-aprendizagem da compreensão oral na formação docente de Língua Inglesa
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
15/09/2019 - 15/09/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
Dentre as quatro habilidades que compõem o processo de ensino e aprendizagem de segunda língua, a compreensão oral é a que tem recebido menos atenção por parte dos pesquisadores em Linguística Aplicada. Além disso, grande parte dos professores, mesmo tendo cumprido todos os créditos necessários para sua formação acadêmica e pedagógica, consideram que não possuem conhecimento suficiente sobre como ensinar a habilidade de compreensão oral de acordo com os princípios adequados ou vigentes. Com base nas pesquisas prévias sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas, Formação de professores e Análise de Gêneros, esta pesquisa visa instrumentalizar e orientar aprendizes em formação em termos de saberes epistemológicos, teóricos e metodológicos para que estes saibam identificar, investigar, analisar e encontrar respostas para os problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem da habilidade de compreensão oral em Língua Inglesa em seus futuros contextos de atuação profissional (educação básica, ensino superior, cursos de idiomas, dentre outros). A hipótese desse estudo indica que o estudo aprofundado das abordagens multimodal e de pedagogia de gêneros durante o processo de formação de professores em Língua Inglesa pode se configurar como uma alternativa pedagógica efetiva para o ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão oral.
Objetivo Geral
1. Investigar e descrever as principais concepções teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da habilidade de compreensão oral presentes na literatura prévia;
2. Propor aos aprendizes em formação atividades pedagógicas de reflexão crítica e discussão acerca dessas concepções, visando operacionalizar saberes mais aprofundados e específicos sobre essa habilidade;
3. Estimular e orientar a prática docente de reconhecimento e de análise crítica das atividades de compreensão oral propostas em materiais didáticos, portais educacionais, web blogs, plataformas (you tube) e demais repositórios;
4. Propiciar o desenvolvimento de atividades práticas centradas na habilidade de compreensão oral que visem discutir e promover o uso efetivo de diferentes gêneros textuais do cotidiano e do contexto de Inglês para Fins Específicos, e
5. Oportunizar o desenvolvimento de pequenos projetos de ensino que proponham atividades centradas na abordagem multimodal e pedagogia de gêneros.
2. Propor aos aprendizes em formação atividades pedagógicas de reflexão crítica e discussão acerca dessas concepções, visando operacionalizar saberes mais aprofundados e específicos sobre essa habilidade;
3. Estimular e orientar a prática docente de reconhecimento e de análise crítica das atividades de compreensão oral propostas em materiais didáticos, portais educacionais, web blogs, plataformas (you tube) e demais repositórios;
4. Propiciar o desenvolvimento de atividades práticas centradas na habilidade de compreensão oral que visem discutir e promover o uso efetivo de diferentes gêneros textuais do cotidiano e do contexto de Inglês para Fins Específicos, e
5. Oportunizar o desenvolvimento de pequenos projetos de ensino que proponham atividades centradas na abordagem multimodal e pedagogia de gêneros.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA | 2 | 01/02/2021 | 15/09/2021 |
RAQUEL MELO SILVA | 2 | 15/09/2019 | 29/01/2021 |