Nome do Projeto
ASSOCIAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO DE MACRONUTRIENTES ESPECÍFICOS COM O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS ALIMENTARES E OBESIDADE
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2019 - 17/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Resumo
Diversos fatores estão associados ao desenvolvimento de transtornos alimentares e de obesidade, entre esses fatores é comprovado que dietas restritivas tem uma tendência de gerar ou agravar transtornos alimentares. Porém há poucos estudos conclusivos sobre qual tipo de restrição na alimentação estaria associado ao maior risco para desenvolver tais doenças. Por isso é necessário mais estudo sobre o assunto, além da necessidade do desenvolvimento de um método de diagnóstico e coleta de dados. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma ferramenta em forma de questionário para coletar dados e verificar a associação da criminalização de macronutrientes específicos com o desenvolvimento de transtornos alimentares e obesidade. Será feita uma pesquisa e revisão de literatura através da bases de dados SciELO, PubMed, e Lilacs, através dos seguintes descritores: Obesidade, pandemia da obesidade, transtornos alimentares, vício em comida, e diagnóstico. Além disso, será feito um estudo de métodos de diagnóstico já existentes. Após a aplicação do questionário na população, os dados coletados serão analisados através da ferramenta Stata.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:

- Identificar a associação do consumo de macronutrientes específicos com o desenvolvimento de transtornos alimentares e obesidade em jovens e adultos da cidade de Pelotas - RS.

Objetivos Específicos:

- Desenvolver uma ferramenta para identificar a rejeição e o consumo a macronutriente específicos, transtorno alimentar e vício em comida por questionário, e simultaneamente coletar informações sobre condição nutricional.
- Identificar se o consumo de algum macronutriente está associado ao desenvolvimento de obesidade e de transtornos alimentares

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA KAKOW TEIXEIRA2001/11/201920/12/2019
GISELE DA SILVA DIAS401/11/201931/08/2020
Hellena Storch Vieira401/11/201917/12/2021

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 100,00

Página gerada em 23/04/2024 16:40:44 (consulta levou 0.043586s)