Nome do Projeto
Aspectos da gestão de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares e a inclusão de alimentos orgânicos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/09/2019 - 28/08/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
A presente investigação pretende responder a seguinte questão de pesquisa: como se realiza a gestão de alimentos em UAN hospitalares e quais os aspectos relacionados com a inclusão de alimentos orgânicos de produção agroecológica nas refeições, considerando que a atividade de UAN visa à promoção e a recuperação da saúde humana? Trata-se de pesquisa qualitativa, através de entrevista semi-estruturada, por meio de um questionário próprio, contendo questões fechadas e abertas, correspondentes aos objetivos da investigação. A pesquisa ocorrerá em duas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), de instituições hospitalares. As cidades da pesquisa serão Pelotas (RS) e Florianópolis (SC), escolhidas intencionalmente por serem cidades-sede de duas Universidades Federais com cursos de Nutrição. Os/As participantes serão nutricionistas gestores/as de UAN hospitalares. O instrumento de coleta de dados será validado em pré-teste. Os dados coletados serão analisados questão a questão, possibilitando estudo comparativo entre as duas UAN. Os benefícios da pesquisa são de ordem científica, ao campo acadêmico e visam contribuir à atuação profissional de nutricionistas em UAN hospitalar. Aspectos éticos em pesquisa estão assegurados, incluindo anonimato de participantes e instituições. O Projeto foi aprovado por CEP/FEnf/UFPel sob núm. 17953619.3.0000.5316/2019.

Objetivo Geral

2 OBJETIVO GERAL

Conhecer aspectos da gestão de alimentos em UAN hospitalares e os fatores intervenientes na adoção de alimentos orgânicos de produção agroecológica em refeições hospitalares.

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.1 Identificar os critérios adotados para a elaboração de cardápios, em UAN hospitalares.
3.2 Conhecer os fatores relevantes na aquisição de alimentos, em UAN hospitalares.
3.3 Identificar, junto aos participantes, as concepções e os saberes referentes aos alimentos orgânicos e, a inclusão em refeições hospitalares.
3.4 Conhecer os aspectos limitantes para a adoção de alimentos orgânicos, em UAN hospitalares.
3.5 Conhecer os aspectos que favorecem a adoção de alimentos orgânicos, em UAN hospitalares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
SIMONI DORINI203/09/201928/08/2020

Página gerada em 18/04/2024 13:44:17 (consulta levou 0.091148s)